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Pesquisa

Alinne Nogueira silva Coppus (alinnerj@terra.com.br)

  •  “Como o sujeito tem feito uso do seu corpo e da sua imagem como via de localização e nomeação do gozo na contemporaneidade?” – Existe a quatro anos.

 

Fabiane Rossi dos Santos Grincenkov (fabiane.rossi@ufjf.edu.br)

  • “Saúde mental na pandemia de COVID-19: Um estudo brasileiro” – Objetivos: Avaliar a saúde mental, bem como os principais sentimentos e comportamentos da população brasileira na pandemia de COVID-19; Estudo transversal realizado em 2020/análise dos dados em 2021;
  • “Estratégias de Educação e Colaboração Interprofissional em Programas de Residências em Atenção Hospitalar” – Objetivos: Em residentes multiprofissionais e médicos objetiva-se compreender os efeitos de um programa de intervenção grupal no aprimoramento da aprendizagem interprofissional e atuação colaborativa em atenção à saúde. Duração: 2 anos. Participação de 01 bolsista de iniciação científica.

 

Laisa Marcorela Andreoli Sartes (laisa.sartes@gmail.com)

  • Avaliação da efetividade de psicoterapia online para dependentes de álcool; Existe a cinco anos;
  • Avaliação da aliança terapêutica na psicoterapia online; Existe a três anos;
  • Avaliação da ambivalência e outras moderadores e moduladores nos resultados de tratamento de dependentes de álcool na psicoterapia online; Existe a três anos;
  • Dependência de jogos eletrônicos: percepção de dependência por usuários de smartphones; Existe a um ano.

 

Marisa Cosenza Rodrigues (rodriguesma@terra.com.br)

  • “Prevenção e Promoção de Saúde Mental na Escola: perspectiva de professores da educação infantil” – Objetivos: Investigar concepções e práticas de professores da educação quanto à prevenção e promoção de saúde mental no contexto escolar, conta com a participação de 2 bolsistas de IC e de alunos bolsistas do PET-Psicologia da UFJF; Duração: Máximo 2 anos.

 

Nádia Shigaeff (nadia.shigaeff@ufjf.edu.br)

