73ª Reunião Anual da SBPC recebe sugestões de temas para programação

A Universidade Federal de Juiz de Fora, sede da próxima Reunião Anual (RA) da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), juntamente com as instituições parceiras, está recebendo sugestões da comunidade acadêmica de temas e convidados para compor a programação da 73ª Reunião Anual da SBPC. Considerado o principal fórum da comunidade científica brasileira e realizado pela primeira vez em parceria com a Instituição, o evento acontecerá virtualmente, entre os dias 18 e 24 de julho, com o tema “Todas as ciências são humanas e essenciais à sociedade”.

O prazo para enviar sugestões segue até 7 de março. Para encaminhá-las, os interessados devem preencher formulários on-line específicos para cada formato disponível; logo, é possível sugerir temáticas e palestrantes para compor conferênciasmesas-redondaspainéis e webminicursos. A coordenadora da Comissão Executiva Local da RA e pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa da UFJF, Mônica Oliveira, encoraja a participação da comunidade acadêmica, ciente do potencial científico da Universidade. “É importante o nosso engajamento com propostas potentes que demonstrem a vitalidade, a dinâmica e a importância das nossas pesquisas.”

O diretor do Centro de Ciências da UFJF e responsável pela Comissão da Programação Científica Local da 73ª Reunião Anual da SBPC, Elói Teixeira, aponta que o envio de propostas abrange as instituições parceiras da UFJF na realização do evento: a Universidade Federal de Viçosa (UFV), a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e a Embrapa Gado de Leite.

Foco em temas transversais e em evidência
De acordo com a organização, é recomendável que as sugestões sejam referentes a temas abrangentes, com potencial interdisciplinar. “Cientes da qualidade das pesquisas e das redes de contato dos setores científicos da UFJF, a intenção é mobilizar nossa comunidade para estimular a apresentação de propostas transversais, preferencialmente articuladas em conjunto, que dialogam com mais de uma área e estimulam discussões de importância para a sociedade”, adianta Mônica Oliveira.

No caso de webminicursos, a pró-reitora destaca que a indicação é irrestrita, visto que o formato pode receber aulas sobre temas variados, sem a necessidade de abranger mais de uma área de conhecimento – diferentemente dos casos de conferências, mesas-redondas e painéis, nos quais a recomendação é o debate de temas interdisciplinares. Referentes a esses últimos, os coordenadores da Comissão de Programação Científica (CPC) e pesquisadores da UFJF, Nathan Barros e Rodrigo Weber, citam temas já levantados como possíveis sugestões: implicações do armamento no Brasil, desafios econômicos, impactos sócio-ambientais, segurança cibernética, liberdade de imprensa, formação de educadores, projetos de ciência cidadã e as relações entre democracia e universidades.

Propostas sujeitas à aprovação da SBPC
Todas as propostas enviadas serão avaliadas pela Comissão Executiva Central da Reunião Anual da SBPC, abarcando a Comissão de Programação Científica (CPC), a Secretaria de Eventos da SBPC (SE) e a Comissão Executiva Local (CEL). A organização do evento salienta que o envio da sugestão não implica na aceitação da mesma; portanto, caso um proponente opte por contatar os profissionais que pretende sugerir como participantes, é importante destacar a possibilidade da sugestão não ser aprovada.

Outras informações:
Envio de sugestão para conferências
Envio de sugestão para mesas-redondas
Envio de sugestão para painéis
Envio de sugestão para webminicursos