Chamadas para publicação – 2018

Data: 30 de março de 2018

A Revista Práticas de Linguagem está com duas chamadas abertas para publicação:

VOLUME 8, n. 2 – 2018

Ensino de Língua Portuguesa

O volume “Ensino de Língua Portuguesa” objetiva divulgar artigos, relatos e resenhas resultados de pesquisas e práticas pedagógicas que envolvam o ensino de língua portuguesa na escola básica, com foco em leitura, escrita, oralidade, variação, análise linguística, multiletramentos, currículo e demais eixos referentes ao trabalho escolar com língua materna.

São bem-vindos trabalhos realizados no âmbito do ProfLetras, de projetos de extensão e demais projetos que fortaleçam a relação universidade-escola (com exceção de PIBID, que foi tema de volume especial em 2017).

Organizadores: Dr. Acir Mario Karwoski (UFTM) e Profa. Dra. Rosângela Rodrigues Borges (UNIFAL)

Data final para recebimento dos trabalhos: 04 de maio de 2018

Envio dos trabalhos: apenas pelo email rpl2018.lingua@gmail.com

Previsão de publicação – agosto de 2018

VOLUME 8, n. 3 – 2018

Literatura e escola

O volume “Literatura e Escola” tem por objetivo apresentar um panorama atual de reflexões e práticas voltadas para o ensino de Literatura tanto na Educação básica quanto na superior, reunindo relatos de experiência, artigos e resenhas que tenham como foco práticas de leitura e de escrita que promovam o letramento literário na escola; a Literatura no Currículo de Língua Portuguesa; critérios de seleção de textos para a formação do leitor literário; a relação entre imagem e texto no domínio da Literatura;  o papel da literatura infantil e juvenil na formação do leitor; o uso do livro didático no ensino de Literatura; a formação do professor de Literatura; o ensino de Literatura em aula de Língua Estrangeira; entre outros tópicos que possam ser incluídos nessa discussão.

São bem-vindos trabalhos realizados no âmbito do ProfLetras, de projetos de extensão e demais projetos que fortaleçam a relação universidade-escola (com exceção de PIBID, que foi tema de volume especial em 2017)

Organizadoras: Dra. Elza de Sá Nogueira (UFJF) e Dra. Érika Kelmer Mathias (UFJF)

Data final para recebimento de trabalhos: 01 de junho de 2018

Envio dos trabalhos: apenas pelo email  rpl2018.literatura@gmail.com