Fechar menu lateral

Parceria entre UFJF e Sesi alavanca o atletismo em Juiz de Fora

20140702_101215[1]

Os atletas Raphaela Diesse, segunda melhor em dardos nacionalmente, e Robison Gomes, vice-campeão na modalidade menor, apresentam as novas camisas da equipe de atletismo Sesi/UFJF (Foto: Vívia Lima/ProEx)

No esporte, a união faz a força, até mesmo no atletismo que pode ser visto como uma prática de desempenho individual. Isso ficou claro nessa quarta-feira, dia 02, quando a Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e o Serviço Social da Indústria (Sesi) se uniram para lançar a equipe de atletismo Sesi/UFJF. A parceria busca aprimorar o treinamento e a performance de aproximadamente cem atletas dentro das três modalidades, corrida, lançamento e saltos, além de aumentar o alcance da atividade.

Segundo o coordenador do Centro de Iniciação ao Atletismo (Cria), professor Jorge Perrout, o objetivo principal não se resume à descoberta de novos talentos. “Vamos além de oferecer treino e boas condições materiais de participação em eventos desportivos. Estamos focados na formação cidadã dos alunos. O esporte é nossa ferramenta de educação para esses atletas que enfrentam treinamento duro e pesado com disciplina e determinação.”

Por meio do acordo mútuo entre as duas instituições, haverá uma divisão nas despesas que incluem custos de viagens e taxas federativas, já que a infraestrutura de treinos está consolidada. Assim, a recém-criada equipe passa a fazer parte do programa nacional “Atleta do Futuro”. Para o representante do Sesi e gerente de clubes da cidade, José Antônio Bara Miguel, a união com a Universidade trará muitos benefícios. “Essa junção vai elevar o nível do esporte na cidade de Juiz de Fora. As duas instituições são sérias e têm tradição no atletismo. Com a amizade e confiança vamos crescer, e conseguir melhores resultados.”

20140702_093928[1]

O coordenador do projeto, Jorge Perrout, agradeceu as parcerias e a atuação dos atletas e instrutores, necessárias para o desempenho da equipe (Foto: Vívia Lima/ProEx)

Desempenhos

O mesmo desejo de sempre aprimorar é dividido pela jovem Raphaela Diesse, que atualmente possui a segunda melhor posição nacional em lançamento de dardos. Ela está no Cria há dois anos e se diz empolgada em fazer parte da equipe de atletismo Sesi/UFJF. “Me destaquei na minha categoria mas agora pretendo melhorar minha colocação e ser campeã brasileira.”

Fora das pistas, o projeto tem tido um desempenho exemplar. No edital 2015 do Programa de Extensão Universitária (Proext), que financiará iniciativas extensionistas das universidades brasileiras ao longo do próximo ano, ele obteve nota máxima. A pró-reitora adjunta de Extensão, Maria Lúcia de Castro Polisseni, dá destaque o amplo potencial de alcance dessa iniciativa, “ importante para dezenas de crianças e jovens que estão conhecendo e praticando o atletismo e por meio dele adquirindo hábitos saudáveis de vida e se desenvolvendo como pessoas. Porém, ele vem transformando também os bolsistas de graduação e articulando a pesquisa e a pós-graduação com as dissertações de mestrado produzidas.”

Projeto

Em desenvolvimento desde 2011, pelo Cria, o projeto de extensão inicialmente abrangia todas as modalidades esportivas. Com o passar do tempo, coordenadores e professores do Centro decidiram dar destaque ao atletismo, uma vez que a pista da UFJF atende os padrões internacionais.

Os treinamentos são voltados para crianças entre 7 e 17 anos, em dois turnos. Não há inscrição e seleção, basta entrar em contato com o projeto. Atualmente, o Colégio Militar, a Escola Estadual Fernando Lobo, a Escola Municipal Presidente Tancredo Neves, a Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade, e o Centro de Assistência Integral à Criança (Caic) do bairro Linhares possuem núcleos vinculados à iniciativa.

 

Outras informações: 2102-3281/3291 (Faefid)