UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Plano de Ensino

Disciplina: QUI062 - QUÍMICA DOS PROCESSOS INDUSTRIAIS E URBANOS

Créditos: 6

Departamento: DEPTO DE QUIMICA /ICE

Ementa Introdução ao estudo de processos de indústrias químicas e de processos utilizados por órgãos públicos de controle de poluição, abastecimento e saneamento básico.
Conteúdo 1) Estudo de processos de indústrias químicas e de processos utilizados por órgãos públicos de controle de poluição, abastecimento e saneamento básico, compreendendo os seguintes tópicos:
2) Localização do aluno no mercado de trabalho, discutindo as atribuições que lhe são conferidas pelo decreto lei que estabelece atividades para o químico.
3) Principais etapas de um processo industrial, operações unitárias básicas para processos de indústrias químicas e etapas do processo nas quais os químicos podem atuar, tais como: controle de qualidade (matéria prima e produto acabado), controle do processo (medições on-line), avaliação ambiental, avaliação ocupacional, desenvolvimento de processos.
4) Noções sobre os principais processos das indústrias químicas (petroquímica, polímeros, fertilizantes, papel e celulose, corantes e pigmentos, etc...), que seriam aprofundados de acordo com interesses particulares através do preparo de seminários posteriormente apresentados pelos alunos e programação de algumas visitas.
5) Noções sobre química urbana; qualidade de águas (potabilidade, tratamento de água de abastecimento, tratamento de águas residuárias), poluição do ar (fontes, principais poluentes e formas de controle) e tratamento de resíduos sólidos urbanos; disposição e reciclagem.
6) Visitas técnicas a indústrias.
Bibliografia 1. R.N.Shereve, J.A.Brink jr., Indústrias de Processos Químicos, 4ª ed., Editora Guanabara, Rio de Janeiro, 1997.
2. N. I. do Brasil, Introdução à Engenharia Química, Ed. Interciência, Rio de Janeiro, 1999.
Bibliografia (continuação)
Bibliografia complementar
Voltar