OFICINA DE VIVÊNCIAS MUSICAIS

LOCAL: ANFITEATRO DA FALE.

QUARTAS-FEIRAS DO 1º SEMESTRE DE 2017, de 11:00 às 12:30.

PÚBLICO ALVO: Alunos do PPGLetras Estudos Literários; alunos da FALE e comunidade acadêmica interessada.

OFICINEIRA: DOUTORANDA FABRÍCIA VALLE.

EMENTA:

A presente oficina surge como extensão da tese de doutoramento em processo intitulada “A sincopa na construção da identidade cultural”sob a orientação do professor Alexandre Graça Faria. O trabalho consiste no exercício de abordar a literatura como sendo forma de expressão humana realizada não somente pela escrita tradicional, de modo a tomamos a arte literária em uma dimensão ampliada e movimentamo-nos no sentido de perceber outras possibilidades de produção da mesma.

De modo geral, incidimos no fato de tomarmos as movimentações culturais e artísticas como manifestações literárias e vice-versa. Mais especificamente sugerimos experimentar aspectos relativos à dimensão sensível  de produções musicais e sentir em que medida essa relação vem se estabelecendo na cultura brasileira em termos de textura sonora, temática, corporeidade e enquanto modo de produção de presença.

Assim sendo, mediar vivências em música corporal no âmbito acadêmico configura-se como uma extensão e parte do projeto de pesquisa em andamento.     Nesse sentido, a música corporal surge como mecanismo mediadora dessa sensação de presença e busca na linguagem percussiva a ferramenta para ampliar a  percepção e compreensão do fazer musical, de modo sensível e processual. Essa ideia justifica-se pela necessidade de evidenciarmos a experiência musical  enquanto dispositivo  ao despertar  e desenvolvimento da sensibilidade. A oficina tem  caráter prático e busca experimentar o fazer   musical na dimensão da cultura,  como prática social humana. Nesse sentido, a música tende a funcionar, além de como linguagem artística, enquanto dispositivo de produção de saberes e conteúdos sensoriais, em uma dimensão coletiva.

OBJETIVO GERAL

Desenvolver habilidades musicais e  rítmicas;

Despertar a sensibilidade humana;

Democratizar o acesso ao fazer musical;

Mediar a execução práticas transversais;

OBJETIVO ESPECÍFICO:

Vivenciar os parâmetros do som;

Experimentação dos sons do corpo;

Produzir música corporal de forma coletiva;

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

CIAVATTA, Lucas. O Passo – Música e Educação. CIP – Brasil. RJ. SNEL, 2009.

QUEIROZ, Luiz Ricardo Silva. A música como fenômeno sociocultural – perspectivas

para uma educação musical abrangente. In.:www.abemeducacaomusical.org.br

SCHAFER, Murray. O ouvido pensante. São Paulo: UNESP, 1992.