Proex se reúne com professores de Direitos Humanos e Justiça e define coordenadores para a área

Pró-reitor Marcelo Dulci debate a área de direitos humanos e justiça com professores e alunos (Foto: Tatiane Oliveira/Proex)

Na última quinta-feira (17), a Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (Proex/UFJF) promoveu a primeira das oito reuniões por área temática de extensão. O encontro foi realizado no Auditório da Faculdade de Direito e teve como tema Direitos Humanos e Justiça.

Cerca de 30 professores e alunos que desenvolvem ou pretendem desenvolver ações extensionistas na área temática estiveram presentes. Na ocasião, foi proposta uma coordenação para a área de Direitos Humanos e Justiça e foram definidos representantes para o Conselho Setorial de Extensão e Cultura.

Para a coordenação, foram escolhidos os professores Leonardo Carneiro, do curso de Geografia, Emmanuel Pedroso, de Arquitetura e Urbanismo, Juliana Perucchi, de Psicologia e Maíra Fajardo e Joana Machado, ambas representantes da Faculdade de Direito. Já para o Conselho Setorial, foi mantido o nome do professor Marcos Vinicio Chein, diretor da Faculdade de Direito, e como seu suplente foi indicado o professor Leonardo Carneiro.

Para Joana Machado, a reunião permite uma maior integração para que a extensão se torne mais sólida (Foto: Tatiane Oliveira/Proex)

Para a pró-reitora adjunta de extensão Maria Lúcia Polisseni, a intenção das reuniões é tentar organizar a extensão por suas diferentes áreas temáticas. “Nos últimos anos, a UFJF não tem se reunido para discutir essas áreas. Por isso, juntamente com os representantes da coordenação escolhidos na reunião, queremos definir as políticas da extensão para os próximos anos.”

Articulação
Para a professora Joana Machado, a reunião é de suma importância para divulgar os projetos extensionistas da área. “A extensão na Faculdade de Direito ainda é um passo que precisamos dar com maior firmeza. Com a discussão aqui proposta, poderemos fazer uma integração para que possa surgir uma extensão mais sólida.” A docente ainda destaca que a faculdade poderá contribuir na medida em que existe uma ligação entre o direito e a área proposta. “Nós discutimos muito a área de direito e vivenciamos isso na prática do aluno e dos professores. Por isso, podemos contribuir com a noção de justiça e de como defender os direitos humanos.”

Para o professor Emmanuel Pedroso, a discussão sobre a extensão permitirá a criação de novos projetos (Foto: Tatiane Oliveira/Proex)

Já o professor Emmanuel Pedroso acredita que o encontro permitirá a criação de novos projetos que fortalecerão ainda mais a extensão. “Temos a oportunidade de fazer uma aproximação entre a academia e a comunidade. Com a reunião, teremos uma troca de experiências e de informações que poderá enriquecer vários projetos que estão sendo apresentados.”

Para o estudante do quinto período de Geografia, Guilherme Goretti, discutir temas relacionados à extensão é imprescindível para uma universidade. “Precisamos estar presentes nos encontros e propor novos temas a fim de possibilitar o crescimento e desenvolvimento da extensão.”

Próximas reuniões
No mês de junho, a Proex realizará uma nova rodada de reuniões com as demais sete áreas temáticas. O encontro tem por objetivo explicar a organização por área temática do Fórum de Pró-reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (Forproex/Renex); propor coordenação das diferentes áreas temáticas; escolher representantes para o Conselho de Extensão e Cultura da UFJF e definir a programação de ações extensionistas para o segundo semestre deste ano.

Outras informações: (32) 2102-3971