Fechar menu lateral

PROPP inicia processo de eleição do Comitê Assessor da Pesquisa na UFJF, pleito está marcado para os dias 5 e 6 de outubro

Nas próximas quinta e sexta-feira (5 e 6 de outubro), a Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (Propp) dará início ao processo eleição do Comitê Assessor da Pesquisa da UFJF. Além de outras atribuições, como a avaliação dos projetos de pesquisa e a política de distribuição de bolsas de iniciação científica, o órgão possui participação ativa no Fórum de Pesquisa da Universidade. A eleição se iniciará às 08h do dia 5 de outubro e está prevista para terminar às 23h do dia 6 pelo SIGA.

“O Fórum constitui uma importante instância de discussão da política de pesquisa na UFJF e, nesse sentido, uma ampla representação dos pesquisadores da Universidade é fundamental”, afirma a pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, Mônica Ribeiro de Oliveira.

De acordo com a resolução 46/2006 do Conselho Setorial de Pós-graduação e Pesquisa (CSPP), o Comitê deve ser renovado em até dois terços do total de seu atual corpo de representantes. “Foi realizada uma consulta com os atuais representantes e aqueles que se dispuseram a continuar foram mantidos, bem como foram realizados alguns ajustes nas áreas, como por exemplo, a saída da Geografia da área de Exatas e sua integração à área de Humanas e a entrada da Música na área da Linguística, Letras e Artes”, explica a pró-reitora.

Ainda de acordo com Mônica, a composição dos Comitês Assessores ao CSPP foi ampliada em decorrência do crescimento da importância do setor da Pesquisa na UFJF. “Enviamos um arquivo aos chefes de departamento com o número de representantes de cada Grande Área/Área de atuação e o número de membros que serão eleitos e solicitamos a confirmação de duas importantes informações para que pudéssemos dar seguimento ao processo, quais sejam: Grande Área e Área de atuação de cada docente vinculado aos departamentos – no caso dos docentes do Campus de Governador Valadares o departamento e instituto – e a confirmação dos docentes que têm disponibilidade para participar do Comitê Assessor de sua área, de acordo com a resolução que rege o processo”.

A partir das respostas enviadas pelos chefes de departamento, o processo de escolha dos membros do Comitê foi oficialmente aberto. Os dados do processo eleitoral para representação no Conselho Assessor, a partir de então, são os seguintes:

– são eleitores todos os professores mestres e doutores da UFJF (ativos e permanentes);
– são elegíveis todos os professores doutores da UFJF (Ativos e permanentes) que se enquadrarem no Artigo 4º da Resolução 46/2006. De acordo com o dispositivo, “os membros do Conselho Assessor (CAS) deverão possuir os seguintes requisitos:

a) Ser docente da UFJF;
b) Possuir título de doutor ou equivalente;
c) Ter tido projetos aprovados nos Programas da Propp nos últimos três anos;
d) Ser pesquisador em pleno exercício de suas atividades”.

 -> Os eleitores deverão votar através do Siga Administrativo, por meio do campo Eleição/Votação. Professor, sua participação nesse processo é fundamental!

Abaixo segue uma tabela resumo do processo eleitoral para o conselho:

GRANDE ÁREA ÁREA Número de representantes por grande área Número de representantes por área Número de representantes a serem eleitos por área
EXATAS FÍSICA 8 2 2
MATEMÁTICA 2 2
QUÍMICA 2 2
ESTATÍSTICA 2 2
BIOLÓGICAS BIOLOGIA CELULAR GENÉTICA E ECOLOGIA 9 1 1
BOTÂNICA 1 0
ANATOMIA, MORFOLOGIA 1 0
FISIOLOGIA E FARMACOLOGIA 1 1
IMUNOLOGIA, PARASITOLOGIA E MICORBIOLOGIA 1 1
ZOOLOGIA 1 1
BIOQUÍMICA 1 0
NUTRIÇÃO 1 0
VETERINÁRIA 1 1
ENGENHARIAS ENGENHARIA ELÉTRICA 9 2 2
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 2 1
ENGENHARIA COMPUTACIONAL 1 0
ENGENHARIA SANITÁRIA 1 0
ENGENHARIA CIVIL 1 0
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 1 1
ENGENHARIA MECÂNICA 1 1
SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA 13 1 1
ENFERMAGEM 2 1
FARMÁCIA 2 1
FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL 2 1
MEDICINA 2 1
ODONTOLOGIA 2 1
GV (Instituto de Ciências da Vida) 2 1
SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS 8 1 0
ARQUITETURA E URBANISMO 1 1
COMUNICAÇÃO 1 0
DIREITO 1 0
ECONOMIA 1 0
SERVIÇO SOCIAL 1 1
TURISMO 1 0
GV (ADMINISTRAÇÃO, DIREITO, ECONOMIA) 1 1
HUMANAS FILOSOFIA 8 1 1
CIÊNCIA DA RELIGIÃO 1 1
SOCIOLOGIA E CIÊNCIAS SOCIAIS 1 1
EDUCAÇÃO 2 2
HISTÓRIA 1 0
PSICOLOGIA 1 1
GEOGRAFIA 1 1
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES 4 1 0
LETRAS 1 0
LINGUÍSTICA 1 1
MÚSICA 1 1
Total: 59 59 37