UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Plano de Ensino

Disciplina: QUI024 - QUIMICA ANALITICA II

Créditos: 6

Departamento: DEPTO DE QUIMICA /ICE

Ementa UNIDADE I : INTRODUÇÃO À QUÍMICA ANALÍTICA - Conceitos Fundamentais.
UNIDADE II: AMOSTRAGEM - Seleção e preparo de amostras para analise quantitativa. Técnicas de abertura de amostras.
UNIDADE III: SOLUÇÕES - Preparo, Aferição e acondicionamento de soluções padrão e soluções reagente.
UNIDADE IV: FUNDAMENTOS DE VOLUMETRIA - Classificação dos processos volumétricos. Titulações: tipos e aplicações.
UNIDADE V: VOLUMETRIA DE NEUTRALIZAÇÃO EM MEIO AQUOSO - Reações Ácido-Base em meio aquoso. Equilíbrio e Atividade (Teoria de DeBye-Huckel). Teorias acido-base, curvas de neutralização, indicadores acido-base.
UNIDADE VI: VOLUMETRIA DE NEUTRALIZAÇÃO EM MEIO NÃO AQUOSO (anidro volumetria) -
Reações acido-base em solventes não aquosos. Estudo das principais características dos solventes não aquosos.
UNIDADE VII: VOLUMETRIA DE PRECIPITAÇÃO - Uso dos principais reativos mo reativo precipitante (argentimetria). Indicadores de precipitação e de absorção. Curvas de titulação.
UNIDADE VIII: VOLUMETRIA DE FORMAÇÃO DE COMPLEXOS - Reações de complexação. Principais agentes complexantes. Quelantes e sequestrantes, e suas principais aplicações volumétricas. Curvas de titulação. Indicadores de complexação.
UNIDADE IX: VOLUMETRIA DE OXI-REDUÇÃO - Conceitos fundamentais, noções sobre células eletroquímicas e eletrodos. Potenciais redox, potenciais normais e formais, equação de Nernst, tratamento de amostras para analise por oxirreduzir. Métodos volumétricos por oxi-redução: Permanganimetria, Iodo-iodimetria, Cerimetria, Dicromatometria, Iodatometria, Bromatometria. Curvas de titulação. Indicadores de oxi-redução.
UNIDADE X: ANALISE GRAVIMÉTRICA - Conceitos fundamentais, noções de precipitações analáticas, separações; Eliminação de interferentes, influencia da formação de coloides.
UNIDADE XI: TRATAMENTO ESTATÍSTICO DE DADOS EM QUÍMICA ANALÍTICA -Apresentação de resultados experimentais de acordo com regras estatísticas.


CURSO PRATICO
1) Soluções - Teoria; Preparo e aferição de soluções padrão; Estocagem de soluções em laboratório. Lavagem de material volumétrico; Correção de titulo de soluções; Diluição e mistura de soluções padrão.

2) Doseamentos volumétricos por neutralização acido-base em meio aquoso. Doseamentos direitos e pelo resto;Doseamento de misturas de constituintes acido/básicos em amostras. em meio não aquoso (anidrovolumetria).

3) Doseamentos volumétricos por precipitação argentimetria (argentimetria) - Execução dos métodos de Mohr, Fajans e Cherpentier-Volhard.
Conteúdo
Bibliografia Em aberto
Bibliografia (continuação)
Bibliografia complementar
Voltar