Fechar menu lateral

Nota em relação ao redimensionamento do corte de bolsas pela CAPES

A UFJF recebeu o informe sobre a retomada de 3.182 bolsas de pós-graduação pela imprensa, sem ainda um comunicado oficial da CAPES. No entanto, é importante ressaltar que já foram bloqueadas mais de 11.800 bolsas, sendo cerca de 5.600 de forma intempestiva, no último dia 02 de setembro, o que nos leva a concluir que o governo ainda mantém o bloqueio de mais de 8.600 bolsas.

Outra informação que nos preocupa é a notícia, também ainda não oficializada, de que esta reposição será realizada apenas aos programas de pós-graduação com notas mais elevadas, notas 5, 6 e 7, o que nos causa grande indignação. Programas de pós-graduação com notas 3 e 4 não podem ser considerados piores, apenas se encontram em uma fase inicial de formação e consolidação, parte de um processo e de uma trajetória de amadurecimento, previstos no próprio Plano Nacional de Pós-Graduação 2011-2020 – a política que norteia toda a pós-graduação no Brasil.

Particularmente em nossa instituição, que se encontra em uma trajetória de grande investimento na pós-graduação e na pesquisa nas duas últimas décadas, a confirmação dessa medida impactará fortemente cerca de 75% de nossos programas de pós-graduação. Isso ocorre em um contexto em que nossa instituição acaba de ter sua qualidade reconhecida, em recente estudo sobre o desenvolvimento científico nacional, encomendado pela própria Capes.

Portanto, nossa mobilização pela reposição de todas as bolsas continua. Esperamos a oficialização da política a ser adotada pela Capes e que os tradicionais canais de diálogo e respeito à comunidade acadêmica possam ser restabelecidos.