Você está em: Edições > Edições > Volume 8, n.1 – 2018 - Volume Especial II – Colóquio de Letramento, Linguagem e Ensino
TEMA 1: ENSINO DE ESCRITA
(11-28) INFOGRAFIA COMO ESTRATÉGIA PARA ENSINO DE LEITURA E ESCRITA DE TEXTOS MULTIMODAIS
Cláudia Ribeiro Rodrigues
(29-41) CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DA LINGUÍSTICA APLICADA PARA A AQUISIÇÃO DA ESCRITA
Victória Ramos Régis Maciel
Hellen Teixeira Silva
Tatiane Portela Vinhal
Renata Junqueira de Souza
(59-73) ESCRITA DOCENTE: POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO
Rosangela Padilha Thomaz dos Santos
Flávia Elisa Vargas Chamon
Cristiane Regina Silva Dantas
Eliana Crispim França Luquetti
(96-109) COMPETÊNCIA COMUNICATIVA E O TRABALHO COM O TEXTO ARGUMENTATIVO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Mariana Vieira Domingues
Lara Nascimento Scherrer
TEMA 2: ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
Raquel Fellet Lawall
(135-144) ESTRATÉGIAS SOCIAIS UTILIZADAS DENTRO E FORA DA SALA DE AULA
Flávia Luciana Campos Dutra Andrade
(145-156) O USO DE ESTRUTURAS PASSIVAS EM ESPANHOL POR ALUNOS BRASILEIROS
Laís Lagreca de Carvalho
Raquel Fellet Lawall
(157-176) O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA NA ESCOLA PÚBLICA NOS DISCURSOS DOS PROFESSORES
Renata H. P. Pucci
Michelle Rie Hashimoto
Tufi Neder Neto
(196-202) SIMULAÇÃO DE UM SPEED DATING COMO TÉCNICA DE CONVERSAÇÃO EM TURMAS DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA
Flávia Rodrigues de Souza
Idalena Oliveira Chaves
(203-217) REFLEXÕES SOBRE O MEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ADICIONAL NO INTERCÂMBIO
Luana Cristina de Oliveira Santos
(218-226) ENSINO DE PLE PARA SURDO BRASILEIRO: EXPERIÊNCIAS DAS PARCERIAS EM UM PREPARATÓRIO PARA PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA PORTUGUESA PARA ESTRANGEIROS
Marina de Paulo Nascimento
Glauber Heitor Sampaio
(227-233) REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE DE LÍNGUAS ADICIONAIS SOB A PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA DE MULTILETRAMENTOS
Renata de Souza Gomes
TEMA 3: FORMAÇÃO DE PROFESSORES
(234-248) FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E O PROCESSO ARGUMENTATIVO
Marília Berberick
(249-265) BRINCAR JUNTO, INTERAGIR COM OS BEBÊS: REFLEXOS DA FORMAÇÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Michelle Duarte Rios Cardoso
Deniele Pereira Batista
(283-291) DOCENTES EM FORMAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA PENSAR A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
Jacqueline Martins da Silva
(292-308) FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO ALFABETIZADOR
Rita de Cássia Barros de Freitas Araujo
Daiane Ferreira De Freitas Silva
(320-327) PROBLEMATIZAÇÕES DOS USOS DA TEORIA DE JEAN PIAGET NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Gabriella S. Ebeling
Júlia M. C. Pereira
(328-339) A BRINQUEDOTECA E SUAS POTENCIALIDADES NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE
Géssica Pereira Monteiro Rangel
Bárbara Viana Villaça
(340-351) LETRAMENTO E EDUCAÇÃO SOCIAL
Luciana Aparecida de Paula Silva
Elaine Aparecida de Oliveira Assunção
(352-368) O ENSINO DE LIBRAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: QUAIS PERSPECTIVAS?
