Disciplina: 212032 - ENSINO DE QUÍMICA E O CURRÍCULO DO ENSINO BÁSICO
Créditos: 4
Departamento: DEPTO DE QUIMICA /ICE
Ementa | Estudo de propostas e teorias voltadas para a discussão da transformação do conhecimento científico em conhecimento escolar. Estudo dos principais conceitos da Química desenvolvidos no Ensino Médio e Fundamental partindo da avaliação de material didático disponível para o Ensino Básico e Superior, além de resultados de pesquisas recentes nas subáreas da Química. |
Conteúdo | 1. Transposição didática. 2. PCK ¿ Pedagogical Content knowledge. 3. Diretrizes Curriculares Nacionais. 4. Avaliação dos principais conceitos e conteúdos de Química no Ensino Básico. |
Bibliografia | 1. ABELL, Sandra K.; LEDERMAN, Norman G. Handbook of research on science education. Mahwah: Lawrence Erlbaum Associates, 2007. 2. ATKINS, P. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. Porto alegre: Bookman, 2001. 3. BRASIL. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Volume 2. Brasília: MEC, 2006. 4. BROWN, T.L. Química a ciência central. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005. 5. GESS-NEWSOME, Julie; LEDERMAN, Norman G. Examining pedagogical content knowledge: the construct and its implications for science education. Kluwer Academic, 2001. 6. LOPES, A.C. Currículo e Epistemologia. Ijuí: Unijuí, 2007. 7. MALDANER, O.A. A formação inicial e continuada de professores de Química. 2. ed. rev. Ijuí: Unijuí, 2003. 8. PERRENOUD, P. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação: perspectivas sociológicas. Lisboa: Dom Quixote, 1993. 9. Periódicos nacionais e internacionais da área de ensino de ciências e química. |
Bibliografia (continuação) | |
Bibliografia complementar |