UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Plano de Ensino

Disciplina: 2049008 - TEMAS ATUAIS EM BIOTECNOLOGIA E BIOINFORMÁTICA

Créditos: 2

Departamento: DEPTO DE BIOLOGIA /ICB

Ementa Abordagem de temas atualizados em biotecnologia tais como: manipulação genética de microrganismos, plantas e animais; terapia gênica, vacinas de DNA, produção de proteínas por DNA recombinante; produção de fármacos e compostos biologicamente ativos. A disciplina aborda temas atuais usando a terapia gênica e com células-tronco para tratamento de diversas doenças humanas, esclarecendo a utilização da informação genética (DNA e RNA) para produção de proteínas de interesse na área médica e a manipulação das células-tronco embrionárias e adultas para reconstrução de vários tecidos lesionados.

1) Células-tronco embrionárias e adultas.
2) Estratégias de terapia gênica e celular: abordagens utilizadas para tratamento de doenças com genes e células-tronco.
3) Transformação de plantas
4) Transformação de animais
5) Noções de biossegurança
6) Bioética
Conteúdo Abordagem investigativa no ensino de temas atualizados em biotecnologia tais como: nanobiotecnologia, manipulação genética de microrganismos, plantas e animais; terapia gênica, vacinas de DNA, produção de proteínas por DNA recombinante; produção de fármacos e compostos biologicamente ativos. Avanços e desafios no uso de terapias gênicas e células-tronco para tratamento de diversas doenças humanas, abordando o aprendizado pela investigação científica na utilização da informação genética (DNA e RNA) para produção de proteínas de interesse na área médica e a manipulação das células-tronco embrionárias e adultas para reconstrução de vários tecidos lesionados. Incentivar o papel ativo do aluno na construção do entendimento sobre os conhecimentos científicos que possibilitaram os avanços na área de Biotecnologia.
Bibliografia ALESSANDRA NEJAR BRUNO. Biotecnologia: Princípios e Métodos - Série Tekne - Vol. 1
244p. 2014.

BORÉM, A; SANTOS, FR. Entendendo a Biotecnologia. Editora Suprema. 2008.

COLLARES, T. Animais transgênicos: princípios e métodos. 1ª edição. SBG, 2005. Prosdocimi, F. 2007. Curso de Bioinformática. Disponível em:
http://www2.bioqmed.ufrj.br/prosdocimi/FProsdocimi07_CursoBioinfo.pdf

GIORDAN, M. 2008. Computadores e linguagens nas aulas de ciências. Ijuí: Unijuí, 328
pMARCELO M. MORALES. Terapias Avançadas: Células Tronco, Terapia Gênica e
Nanotecnologia Aplicada a Saúde. Atheneu, 2007.

LESK, A. Introdução à Bioinformática. Tradução da 2 ed. Editora Artmed, Porto Alegre, Brasil.
2008.

MARCELO M. MORALES. Terapias Avançadas: Células Tronco, Terapia Gênica e Nanotecnologia Aplicada a Saúde. Atheneu, 2007.

MARIA CRISTINA ROCHA CORDEIRO. Engenharia Genética: conceitos básicos,
ferramentas e aplicações. 2003. Embrapa Cerrados. ISSN 1517-5111; 86.

PEVZNER, P. e SHAMIR, R. Bioinformatics for Biologists. Cambridge University Press, 1 ed.,
UK. 2011.
Bibliografia (continuação)
Bibliografia complementar
Voltar