Lixarte e Trabalharte participam de exposição no Folkcom

Produtos produzidos pela Lixarte e Trabalharte são expostos durante o Folkcom

As cooperativas Lixarte e a Associação Pró-saúde Mental Trabalharte, ambas vinculadas à Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Federal de Juiz de Fora (Intecoop/UFJF), realizam nesta quinta (5) e sexta (6) uma exposição de produtos artesanais na Faculdade Estácio de Sá, onde está acontecendo parte das atividades da XIV Conferência Brasileira de Folkcomunicação (Folkcom). O evento está sendo organizado pela Faculdade de Comunicação da UFJF, pelo Programa de Pós-graduação (Ppgcom) e pela Faculdade Estácio de Sá (FES-JF) e tem como tema o artesanato no processo comunicacional, escolhido por estar presente na cultura mineira.

A Lixarte é uma associação de artesãos que tem o lixo como matéria-prima e transforma resíduos descartáveis em utensílios de grande utilidade. Reginaldo Barbosa, o Bulu, é coordenador do grupo há cerca de seis anos e conta que o material utilizado para a confecção das peças é doado pela vizinhança. Segundo ele, a exposição será composta de poltronas e puffs feitos com garrafas pet recebidas pelos vizinhos.

Já a Trabalharte é composta por pacientes da rede pública de saúde mental de Juiz de Fora, que são encaminhados ao Centro de Vivência Recrear com o objetivo de estimular sua capacidade criativa. Lá são oferecidas diversas oficinas, inclusive de artesanato. Ilka Soares, coordenadora da associação, se considera satisfeita com o trabalho desenvolvido. “Os resultados são perceptíveis nas pessoas envolvidas no projeto”. Segundo o professor Petrônio Barros, coordenador da Intecoop, as atividades possibilitam o diálogo dos pacientes com a sociedade. A associação produz e irá expor bolsas, carteiras, nécessaires, lixeiras para carros, camisetas, entre outras peças pintadas à mão.

Folkcomunicação
Em decorrência de estudos do jornalista Luiz Beltrão, o termo folkcomunicação surgiu com a proposta de desempenhar a comunicação dos setores marginalizados da sociedade, possibilitando sua participação na mídia, além de promover intercâmbio de informações por agentes ligados de alguma forma ao folclore.

Exposição

A exposição artesanal será realizada nos dias 5 e 6 de maio, das 17h às 21h, na Faculdade Estácio de Sá, situada na rua João Goulart 600, Cruzeiro do Sul.

Outras informações: Intecoop: (32) 2102-3397