Memorial da República Presidente Itamar Franco

A foto mostra a fachada do Memorial da República Presidente Itamar Franco. À frente do Memorial, há uma placa informando o nome do prédio e, à esquerda, a rampa que dá acesso ao primeiro andar.

A gênese do MEMORIAL DA REPÚBLICA PRESIDENTE ITAMAR FRANCO encontra-se no Instituto Itamar Augusto Franco, criado, em 2002, com a determinação de guarda de expressivo acervo, que permite conferir parte significativa da recente história da República e a trajetória de vida pública e política de seu titular.

Em dezembro de 2010, o Conselho Superior da Universidade Federal de Juiz de Fora aprovou a incorporação do acervo histórico-cultural, doado naquele ano pelo ex-presidente Itamar Franco à UFJF. Em 7 de julho de 2014, o Consu, por unanimidade, aprovou a criação e o regimento do Memorial.

Ao acolher este acervo, constituído por arquivo de documentos e imagens, biblioteca e objetos pessoais, a UFJF construiu um espaço específico, no centro da cidade, ao lado do Museu de Arte Murilo Mendes, que abriga a coleção de arte do poeta juiz-forano, reunida em Juiz de Fora graças ao esforço do então presidente Itamar Franco e de seus colaboradores junto à viúva do poeta.

A UFJF, ao instituir o MEMORIAL DA REPÚBLICA PRESIDENTE ITAMAR FRANCO, salvaguarda um significativo recorte da memória da República Federativa do Brasil. Além do projeto arquivístico, o Memorial vem fortalecer a missão da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) no exercício de estudos e investigações sobre as políticas públicas de caráter histórico e contemporâneo do sistema político brasileiro, em especial do recorte da vida política, econômica e cultural da cidade.

Telefone: (32) 2102-3594

Site: www.mrpitamarfranco.com.br (abre em nova janela)

Confira algumas imagens do Memorial Itamar Franco

A imagem apresenta o saguão do Memorial da República Presidente Itamar Franco. Na foto, temos dois contornos de perfil do rosto do presidente. Os contornos na cor cinza, apoiados em um balcão arredondado, exibem dois quadros verdes que trazem informações a respeito de sua visão social. Ao fundo, uma linha do tempo com fatos importantes de sua história.

Saguão do MRIF

A imagem mostra um painel que estampa um recorte da vida pública, política e econômica do presidente Itamar Franco. O painel conta com fotos coloridas, preto e branco e em sépia. Além disso, a bandeira do Brasil também está disposta ao lado painel.

Painel Itamar

A foto apresenta a Sala de Vídeo do Memorial, com algumas cadeiras enfileiradas, além de fotos marcantes da trajetória de vida de Itamar Franco, que são exibidas na parede do espaço.

Sala de Vídeo