Inscrição em disciplina isolada Mestrado e Doutorado

Data: 15 de janeiro de 2020

Período: 05/03 – das 9:30h às 17:30h a 06/03 – das 8:30h às 17:30h

Critérios:

a) O critério adotado será a ordem de chegada na Secretaria do Mestrado, nos horários acima determinados. A solicitação deverá ser feita pessoalmente ou por  procuração devidamente registrada.

b) Os candidatos interessados em cursar disciplina isolada no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social deverão atender ao disposto no Regimento Interno do Programa, a saber:

1. Sobre a possibilidade de cursar as disciplinas: “Art. 47- regimento interno do programa: Ao discente especial de disciplina isolada será permitido cursar até, no máximo, duas (02) disciplinas do Programa.” (Incluindo reprovações anteriores).
  2. Sobre os documentos necessários para a matrícula: “Graduado não inscrito no programa, seja ou não discente de outro programa de Mestrado ou Doutorado, poderá requerer matrícula como discente especial em disciplina isolada, mediante entrega dos seguintes documentos: a) Fotocópia autenticada do diploma de graduação; b) Fotocópia da Carteira de Identidade e CPF; c) No caso de aluno de outro Programa de Pós-Graduação, nível mestrado ou doutorado, comprovante de matrícula no curso; d) Outros documentos que venham a ser considerados necessários pelo Coordenador do Programa ou pelas instâncias competentes da UFJF”

Ouvintes: Para candidatos do mestrado que não quiserem ter vinculo de matricula ou que não conseguirem se matricular, há a possibilidade de assistir as aulas como ouvintes. Para este caso, tratar direto com professor. Candidatos do doutorado que quiserem assistir as aulas como ouvintes, é necessário ser portador(a) do título de mestre e também tratar direto com professor.

Disciplinas disponíveis para o mestrado:

Disciplina: Serviço Social e Questão Social

Ementa: O significado sócio-histórico da profissão: particularidades do Serviço Social na sociedade brasileira, fundamentos e o debate contemporâneo. Fundamentos da questão social e sua radicalização da atualidade. O Serviço Social internacional e as suas particularidades  na América Latina O debate da questão social no Serviço Social. Projeto ético-político: desafios para a formação e exercício profissional.

Docentes: Profa. Dra. Carina Berta Moljo e Profa. Dra. Alexandra Eiras

Dia: Quinta-feira, 18h às 21h (De 12/3 a 9/7)

Disciplina: Teoria Social e Sociologia Clássica

Docente: Prof. Dr. Rodrigo Souza

Dia: Quarta-feira 18h às 21h (De 11/3 a 8/7)

Disciplina: Território, Sociedade e Serviço Social

Ementa: O objetivo desta disciplina é fornecer aos alunos um roteiro para a reflexão de elos teóricos e históricos entre território (espaço geográfico), sociedade capitalista e as contradições da urbanização na atualidade.

Docentes: Profa. Dra. Elizete Menegat e Profa. Dra. Maria Helena Elphídio

Dia: Quarta-feira de 15h às 18h

—————————————————————————————

Disciplina disponível para o doutorado:

Disciplina: Teoria Social Contemporânea

Ementa: Acumulação e reprodução ampliada do capital. A lei tendencial da queda da taxa de lucro. O capital portador de juros. Análises da crise contemporânea do capital: István Meszáros, David Harvey e François Chesnais

Docente: Prof. Dr. Ronaldo Vielmi

Dia: Quinta de 9h às 12h (De 12/3 a 9/7)

Período: 1º semestre

Disciplina: Fundamentos do Serviço Social

Ementa: Teorias sociais contemporâneas e repercussões para as expressões da questão social. A teoria política e econômica do neoliberalismo frente às questões das políticas sociais. Os fundamentos do pensamento pós-moderno e limites de sua crítica à sociabilidade do capital.

Docente: Profa. Dra. Marilda Iamamoto e Profa. Dra. Maria Lúcia

Dia: Quarta 15h às 18h (De 11/3 a 8/7)

Período: 1º semestre