UFJF tem desempenho recorde em captação de recursos do ProExt 2015

arrecadação corrigida_sara

Comparada com o ano passado, a arrecadação foi quase cinco vezes superior

Seis projetos e quatro programas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foram contemplados com o total em conjunto de R$ 1.349.634,94 na edição de 2015 do Programa de Extensão Universitária (ProExt). Participante desde a criação em 2003, a UFJF superou seu melhor resultado, obtido em 2012, quando sete propostas arrecadaram cerca de 630 mil.

O ProExt é um financiamento do Ministério da Educação (MEC), articulando vários ministérios e órgãos governamentais. Tem como objetivo o apoio a instituições públicas de ensino superior no desenvolvimento de ações de extensão que contribuam para a implementação de políticas públicas, com ênfase na inclusão social. Neste ano, os docentes que participaram do edital puderam solicitar até R$ 300 mil para o desenvolvimento de programas e R$ 100 mil para projetos.

Em relação à análise e ao julgamento, a pró-reitora adjunta de Extensão, Maria Lúcia de Castro Polisseni, destaca que as propostas foram muito bem avaliadas. “É um sinal de aprimoramento, de que estamos mais aptos a captar recursos. Nosso desempenho mostra como a extensão na UFJF tem se sofisticado e evoluído, de maneira a competir com grandes Universidades na busca por recursos.”

proext gráfico

O crescimento de projetos da UFJF contemplados com recursos no ProExt

Para o pró-reitor de Extensão, Marcelo Dulci, o trabalho articulado dentro da Universidade pode ser o diferencial em futuras tentativas. “Apesar do resultado recorde, ainda temos muito que caminhar. Várias propostas da UFJF alcançaram notas altíssimas, mas não receberam o financiamento. Precisamos aprimorar o apoio da Pró-reitoria de Extensão às propostas, com a participação mais efetiva de outros setores de nossa instituição, tal como já aconteceu este ano, quando contamos com a colaboração da Pró-reitoria de Planejamento e Gestão e do Escritório de Gerenciamento de Projetos.”

Dos 10 contemplados, três serão desenvolvidos no campus de Governador Valadares: “Inovação tecnológica e inclusão social em odontologia do sono”, “Atenção preventiva e educativa em saúde do idoso: o saber e o fazer compartilhados” e “APAE: ações interdisciplinares para o fortalecimento da instituição e implementação de ações educativas e preventivas em saúde”.

Os projetos contemplados

proext 2014

Outras informações: (61) 2022 – 8177 / 8186 (Coordenação-geral do ProExt)

(32) 2102 – 3961 (Pró-reitoria de Extensão)