Pesquisa de servidor da PROINFRA aponta vantagens de gestão de resíduos da construção civil

fabio-brum

Fábio Brum fala sobre os resultados da pesquisa. Foto: Jaime Ulisses

Uma pesquisa realizada pelo engenheiro civil Fábio Martins Brum, servidor da Pró-reitoria de Infraestrutura e Gestão (PROINFRA), mostrou os benefícios da implantação de um programa de gestão de resíduos da construção civil (RCC). O estudo foi apresentado em 2013 para obtenção do título de mestre em Ambiente Construído pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Entre outras normas, a resolução 307/2002 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), estabeleceu diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão de resíduos da construção civil. Em 2010, a lei 12.305 designou princípios, objetivos e instrumentos para gerenciamento de RCC, inclusive as responsabilidades dos geradores e do poder público.

Depois de identificar as principais atividades que os gestores deveriam desenvolver para implantar o programa, Fábio Brum deu início ao projeto no terceiro mês de construção do prédio da Faculdade de Economia, na etapa de execução da estrutura do primeiro pavimento, em 2011.

A pesquisa aponta que as empresas podem diminuir o impacto no meio ambiente através dessa prática sustentável e ainda aumentar a margem de lucro. “A verificação dos benefícios financeiros adquiridos com a implantação do programa se deu através da economia adquirida sobre os serviços de transporte e compra de materiais que deixaram de ser realizados em função da reutilização e reciclagem dos resíduos dentro e fora do canteiro”, explica Brum.

Baia com madeira para descarte. Foto: Fábio Brum

Durante a obra foi verificada a possibilidade de reutilização ou reciclagem de resíduos. O pesquisador cita como exemplo as madeiras que foram encaminhadas para pizzarias e padarias, o material proveniente de papelão que foi destinado às cooperativas de catadores de papel e as sobras de concreto, de tijolos cerâmicos e de argamassa usadas para aterramento no entorno das paredes do poço dos elevadores. O aterro sanitário da cidade recebeu apenas o que não podia ser reaproveitado.

O engenheiro também destaca a melhoria em outros aspectos, como organização, segurança, visual do canteiro de obras, maior visão para planejamento de empreendimentos futuros e percepção de mercado para reutilização e reciclagem desses resíduos.

A construção civil é responsável por uma significativa parcela do Produto Interno Bruto (PIB) do país. O setor fechou 2015 com mais de 2,8 milhões de empregos formais, de acordo com um estudo da Fundação Getúlio Vargas. Por outro lado, também é grande a geração de entulhos a partir do desperdício de material em obras civis – o que torna imprescindível a adoção de práticas sustentáveis em relação a essa atividade.

Para acessar a dissertação de mestrado de Fábio Brum, clique no link abaixo:

Implantacão de um programa de gestão de resíduos da construção civil em canteiro de obra pública – o caso da UFJF – Fábio Brum