Fechar menu lateral

UFJF adota campanhas de coleta seletiva no campus

Recipientes usados para coleta seletiva na UFJF

Em defesa do meio ambiente, setores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) já se preocupam em implantar o sistema de coleta seletiva de lixo, destinando de forma correta os resíduos produzidos na instituição. Exemplo disso é a Campanha “Recicla-me ou te devoro”, que incentiva práticas e ações sustentáveis que se espalham com cada vez mais frequência na UFJF. Atualmente, o projeto de descarte correto dos materiais está sendo adotado pelo Instituto de Ciências Humanas (ICH). “Só estamos aguardando a chegada dos coletores de lixo para o projeto ser colocado em prática. Estamos conscientes de que essas ações estão se tornando cada vez mais necessárias não só pelo volume de material produzido, mas pela melhoria da qualidade de vida de todos, além de proporcionar economia de custo”, explica Eduardo Condé, responsável pelo programa no ICH.

Na Central de Atendimento e na Pró-Reitoria de Recursos Humanos (PRORH), a coleta começou em agosto do ano passado. A idealizadora do projeto é Daniela Lisieux, assistente em administração e responsável pela comunicação interna da PRORH. Ela conta que a ideia visa à conscientização dos universitários e servidores a fim de poupar material. “No princípio da implantação, houve rejeição por parte das pessoas, mas, depois de algumas semanas, elas passaram a perceber a importância do projeto e logo aderiram. Hoje, os funcionários já economizam papel para impressão e trazem o próprio copo de casa, diminuindo o consumo de copos descartáveis.”

Segundo Daniela, a Paraibuna Embalagens fornece os coletores e a Select Reciclagem recolhe e recicla o material, diminuindo desta forma os impactos no meio ambiente. Daniela também dá suporte técnico às unidades da universidade que se interessem na prática da coleta seletiva, como ocorreu no novo ICH. “Eu verifico as condições do local e nomeio um responsável pelos coletores. A ideia tende a se espalhar.”.

No Instituto de Ciências Biológicas (ICB), a professora Ana Cristina Atalla também aderiu à iniciativa. Ela lançou um projeto, que irá implantar no ICB vários pontos de coleta dos diferentes tipos de resíduos, inclusive o papa-pilhas, um coletor de pilhas, baterias e celulares. Segundo Ana Cristina, o projeto entusiasmou os estudantes. “Estamos fazendo reuniões semanais para sempre renovarmos a forma de conscientização dos alunos e funcionários, mas o retorno está sendo otimista, pois os alunos estão se engajando no projeto.”

Para a aluna do curso de Nutrição, Tássia Siviero, as atitudes sustentáveis adotadas na Universidade têm também grande importância fora da instituição. “Criamos o hábito de trabalhar corretamente com o lixo e levamos o aprendizado para dentro de casa. Com isso, nossos familiares acabam aprendendo.”

No departamento de Química, o projeto teve adesão da professora Denise Lowinsohn, que diz que o maior problema no local era o descarte de recipientes de vidro, provenientes de materiais reagentes. “A Select Reciclagem até então não trabalhava com vidro, mas a partir da iniciativa, ela passou a recolhê-lo e destiná-lo de forma adequada.”

Lixo reaproveitado

Produtos criados com materiais recicláveis

Papéis, plásticos e garrafas pet são considerados resíduos sólidos e, após descartados, podem se tornar arte. A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (Intecoop/UFJF) acompanha grupos que produzem artesanato tendo o lixo como matéria prima. Um exemplo é a “Lixarte – do lixo à arte”, que trabalha com garrafas pet na confecção de pufes e poltronas. “Diversos materiais que não aproveitamos em casa podem se tornar artigos de grande utilidade”, explica Reginaldo Barbosa, coordenador da Lixarte há seis anos.

A Secretaria de Comunicação da UFJF, por meio da campanha “Recicla-me ou te devoro”, está transformando banners em ecobags, bolsas confeccionadas a partir de lona. As ecobags são distribuídas em variados eventos na Universidade com o objetivo de alertar alunos e funcionários a respeito do reaproveitamento de lixo. A Secretaria de Comunicação está recebendo doação de banners para a confecção das ecobags. Os interessados devem entrar em contato, por meio dos telefones 2102-3968 ou 2102-3969.

Outras informações: Intecoop/UFJF – (32) 2102-3397