UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Laboratório de Química

Você está em: Disciplinas > Apostilas e Manuais > Laboratório de Química

Plano de Curso

LABORATÓRIO DE QUÍMICA (QUI126) – ERE

 

Todas as atividades serão realizadas na plataforma Moodle.

Para acessar a plataforma, utilize o seguinte link:

 

https://ead.ufjf.br

identificação: matrícula

senha: a mesma do SIGA

 

Coodenadora da disciplina: Celly Mieko Shinohara Izumi

 

 

Professores

Turma A – Celly Mieko Shinohara Izumi

Turma B – Celly Mieko Shinohara Izumi

Turma C – Celly Mieko Shinohara Izumi

Turma D – Mônica de Lourdes de Araújo Silva

Turma E – Mônica de Lourdes de Araújo Silva

Turma F – Mônica de Lourdes de Araújo Silva

Turma G – Mônica de Lourdes de Araújo Silva

 

Metodologia

A plataforma utilizada será o Moodle. Teremos atividades assíncronas e síncronas. Vídeos gravados pelos professores da disciplina e alguns disponíveis na rede relacionados ao conteúdo do curso serão disponibilizados a cada semana na plataforma Moodle conforme o cronograma abaixo. Aulas de dúvidas, atividades avaliativas e TVCs também serão realizados via Moodle.

Esta disciplina é oferecida para vários Cursos da área de Ciências Exatas tem por objetivo realizar investigações experimentais envolvendo conteúdos básicos da química. A teoria que fundamenta e elucida os resultados que iremos encontrar foi estudada em disciplinas anteriores ou será abordada antes da realização do experimento.

Veremos 10 experimentos químicos e a programação do curso e as atividades avaliativas estão listadas no CRONOGRAMA.

Para cada um dos experimentos, disponibilizaremos vídeos contendo uma introdução ao tema e a parte experimental. Faremos a discussão e dúvidas dos experimentos em aulas síncronas conforme o cronograma. Nossos encontros síncronos acontecerão no dia da semana e horário de sua turma.  Após essa discussão, disponibilizaremos um vídeo sobre a discussão do experimento.

Para cada um dos experimentos, vocês encontrarão um arquivo pdf com uma breve introdução, o procedimento experimental e alguns exercícios de autoavaliação. A leitura deste material é imprescindível.

As dúvidas devem ser postadas nos fórum de dúvidas que está disponível logo no início do AVA. Não hesitem em postar! Essas dúvidas serão respondidas pelo professor ou tutor. 

A frequência será computada pela resolução dos exercícios na plataforma Moodle e participação das atividades avaliativas. Portanto, não se esqueçam de realizar os exercícios e avaliações. As atividades avaliativas e TVCs serão abertos sempre às 00:05h e o prazo para realização destas atividades se encerrará  às 23:55h do mesmo dia.

Para facilitar nosso trabalho, toda a comunicação referente à disciplina será feita por MENSAGEM na própria plataforma Moodle. Utilizaremos também o fórum “AVISOS” disponível no início do AVA para comunicados importantes para toda a turma. Estes serão nosso canais exclusivos e por isso não deixe de verificar sua caixa de mensagens na plataforma regularmente.

 

 

Avaliação e frequencia:

Nota Final = 1º TVC (35) + 2º TVC (38) + Atividades (27)

 

A frequência será avaliada pela resolução dos exercícios e participação das atividades avaliativas.

A segunda chamada para o TVC deverá ser solicitada ao professor responsável pela disciplina no prazo máximo de 3 (três) dias úteis a contar de sua aplicação, contendo justificativa que demonstre a impossibilidade do comparecimento.

 

Ementa

Segurança química; vidrarias, equipamentos e técnicas básicas; soluções: preparo e diluição; representação e interpretação de resultados experimentais; estrutura eletrônica de átomos e moléculas; propriedades físicas das substâncias; equilíbrio químico; ácidos e bases: pH e indicadores; condutividade elétrica; estequiometria.

 

Conteúdo programático

Segurança química: regras básicas para o trabalho no laboratório de química, classificação dos produtos químicos, diagrama de Hommel, rótulo de um produto químico, incêndio: classe de incêndios e tipos de extintores, resíduos químicos e primeiros socorros.

Vidrarias, equipamentos e técnicas básicas: identificação das principais vidrarias, utensílios e equipamentos usados no laboratório, o bico de Bunsen, algumas técnicas básicas como: transferência de líquidos, filtração, decantação e aquecimento no bico de Bunsen.

Representação e interpretação de resultados experimentais: analisar a medida de uma grandeza e sua representação, elaborar e interpretar resultados experimentais por gráficos e tabelas, representar, por gráficos, a densidade de soluções de sacarose a diversas concentrações.

Soluções – preparo e diluição: preparo de soluções a partir de reagentes sólidos e líquidos, diluição de soluções, cálculos matemáticos prévios para o preparo de soluções de diversos solutos.

Estrutura eletrônica de átomos e moléculas: conceito de energia quantizada, relacionar o fenômeno da excitação eletrônica com o modelo atômico de Bohr, teste de chamas, fenômeno de fluorescência.

Propriedades físicas das substâncias: experimentos envolvendo densidade e sólidos e líquidos, determinação da massa molar e determinação de ponto de fusão.

Equilíbrio químico: conceito de estado de equilíbrio químico e a constante de equilíbrio, fatores que atuam sobre o estado de equilíbrio, aplicação do princípio de Le Châtelier no deslocamento do equilíbrio, aplicações no dia a dia.

Ácidos e bases – pH e indicadores: conceito de pH, indicadores de pH, verificar o pH de diversas substâncias químicas a partir do uso de diversos indicadores ácido-base.

Condutividade: compreender as condições para que haja condutividade elétrica, verificar a condutividade de algumas substâncias, em soluções aquosas ou no estado líquido e fundidas, verificar, por condutividade, a força de ácidos e a relação com a concentração das soluções.

Estequiometria: compreender a relação quantitativa entre fórmulas químicas e equações químicas, lei da conservação da massa e conceito de reagente limitante.

 

Bibliografia básica (disponível na biblioteca SIGA)

Atkins, P., Jones, L., Laverman, L. Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente, 7ª edição, Editora Bookman, Porto Alegre, 2018. (ISBN: 978-85-8260-462-5).

Bessler, K. E., Neder, A. de V. F. Química em Tubos de Ensaio – Uma Abordagem para Principiantes, 3ª edição, Editora Blücher, São Paulo. 2018. (ISBN: 9788521213109).

Fiorotto, N.R. Técnicas experimentais em Química – Normas e procedimentos, 1ª edição, São Paulo, Editora Saraiva, 2019. (ISBN 9788536532530).

 

Bibliografia complementar

Theodore L. Brown, H. Eugene LeMay, Jr., Bruce E. Bursten, Química – A Ciência Central, Volume único, 13ª Edição, Editora Pearson, 2016. (ISBN 978-85-430-0565-2).