Docentes debatem ações de extensão na área de tecnologia e produção

Professor Marcelo Dulci se reuniu com 20 professores e alunos da área temática (Foto: Lo-Huama Marques)

Mapear ações de extensão já existentes e traçar perspectivas para a área temática de Tecnologia e Produção. Com esses objetivos, a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) se reuniu ontem (23) com professores, técnico-administrativos e bolsistas envolvidos em ações extensionistas da área e com representantes de órgãos como o Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) e a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (Intecoop).

Durante o encontro, realizado no anfiteatro das Pró-Reitorias, foram apresentadas a organização da extensão universitária no país e na UFJF, além de serem definidos coordenadores para a área temática e representantes para o Conselho Setorial de Extensão e Cultura. Para o conselho, foram escolhidos os professores Wilson Rotatori, da Faculdade de Economia, e Thais de Oliveira, da Faculdade de Engenharia. Além deles, os docentes Lupércio Bessegato e Maria Cristina Lopes, do Instituto de Ciências Exatas (ICE), e Paulo Nepomuceno e Fábio Martins, ambos da Faculdade de Engenharia, integrarão a coordenação da área de Tecnologia e Produção.

Para Rotatori, reunião permitirá maior integração entre os professores da área (Foto: Lo-Huama Marques/Proex)

Para o professor Wilson Rotatori, a reunião permitiu aos docentes conhecer as demandas de outros projetos da área e as possibilidades de parceria entre eles. “A extensão é o canal direto de acesso à comunidade, que nós na academia não temos. Essa integração é fundamental para a Universidade.”

Algumas demandas foram apresentadas pelos participantes, como a necessidade da implantação de um sistema unificado para cadastro de cursos e eventos, o que facilitaria a prestação de contas e a captação de recursos, a possibilidade de as atividades de extensão serem computadas como estágio, além da criação de um canal de comunicação com os chefes de departamento e diretores de unidade, com o objetivo de explicar e divulgar os procedimentos da extensão na UFJF. Essa aproximação com as unidades foi iniciada este ano, por meio de reuniões da equipe da Proex com os diretores.

Demais áreas
Até o momento, o Ciclo de Reuniões por Área Temática da Extensão Universitária já promoveu encontros com professores das áreas de Direitos Humanos e Justiça, Meio Ambiente, Comunicação e Tecnologia e Produção. Em dezembro, com o começo do próximo semestre letivo, a Proex finalizará o ciclo, com as reuniões das áreas Educação, Saúde, Trabalho e Cultura.

Outras informações: (32) 2102-3971