Emmanuelle Felix dos Santos
Wilson Pereira de Jesus
(369-381) FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO E O PROGRAMA GESTAR: UM ESTUDO SOBRE A CONCEPÇÃO DE LINGUAGEM NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Tânia Maria Nunes Nascimento
(382-398) A IDENTIDADE DO FORMADOR DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: UM PROCESSO EM CONSTITUIÇÃO
Fernanda De Araújo Frambach
Nanci Rodrigues Orrico
Elizeu Clementino de Souza
(416-428) A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA POR MEIO DO DISCURSO EM CONTEXTO ONLINE
Valkíria Bento Luiz
(429-443) PESQUISAS EM EDUCAÇÃO SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Priscila de Andrade Barroso Peixoto
Eliana Crispim França Luquetti
(444-461) ATO ÉTICO E ATO ESTÉTICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA PEDAGOGIA DO OLHAR POR MEIO DO CINEMA BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO
Marina Alvarenga Botelho
Marco Antonio Villarta-Neder
(462-469) DIÁLOGOS SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES LEITORES A PARTIR DE UMA VIVÊNCIA DE LEITURA LITERÁRIA
Márcia Mariana Santos de Oliveira
Ana Maria Moraes Scheffer
(470-479) FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EM PAUTA DESENVOLVIMENTO MORAL E A CONSTRUÇÃO DE VALORES
Mônika Marja Silveira Consentino
Sandrelena da Silva Monteiro
(480-491) A REGIÃO DO NORTE FLUMINENSE E A ALFABETIZAÇÃO CULTURAL NA FORMAÇÃO CONTINUADA
Jackeline Barcelos Corrêa
Amaro Sebastião de Souza Quintino
(492-501) O LÚDICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES DA BRINQUEDOTECA NA CAPACITAÇÃO DOCENTE
Luciana da Silva Almeida
João Batista da Silva Santos
(502-511) A FORMAÇÃO CONTINUADA DE REDE E EM REDE: UMA ARTICULAÇÃO NECESSÁRIA PARA MELHORIAS NO ENSINO
Luciana Castro
(512-519) A AUTO – HETEROECOFORMAÇÃO TECNOLÓGICA DO PROFESSOR DE INGLÊS NAS REDES PÚBLICAS DE ENSINO ESTADUAL E MUNICIPAL DE SÃO PAULO
Carla Cíntia Luz
(529-533) OS CURSOS DE PEDAGOGIA E A FORMAÇÃO DAS (OS) PROFESSORAS (ES) PARA A PRÁTICA DOCENTE NA CRECHE: REALIDADE E DESAFIOS
Juliana Lima da Silva
Patricia Maria Reis Cestaro
Ana Lucia Gomes de Souza
Liliane Neves
(542-550) RELATOS DE EXPERIÊNCIA EM FORMAÇÃO CONTINUADA: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DA REDE MUNICIPAL DE JUIZ DE FORA
Maria Olinda Venancio
Queila Adriana de Alcântara
(551-561) O PIBID NA TECEDURA DA POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Iago Pereira dos Santos
Eliana Crispim França Luquetti
TEMA 4: LEITURA EM DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO E PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES
(562-571) ESCRITAS DA DOR: ENTRE O SILÊNCIO E A REPRESENTAÇÃO
Roberta Cristina de Oliveira Saçço
(572-579) CRONOTOPO E EXOTOPIA NO SERIADO THE FOLLOWING: LEITURAS DE LIMITES ENTRE REALIDADE E FICÇÃO
Guilherme Augusto de Figueiredo Carneiro
Marco Antônio Villarta-Neder
(580-589) A LEITURA DE ALGUNS CLÁSSICOS ATRAVÉS DE JOGOS MATERIAIS/VIRTUAIS ELABORADOS EM SALA COM OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Renato Cassim Nunes
Terezinha Cristina Martins
(590-598) O QUE É INTERDISCIPLINARIDADE? EM BUSCA DE UMA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR NAS ESCOLAS BRASILEIRAS ATUAIS
Ana Carolina Vieira de Brito
Jessica Oliveira Farias
(599-614) PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Josieli Almeida de Oliveira Leite
(615-624) ABORDAGENS INTERSEMIÓTICAS E ENSINO DE LITERATURA E LÍNGUA PORTUGUESA PARA GRADUANDOS SURDOS
Valéria Campos Muniz
Danielle Cristina Mendes Pereira
José Leandro Peters
Rafaela Andrade Savino de Oliveira
Amaro Sebastião de Souza Quintino
Jackeline Barcelos Corrêa
(646-653) SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM SALA DE AULA: OS IMPACTOS DO PACTO NO TRABALHO INTERDISCIPLINAR
Graziele Ramos da Conceição Cácio
(654-661) PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NA ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E PESSOAL DE JOVENS ALUNOS
Cristiane Elvira de Assis Oliveira
Vania Fernandes e Silva
(671-680) O CASAMENTO DA PRINCESA: UMA AVENTURA ESTÉTICA E HUMANIZADORA
Maiara Ferreira de Souza
Marcela Brasil Galvão
(681-691) UMA PROPOSTA DE RE(LEITURA) POÉTICA COM AUXÍLIO DO QR CODE
Wesley Henrique Avemédio Filgueiras
(692-700) TRAJETÓRIAS FORMATIVAS DOCENTES: ALGUNS ELEMENTOS DE ANÁLISE
Carla Patrícia Quintanilha Corrêa
Revista Práticas de Linguagem
Acessos desde 25/06/2013: 37,735