Fechar menu lateral

Docentes

PPGCOM conta com docentes em duas linhas de pesquisa: “Redes, Linguagens, Memórias” e “Processos Comunicacionais e Interfaces Sociais”.

Coordenação:

Coordenadora: Profª Drª Claudia de Albuquerque Thomé

Vice-coordenadora: Profª Drª Telma Sueli Pinto Johnson

Redes, Linguagens, Memórias

Opções perfis docentes  Christina Ferraz Musse

 Possui mestrado (2001), doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e pós-doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2017). É professora titular do Curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). E professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF. Professora visitante da Universidade de Paris VIII, Saint-Denis, na França, onde ministrou aulas, e atuou juntos aos professores Anne- Marie Autissier e Alain Sinou, do Instituto de Estudos Europeus. É presidente da Rede Alcar – Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia, tendo sido eleita em junho de 2019, com mandato de quatro anos. É membro do Conselho Deliberativo da Federação Brasileira de Associações Científicas e Acadêmicas Comunicação – Socicom. Vice-coordenadora da GT de Estudos do Jornalismo da Associação Latino-Americana de Investigadores em Comunicação – Alaic. Atualmente, é membro do Conselho Editorial desta publicação, como também integra o Conselho Editorial da “Revista Brasileira de História da Mídia”. É líder do grupo de pesquisa COMUNICAÇÃO,CIDADE, MEMÓRIA/CNPq (COMCIME) do PPGCOM/UFJF. Participa da Rede de Pesquisa Jornalismo, Imaginário e Memória (JIM), junto com os Grupos de Pesquisa JORXXI, da Universidade Tuiuti, do Paraná, e Tecnologias do Imaginário, da PUCRS. do Rio Grande do Sul. Faz parte da Rede Telejor, de Pesquisadores em Telejornalismo, dentro da Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPjor). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Videodifusão, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, globalização, cultura, memória, cidade, identidade e televisão.

Saiba Mais
Conheça o grupo de pesquisa COMCIME

Gabriela Borges Martins Caravela  Gabriela Borges

Graduada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), mestre (1997) e doutora em Comunicação e Semiótica (2004) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou estágios de pesquisa na Universidade Autónoma de Barcelona (1996) e na University of Dublin Trinity College (2000-2002). Realizou pós-doutoramento sobre a televisão pública de qualidade no CIAC da Universidade do Algarve em Portugal (2005-2008), onde atuou como pesquisadora e professora do Mestrado e Doutorado em Comunicação, Cultura e Artes (2005-2012) e atua como Professora Adjunto na Escola Superior de Educação e Comunicação e investigadora integraada do CIAC. É professora do PPGCOM da Universidade Federal de Juiz de Fora. Em 2019-20 realizou seu segundo pós-doutorado sobre qualidade na ficção seriada iberoamericana e literacia midiática nas universidades do Algarve e Huelva (Espanha). Participa da Rede Interuniversitária Euroamericana de Investigação sobre Competência Midiática para a Cidadania – ALFAMED, sendo coordenadora da equipe brasileira composta por UFSC, UEPG, UNB, UFTM e UNISO. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Estudos Audiovisuais e Mídias digitais, atuando principalmente nos seguintes temas: Televisão, Literacia Midiática, Cinema, Artes e Mídias, Serviço Público de Televisão e Dramaturgia de Samuel Beckett.

Saiba Mais
Conheça o grupo de pesquisa Comunicação, Arte e Literacia Midiática

Frederico Braida de Paula Rodrigues  Frederico Braida Rodrigues de Paula

Graduado em Arquitetura e Urbanismo (2005) e especialista em Moda, Cultura de Moda e Arte (2015) pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Especialista em Docência no Ensino Superior (2019) pela Faculdade de Educação São Luís. Mestre em Urbanismo pelo PROURB, FAU, Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008), com intercâmbio para Universidad de Belgrano (Buenos Aires, Argentina, 2007), pelo Projeto Alfa. Mestre (2007), Doutor (2012) e Pós-doutor (2015) em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Pós-Doutor em Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Também é líder do [INTRA] – Grupo de Pesquisa em Arquitetura de Interiores, Design & Decoração, que tem por eixo principal de discussão o tema da arquitetura de interiores, do design de interiores e da decoração, seja no âmbito do projeto ou da reforma do ambiente construído. Tem experiência na área de Ambiente Construído, Arquitetura, Urbanismo e Design, com ênfase em linguagens, representação e educação gráfica, interiores e comércio; atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, desenho, acessibilidade, tecnologias de informação e comunicação e cultura digital. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (desde 2020). É vice-coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFJF. É editor-chefe da revista científica Pesquisa e Debate em Educação

