UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Plano de Ensino

Disciplina: QUI081 - LABORATÓRIO DE QUÍMICA DOS ELEMENTOS

Créditos: 2

Departamento: DEPTO DE QUIMICA /ICE

Ementa Experimentos envolvendo reações de alguns elementos e compostos dos grupos 1, 2, 13, 14, 15, 16 e 17 da tabela periódica.
Conteúdo 1. Grupo 1: estudo de reatividade em presença de oxigênio e água, ensaios na chama do bico de Bunsen.
2. Grupo 2: estudo de reatividade em presença de oxigênio e água, ensaios na chama do bico de Bunsen, reações de identificação dos cátions por via úmida com íons sulfato e cromato.
3. Propriedades de sabões e detergentes: ação espumante, alcalinidade, ação emulsionante, ação de cátions metálicos.
4. Água dura: reações envolvendo a eliminação da dureza da água, determinação da dureza de uma amostra através da técnica de titulação volumétrica usando uma solução padrão de ácido clorídrico.
5. Grupo 13: síntese do ácido bórico, comportamento do alumínio com ácidos e bases, comportamento de sais de alumínio com ácidos e bases.
6. Grupo 14: Propriedades de adsorção do carbono, reações com íon carbonato (ácidos diluídos, íons cálcio, íons prata), preparação e propriedades do dióxido de carbono.
7. Grupo 15: reações de identificação de amônia com íons cobre (II) e níquel (II), propriedade redutora da amônia, decomposição térmica de sais de amônio, reações de identificação de nitrato (prova do anel pardo, redução em meio alcalino, reação de sal sólido com ácido sulfúrico. Uso do diagrama de Latimer para interpretação das reações de oxirredução.
8. Grupo 16: propriedades químicas do peróxido de hidrogênio em meio ácido com iodeto de potássio e permanganato de potássio, formação de enxofre e dióxido de enxofre a partir de tiossulfato, propriedades oxidantes do oxigênio (formação de óxidos e ácidos), reações de identificação de sulfato com íons bário na presença de permanganato de potássio e água oxigenada. Uso do diagrama de Latimer para interpretação das reações de oxirredução.
9. Grupo 17: Identificação de iodo (teste do amido), solubilidade do iodo, reações do íon iodeto com iodo molecular, com nitrato de prata, com hipoclorito de sódio, com cloreto férrico e reações do íon iodato com iodeto de potássio em meio ácido e básico, com metabissulfito de sódio (Na2S2O5). Obtenção e dosagem do iodo. Uso do diagrama de Latimer para interpretação das reações de oxirredução.
Bibliografia 1. Catharine E. Housecroft, Alan G. Sharpe, Química Inorgânica, Vol. 1, 4ª Edição, Editora LTC, 2013, 624p. (ISBN 978-85-216-2327-4).
2. Geoff Rayner- Canham, Tina Overton, Química Inorgânica Descritiva, Volume único, 5ª Edição, Editora LTC, 2015, 553p. (ISBN 978-85-216-2613-8).
Bibliografia (continuação)
Bibliografia complementar Theodore L. Brown, H. Eugene LeMay, Jr., Bruce E. Bursten, Química ¿ A Ciência Central, Volume único, 13ª Edição, Editora Pearson, 2016, (ISBN 978-85-430-0565-2)
Voltar