UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Plano de Ensino

Disciplina: QUI007 - QUIMICA ORGANICA I

Créditos: 6

Departamento: DEPTO DE QUIMICA /ICE

Ementa Introdução a Química Orgânica e suas principais funções. Experimentos envolvendo operações básicas em Química Orgânica
Conteúdo 1) A natureza da ligação carbono-carbono: aspectos estereoquímicos e eletrônicos.
2) A natureza dos compostos orgânicos: estrutura dos compostos orgânicos, séries orgânicas, grupos funcionais;
3) Correlação entre estrutura e reatividade nos compostos orgânicos; ácidos e bases orgânicas, tipos de reações orgânicas, mecanismo de reações orgânicas;
4) Hidrocarbonetos: alifáticos ( conceito, estrutura, nomenclatura, isomeria, propriedades físicas, métodos de obtenção, reações), alcanos: reações de substituição, alcenos e polienos: reções de adição, alcinos; alicíclicos ( conceito, estrutura, nomenclatura, isomeria, propriedades físicas, métodos de obtenção, reações), cicloalcanos, cicloalcenos; aromáticos (conceito, estrutura, nomenclatura, isomeria, propriedades físicas, métodos de obtenção, reações de substituição), benzeno, benzenóides, compostos aromáticos não benzenóides.
Bibliografia 1. Solomons, T.W.G. Química Orgânica. LTC- Livros Técnicos e Científicos. Editora S.A. 8ª Edição, Rio de Janeiro, 2005;
2. VogeL: Química Orgânica. Vol. I, II e III, Editora: Livro Técnico-Edusp, 1985;
3. J. W. Zubrick: Manual de Sobrevivência no Laboratório de Química Orgânica, Editora LTC