Aula Magna: “Estudos literários: onde estamos, de onde viemos, para onde vamos” – Prof. Roberto Acízelo de Souza (UERJ)

Estudos literários_ onde estamos, de onde viemos, para onde vamos

Prof. Dr. Roberto Acízelo de Souza: Licenciado em Inglês (Universidade Santa Úrsula, 1970) e em Português-Literaturas (Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 1971), bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais (Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1972), mestre em Letras – Teoria da Literatura – (Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1974) e doutor em Letras – Teoria da Literatura – (Universidade Federal do Rio de Janeiro,1980), fez estudos de pós-doutorado na área de Literatura Brasileira (Universidade de São Paulo, 1994-1995). Professor de Teoria da Literatura de 1977 a 2002 na Universidade Federal Fluminense, atualmente é professor titular de Literatura Brasileira da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Dedica-se à Literatura Brasileira e à Teoria da Literatura, com interesse especial na história e nos fundamentos conceituais dos estudos literários, bem como na historiografia da literatura brasileira.