Você está em: Edições > Edições > Volume 7, n.3 – 2017 Volume Especial I – Colóquio de Letramento, Linguagem e Ensino
Tema 1: TECNOLOGIAS E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E MULTILETRAMENTOS
(11-26) Construindo entendimentos sobre a gramática: em busca de um ensino significativo
Patrícia Graeff
(27-39) Os multiletramentos em sala de aula: potencialidades do gênero tiras de humor
Francieli Aparecida Dias
(40-54) Dos letramentos aos multiletramentos: uma evolução das sociedades humanas
Letícia Campos Silva
Sandra Mara Pereira Martins
(55-76) Adolescentes, desenvolvimento humano e cibercultura: as vivências dos jovens em formação e o ambiente comunicacional contemporâneo
Sebastião Gomes de Almeida Júnior
Edmilson Francisco
Ilsa do Carmo Vieira Goulart
(92-99) Inovação tecnológica: plataforma de acessibilidade para estudantes do ensino superior
Isabela Martins Miranda
Pedro Sacramento
(100-115) Mapeamento local dos materiais didáticos e competências pedagógicas voltadas para inclusão: o caso da UFV
Carolina Macedo Lopes
Camila Aparecida Carneiro Fernandes
(116-133) Multiletramentos e professores em formação: um olhar crítico para o letramento digital
Luís Carlos de Oliveira
Alessandra de Oliveira Costa
Andressa Christine Oliveira da Silva
Nívia de Oliveira Paiva
(144-152) Netiqueta: reflexões sobre o comportamento e o uso da língua
Caroline Souza Ferreira
Thais Fernandes Smpaio
Daniela França Chagas Batista Valente
Tema 2: ANÁLISE LINGUÍSTICA
Jacqueline Aparecida dos Santos Guedes
Natália de Oliveira Gomes
(173-182) O papel da pontuação na escrita dos alunos da EJA
Cláudia Aparecida Ferreira Ferraz
Natália Sathler Sigiliano
Denise Pereira Rebello Viglioni
Natália Sathler Sigliano
Anna Carolina Ferreira Carrara Rodrigues
Tema 3: ENSINO DE LITERATURA
Francyane Canesche de Freitas
Francis Paulina Lopes da Silva
Rosane Queiroga Eliotério
Marco Aurélio de Sousa Mendes
(231-241) Da idealização à objetividade: uma abordagem da estética realista no Ensino Médio
Margareth Andrade Morais
Rafael Guimarães Nogueira
Fernanda Vivacqua de Souza Galvão Boarin
Luana Fernandes Sofiati
Tema 4: ENSINO DE LEITURA
(251-261) A importância da leitura na formação cidadã no Ensino Fundamental II
Flaviane Gonçalves Corrêa
Laís Lagreca de Carvalho
(262-274) Tecendo saberes e construindo entendimentos sobre práticas de leitura à luz da prática exploratória
Andréia Mello Rangel
Claudia Alves Pereira Braga
Míriam Fernanda Costa
Vanessa Teixeira Ribeiro
(318-331) O PNAIC em Ouro Preto: a voz das professoras alfabetizadoras
Regina Aparecida Correa
Hércules Tolêdo Corrêa
(332-338) Ciranda Literária: a formação de pequenos leitores
Ariane rodrigues gomes leite godoy
Mariana Fonseca
(339-347) A diversidade cultural e o ensino da língua
Aira Suzana Ribeiro Martins
Fernanda Abreu Gualhano
Adrieli Laviola Bonjour da Silva
(360-372) Práticas de leitura e de escrita: o desafio do letramento
Paola Cordeiro Fernandes
(373-383) Clube da leitura: um novo olhar sobre os livros infantis
Vanessa de Souza Rosado Drago
Tema 5: PRÁTICAS DE ORALIDADE
Marcia Cristina Mendes de Freitas
Aline Salucci Nunes
Carolina Scali Abritta
(415-423) Desenvolvendo a oralidade por meio da literatura
Sara Helena da Costa Freitas
Josina Augusta Tavares Teixeira
(424-432) Prática de oralidade na educação de jovens e adultos
Jairo Moratório do Carmo
Thais Fernandes Sampaio
(433-440) Roda de versos: pretextos para brincar, compartilhar e encantar
Maria Rosana do Rêgo E Silva
Ana Rosa Costa Picanço Moreira
(441-448) Brincadeiras daqui pra lá: as diversas linguagens na Educação Infantil
Miriam Nogueira Duque Villar
Nilcéa Beatriz Jenevain Braga
Tema 6: ALFABETIZAÇÃO
(449-457) A expectativa dos pais quanto à alfabetização na educação infantil
Ludmylla Karinne Trigueiro Meireles
(458-466) Alfabetizando interdisciplinarmente com o PIBID
Maria De Lourdes da Silva Toledo
Cláudia Avellar Freitas
(467-478) Alfabetizar brincando não é brincadeira
Daniela dos Santos Lima
Denise Dias de Carvalho Sousa
Iduméa de Souza Fernandes Ramos
Ilsa do Carmo Vieira Goulart
Ângela Rita Christofolo de Mello
Albina Pereira de Pinho Silva
Renata Silva Cruz
Cilene do Carmo Gregório
(517-530) O processo reverberativo da voz do aluno na formação continuada do professor alfabetizador
Letícia Santos da Cruz
Ludmila Thomé de Andrade
(517-530) As belezas do rio aos olhos encantados de uma criança
Denise Barreto de Resende
(541-547) Nomes e sobrenomes: possibilidades nos primeiros passos da alfabetização de crianças
Patrícia Ferreira Duarte
Carolina Alves Mata Gasparete
Ellen de Paula Moreira Abreu
Kalinka Aparecida Fófano dos Santos
Tema 7: CURRÍCULO
Joana Henrique Rinco
Tairine Francisquini Da Silva
(576-591) Questões de letramento a partir do gênero notícia
Simone Miranda Fernanes Alvarenga
Mauricéia Silva de Paula Vieira
Helena Maria Ferreira
Isabella Bacha Ferreira
Ana Lucia Werneck Veiga
Lucia Helena Schuchter
Tema 8: TRABALHO DOCENTE
Iara Lopes da Silva
Célio da Silveira Júnior
Tema 9: LETRAMENTOS, GÊNERO E SEXUALIDADE
Jaciluz Dias
(668-681) O Pibid pedagogia da UENF: estímulo à autoria pela escrita solidária
Rysian Lohse Monteiro
Eliana Crispim França Luquetti
(682-689) Uma pesquisa como ensaio: exercitando uma docência
Leiliane Aparecida Gonçalves Paixão
Revista Práticas de Linguagem
Acessos desde 25/06/2013: 37,735