  • “Avaliação dos efeitos de um programa sistematizado de dança adaptada para idosos em aspectos da cognição – a possibilidade de reabilitação cognitiva por meio da arte” – Objetivos: Avaliar os efeitos de um programa sistematizado de dança – enquanto estratégia terapêutica de estimulação cognitiva – em idosos com alteração cognitiva (Comprometimento Cognitivo Leve e Demência); Já está sendo finalizado;
  • “Estimulação cognitiva no desempenho atencional em pacientes diagnosticados com Acidente Vascular Cerebral” – Objetivos: Avaliar os efeitos da estimulação cognitiva no desempenho de atenção de pacientes diagnosticados com Acidente Vascular Cerebral (AVC); Já está sendo finalizado;
  • “Infodemia de COVID-19 e suas repercussões sobre a saúde mental de idosos: estudo multicêntrico Brasil/Portugal/Espanha/Itália/Chile” – Objetivos: Analisar a relação entre a infodemia sobre a COVID-19 e as repercussões na saúde mental de pessoas idosas; Já está sendo finalizado;
  • “Adesão de idosos à mitigação da COVID-19: contribuições de variáveis psicológicas” – Objetivos: O objetivo primário deste estudo é analisar a relação de variáveis psicológicas com a adesão de idosos à mitigação da COVID-19 e, com base no resultados, desenvolver um material didático-pedagógico para idosos; Já está sendo finalizado;
  • “Reserva cognitiva: tradução, adaptação e evidências de validade de instrumento para aplicação remota na população brasileira” – Objetivos: Traduzir, adaptar e avaliar evidências de validade para a Cognitive Reserve Index Questionnaire (CRIq) de Nucci et al. (2012) para a população brasileira por meio de aplicação remota, visto a escassez de instrumentos para esse constructo, para essa população e para esse tipo de a aplicação; Tem 4 anos de existência e continua em andamento;
  • “Biomarcador retiniano pela tomografia de coerência óptica e sintomatologia pré-motora em indivíduos com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA): estudo de coorte comparativa entre formas esporádica e familial e entre formas pré-sintomática e sintomática” – Objetivos: Avaliar biomarcardor retiniano pela OCT e sintomatologia não-motora em indivíduos pré-sintomáticos e sintomáticos com ELA nas formas esporádica e familial; Tem 4 anos de existência e continua em andamento;
  • “Avaliação dos biomarcadores oculares e sua correlação com o déficit cognitivo na Doença de Parkinson” – Objetivos: Avaliar a capacidade dos parâmetros da espessura da camada de fibras nervosas da retina peripapilar, espessura macular total, das camadas internas da retina, dos plexos vasculares superficiais e profundos e da coróide obtidos pela tomografia de coerência óptica em diferenciar olhos de participantes com doença de Parkinson de controles normais pareados por sexo e idade. De tal maneira, pretende-se correlacionar alterações de estrutura do fundo de olho com déficit cognitivo na doença de Parkinson, verificando as correlações entre os parâmetros supracitados e o grau de comprometimento cognitivo, este mensurado por meio de testes específicos; Tem 4 anos de existência e continua em andamento;
  • “Ensaio clínico sobre o efeito da reabilitação cognitiva em indivíduos com COVID-19 grave” – Objetivos: Avaliar comprometimento cognitivo em indivíduos que tiveram forma grave de COVID-19 e o efeito do programa de reabilitação cognitiva; Tem 4 anos de existência e continua em andamento;
  • “Efeitos pós-infecção por SARS-CoV-2 no funcionamento neuropsiquiátrico em seres humanos: uma Revisão Sistemática” – Objetivos: Realizar uma revisão sistemática que busque elucidar a interação de caráter patológico entre o vírus causador da COVID-19 e o Sistema Nervoso Central em humanos. Tem 1 ano e 6 meses de existência e continua em andamento.

 

Nara Liana Pereira Silva (naraliana.silva@ufjf.edu.br)

  • “Comportamentos de autorregulação e de agressão entre crianças de 3 a 7 anos de idade: adaptação da versão portuguesa de duas escalas” – Objetivos: Adaptar as escalas: Escala de comportamentos de autorregulação em jardim-de-infância (ECA) e a escala de comportamentos de agressão entre pares(CTA) em suas versões portuguesa para o contexto brasileiro. Projeto com 2 bolsas. Bolsas finalizam em agosto de 2021;
  • “Vivências do ensino online durante a pandemia da COVID-19” – Objetivos: Analisar a relação entre ensino online durante a pandemia da COVID-19 e variáveis psicológicas, educacionais e familiares. Projeto sem bolsa. Projeto em parceria com outro professor do departamento de psicologia. Fase de análise de dados.

 

Saulo Araujo (saulo.araujo@ufjf.edu.br)

  • “Fundamentação e Desenvolvimento do Projeto Psicológico de Edward Titchener” – Objetivos: Analisar o projeto psicológico de Titchener, mostrando sua complexidade e as modificações introduzidas ao longo de seu desenvolvimento; Duração: até 2022;
  • “William James e o Surgimento da Psicologia Científica na Tradição Norte-Americana” – Objetivos: Analisar a concepção de psicologia desenvolvida por James, levando em consideração a evolução de seu pensamento e suas eventuais mudanças de posição em relação a assuntos psicológicos; Duração: até 2025;
  • “Surgimento e Consolidação da Psicologia Científica na Tradição Alemã” – Objetivos: Mapear e analisar a consituição dos vários projetos de psicologia científica na tradição alemã, englobando sobretudo os séculos XVIII e XIX; Duração: até 2026.

 

Telmo Mota Ronzani (tm.ronzani@gmail.com)

  • “Caracterização das Práticas de Psicólogos em Contextos Rurais na América Latina” – Objetivo: Levantamento e caracterização de psicólogos que realizam trabalhos em contextos rurais no Brasil e América Latina. Duração: 12 meses.