Fechar menu lateral

Da avaliação em Estágio Curricular Supervisionado

     Ao se matricular em estágio curricular obrigatório, o(a) discente deve se matricular, necessariamente, nas disciplinas correquisito correspondentes que são, no caso do primeiro estágio e conforme o semestre, Trabalho de Conclusão de Curso 1 e 2 e Práticas em Saberes em Psicologia 1 e 2, e no caso do segundo estágio e conforme o semestre, Trabalho de Conclusão de Curso 3 e 4 e Práticas e Saberes em Psicologia 3 e 4.

      A avaliação de estágio curricular obrigatório envolverá dois aspectos: a avaliação de campo e a avaliação acadêmica. A avaliação de campo compete ao supervisor de campo, considerando-se o cumprimento das atividades previstas no plano de trabalho do estagiário e o cumprimento da carga horária prevista para o período. Essa avaliação envolve apenas os conceitos de APROVADO ou REPROVADO. A avaliação acadêmica é realizada pelo supervisor acadêmico que, necessariamente, deve ser docente do departamento de Psicologia. A avaliação acadêmica ocorre como parte do plano de curso das disciplinas Práticas e Saberes em Psicologia que são correquisitos do estágio e que visam à integração da prática profissional aos conteúdos temáticos da ênfase do curso na qual o estágio ocorre, desenvolvendo a reflexão acerca da atuação do(a) psicólogo(a) dentro dessa ênfase. A avaliação acadêmica é operacionalizada por meio de nota que vai de zero a 100, conforme desempenho nas disciplinas Práticas e Saberes em Psicologia 1 e 2 ou nas disciplinas Práticas e Saberes em Psicologia 3 e 4, conforme seja o primeiro ou o segundo estágio supervisionado do(a) discente. Como uma disciplina tradicional, para ser aprovado, o(a) discente deve obter nota mínima maior ou igual a 60 pontos.

       A supervisão de estágio curricular obrigatório pode ser feita por profissional externo à UFJF, desde que aprovada pela COE do curso de Psicologia, sendo considerado este, como supervisor de campo. O supervisor de campo deverá trabalhar em parceria com o supervisor acadêmico que, necessariamente, será um professor do Departamento de Psicologia. Os casos omissos serão resolvidos pela COE.

       Por fim, cabe ressaltar que os(as) discentes do curso de Psicologia da UFJF precisam elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso para cada uma das duas ênfases do curso na qual realizaram estágio, a fim de integralizar a sua formação em Psicologia. As normas gerais que regem o Trabalho de Conclusão de Curso encontram-se logo após a próxima subseção.