Fechar menu lateral

MEC divulga resultado provisório do Proext; recursos devem ser interpostos até esta sexta (27)

Projeto de atletismo da Faefid foi avaliado com nota 100 pelo MEC (Foto: Willian Oliveira/Proex)

Projeto de atletismo da Faefid foi avaliado com nota 100 pelo MEC (Foto: Willian Oliveira/Proex)

O Ministério da Educação (MEC) publicou o resultado preliminar do edital 2015 do Programa de Extensão Universitária (Proext), que financiará ao longo do próximo ano iniciativas extensionistas das universidades brasileiras. Foram disponibilizadas no site do Ministério as notas dos 14 programas e 13 projetos encaminhados pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

De acordo com o pró-reitor de extensão, professor Marcelo Dulci, as notas recebidas pelas iniciativas da UFJF foram bastante satisfatórias. “O resultado provisório foi espetacular. Desde que foi instituído o Proext, este é o ano em que as propostas encaminhadas por nossa instituição foram melhor avaliadas. Temos grande chance de, no resultado definitivo, aprovarmos um número de propostas recorde e com possibilidade de captar entre R$ 1,5 e 2 milhões para a nossa instituição.” A opinião é compartilhada pela pró-reitora adjunta, professora Maria Lúcia Polisseni. “Nosso resultado foi bem melhor que o do ano anterior. Isso mostra que a extensão na UFJF está mais diversificada e, por isso, conseguimos encaminhar propostas para linhas que, até pouco tempo, não participávamos.”

Esporte e Lazer
Um dos destaques no edital foi o projeto “Equipe de Atletismo da UFJF”, sob coordenação do professor da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid), Jorge Perrout, que obteve nota máxima. A iniciativa visa oferecer treinamentos a crianças entre 7 e 17 anos na pista de atletismo da Universidade. Para atender a um maior público, o projeto oferece atividades nos dois turnos e envolve provas de corrida, saltos e lançamentos. Além disso, o projeto também oferece a oportunidade de as crianças participarem de competições locais, estaduais e nacionais.

Teste do Pezinho
A área de saúde também obteve resultado positivo. O projeto “Assistência à saúde integral do binômio mãe-filho por ocasião da realização do Teste do pezinho”, proposto pela professora da Faculdade de Medicina, Vivianne Weil, obteve nota 99,5. A ação realizará a promoção de saúde, a prevenção e o tratamento de doenças de recém-nascidos e de suas mães, atendidos no momento da realização do teste do pezinho. Entre os principais objetivos estão a orientação dos pacientes, a detecção de mães e bebês com situação de risco para a saúde e o atendimento em ambulatório pediátrico.

Prevenção ao uso de drogas
O programa “Ações Intersetoriais Sobre Drogas no Município de Juiz de Fora”, coordenado pela professora do Instituto de Ciências Humanas (ICH), Laisa Sartes, também obteve pontuação expressiva no edital. Avaliado com nota 98, a iniciativa buscará promover ações de tratamento e prevenção ao uso de drogas em Juiz de Fora, partindo do princípio da integração dos diferentes setores da sociedade. O público-alvo é formado por usuários dos Serviços de Assistência ao Uso de Drogas e por profissionais das áreas de saúde, assistência e educação. Um dos objetivos é que a proposta da UFJF sirva como modelo para o desenvolvimento de ações em outros municípios e universidades do país.

Campus avançado   

Projeto que orienta idosos sobre cuidados com a saúde em Valadares também foi bem avaliado (Foto: Divulgação)

Projeto que orienta idosos sobre cuidados com a saúde em Valadares também foi bem avaliado (Foto: Divulgação)

O campus de Governador Valadares também se destacou no Proext 2015. O programa “Atenção Preventiva e Educativa em Saúde do Idoso: o saber e o fazer compartilhados”, coordenado pela professora do departamento de Medicina e Fisioterapia em Governador Valadares, Lina Faria, obteve nota 99. Com uma equipe multidisciplinar, composta pelos professores Andreia Peraro, Clarice da Silva, Eunice de Morais, Joicy Guimarães, Luciana Calábria, Maria Cristina Albuquerque, Regina Gendzelevski, Ricardo Cunha, Roberta Passos e Stêfany Cau, a iniciativa buscará prevenir o desenvolvimento de doenças crônicas, que têm gerado um número excessivo de incapacidades. O projeto tem como público alvo pessoas com idade acima de 60 anos cadastradas no Serviço Social do Comércio (SESC) do município.

Interposição de recursos
Caso o coordenador de alguma das 27 propostas da UFJF deseje interpor recurso contra a nota recebida, o docente deverá acessar a plataforma proext.mec.gov.br/admin, buscar sua proposta submetida ao edital e clicar em Interpor Recurso. Após isso, é necessário que seja inserida a contestação para cada questão pontuada da qual discorde. O procedimento deverá ser realizado impreterivelmente até esta sexta (27).  Os recursos serão avaliados entre os dias 1 e 4 de julho. O resultado final com a lista de propostas contempladas com financiamento está previsto para ser divulgado no site do MEC no dia 11 de julho.

Proext na UFJF
A UFJF tem participado do Proext desde a criação do edital. O melhor resultado até então foi obtido no edital 2013, quando a instituição teve sete propostas contempladas. “Nosso objetivo é superar essa marca no edital deste ano”, espera o pró-reitor Marcelo Dulci. 

Outras informações: (32) 2102-3971 (Proex)