Fechar menu lateral

Inscrições para o Seminário de Iniciação Científica – SEMIC 2019

As inscrições para o Seminário de Iniciação Científica (Semic) 2019 abrem no dia 5 de agosto e devem ser feitas até o dia 25 do mesmo mês pelos professores orientadores. O processo é feito pelo Siga e, como nos anos anteriores, na primeira etapa serão avaliados os vídeos feitos pelos alunos participantes dos projetos.

É importante que o vídeo, com duração de 2 a 5 minutos, já esteja pronto e disponível no YouTube ao se inscrever. O  link precisa ser informado no ato da inscrição. A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa disponibilizou um tutorial com o passo a passo para a produção do vídeo, incluindo dicas para a estruturação do conteúdo, programas de edição de vídeo e áudio e como postar no Youtube. “É importante alertar que a participação do aluno de Iniciação Científica (bolsista ou voluntário) no Semic é condição necessária para obtenção do certificado de participação no Programa”, reforça a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Mônica Ribeiro.

O vídeo terá o peso de 80% sobre a nota final e será avaliado quanto ao conteúdo, observando se abrange os elementos mais importantes do trabalho; à atratividade, ou seja, à capacidade de despertar interesse público; à boa distribuição do tempo; à comunicabilidade, nesse quesito será observado se foi alcançado o objetivo de transmitir de forma clara a essência do trabalho desenvolvido; à originalidade do trabalho; à relevância do trabalho; à contribuição para a formação do aluno; e ao atendimento aos itens obrigatórios apresentados no regulamento.

Realizado anualmente, o Semic busca apresentar à comunidade (acadêmica e externa) os resultados das atividades de pesquisa desenvolvidas na Universidade, no âmbito dos projetos de Iniciação Científica. Contando com a participação de estudantes de graduação e do ensino médio, o evento pretende divulgar o conhecimento; fomentar o debate sobre as implicações e o valor da ciência no dia a dia da sociedade; além de reconhecer o trabalho de discentes e docentes a ela dedicados. “O Semic é a oportunidade de mostrar o que está sendo feito em termos de pesquisa na UFJF para o público e para avaliadores externos. É fundamental para preparar o jovem pesquisador para uma eventual carreira científica”, afirma o pró-reitor adjunto de Pós-Graduação e Pesquisa, Luis Paulo da Silva Barra.

Usando recursos audiovisuais para divulgar ciência

“Muitas agências de fomento à pesquisa já pedem esse formato. O uso de vídeos faz parte da formação do pesquisador”, ressalta Barra. O uso de pequenos vídeos como forma de divulgação científica já é comum em grandes revistas como a Nature, a Science e a Cell. Estes veículos utilizam de recursos audiovisuais para que pesquisadores apresentem um resumo de seus trabalhos, dando foco aos objetivos e descobertas realizadas nas pesquisas. Um dos pontos positivos do uso destes recursos é poder atrair com maior facilidade jornalistas e o público em geral, tornando o conteúdo científico mais palpável. Estudo do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT) mostra que as principais formas de interação do público em geral com ciência vem de pesquisas no Google e de vídeos no YouTube. “Com os vídeos conseguimos divulgar as pesquisas feitas aqui na UFJF para um público muito mais amplo”, aponta.

ATENÇÃO: No momento da inscrição, o docente deve se atentar para qual campus se inscrever. Os docentes de Governador Valadares que tenham bolsista PIBIC devem, obrigatoriamente, se inscrever no SEMIC do campus de Juiz de Fora, já que os projetos devem ser analisados por avaliadores externos. Os demais docentes do campus de GV podem se inscrever no SEMIC de GV. Os docentes de Juiz de Fora devem se inscrever no SEMIC de Juiz de Fora.