Saiba Mais
Conheça o [INTRA] – Grupo de Pesquisa em Arquitetura de Interiores, Design & Decoração

Claudia de Albuquerque Thome Cláudia Albuquerque Thomé

Professora associada da Facom/UFJF, nos cursos de Jornalismo e de Rádio, TV e Internet, e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF, é líder do Grupo de Pesquisa Narrativas midiáticas e dialogias, cadastrado no diretório do CNPq. Jornalista graduada pela Escola de Comunicação da UFRJ e mestre em Comunicação e Cultura também pela ECO/UFRJ, é doutora em Ciência da Literatura (Teoria Literária) pela Faculdade de Letras da UFRJ, com Pós-doutorado em Comunicação e Cultura no PPGCOM/UFRJ, sob a supervisão da profª Drª Beatriz Becker (UFRJ). Autora do livro “Literatura de ouvido: crônicas do cotidiano pelas ondas do rádio”, pesquisa as estratégias narrativas no jornalismo, tendo como foco estudos de linguagem e representações no telejornalismo e em demais produções midiáticas, a interação do jornalismo com produções ficcionais e as crônicas nos meios de comunicação. Atuou no mercado jornalístico do Rio de Janeiro, foi coordenadora do curso de Jornalismo da Facom/UFJF, atua como vice-coordenadora do GP Telejornalismo da Intercom e como coordenadora do PPGCOM/UFJF.

Saiba Mais
Conheça o grupo de pesquisa Narrativas Midiáticas e Dialogias

Marco Aurelio Reis

 Marco Aurelio Reis

Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF, docente efetivo de educação básica na Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais e professor substituto da Faculdade de Letras da UFJF. Jornalista graduado em Comunicação Social e também em Letras (Literatura e Língua Portuguesa), tem doutorado e mestrado pelo programa interdisciplinar em Ciência da Literatura da UFRJ. Tem experiência em redações de jornais e emissoras de rádio e TV do Rio de Janeiro e como docente da educação básica e ensino superior, com ênfase em mídia-educação, atuando nos seguintes temas: Funções e Competências da cadeia produtiva do Jornalismo, Telejornalismo, Webjornalismo e Radiojornalismo.

Saiba Mais
Conheça o grupo de pesquisa Narrativas Midiáticas e Dialogias

Soraya Maria Ferreira Vieira

Comunicadora Social formada na Universidade Federal de Juiz de Fora (1985).Atuou na área como jornalista em diferentes meios, assessora de imprensa em diferentes órgãos em juiz de Fora/MG e em São Paulo/SP .Fez mestrado e doutorado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP no Programa de Pós Graduação em Comunicação e Semiótica. Atuou como professora de pós-graduação lato e strito-sensu da Pós-Graduação da Faculdade Cásper Líbero. Docente e coordenadora do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Viçosa,UFV.. Hoje é professora associada da Universidade Federal de Juiz de Fora UFJF na Faculdade de Comunicação – FACOM. É docente permanente do programa de pós-graduação comunicação e Sociedade. Faz parte do grupo de Pesquisa Redes, Linguagens e Ambientes Imersivos e integra a. Rede iberoamericana Alfamed . Suas pesquisas dizem respeito a televisão, a linguagem audiovisual, as redes sociais digitais, a transmidia, a segunda tela, a semiótica, a tecnologia e convergência de mídia e a reconfiguração estética das mídias. Fez em 2017 pós-doutoramento na PUC-SP – TIDD – Tecnologias da Inteligência e do Design Digital.

Saiba Mais
Conheça o grupo de pesquisa Conexões Expandidas

Foto

Júlia Gonçalves Declie Fagioli

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG. Mestre pela mesma instituição. Atuou como professora substituta no curso de Comunicação Social da UFMG nos anos de 2012 e 2013 e, novamente, em 2019. Coordenou e organizou o Dossiê: Documentário e Cinema de Arquivos da Revista Devires – Cinema e Humanidades. Realizou trabalho de curadoria da Mostra Contemporânea Brasileira do forumdoc.bh em 2016, e da Mostra Competitiva Internacional do Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte nos anos de 2019 e 2020. Atualmente realiza a pesquisa de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFJF onde colabora ainda como docente, coordenadora da comissão de comunicação e membro do corpo editorial do Selo Comunicação e Sociedade.

Saiba Mais
Conheça o grupo de pesquisa Comunicação, Arte e Literacia Midiática

 Mariana Ramalho Procópio  Mariana Ramalho Procópio

 Professora do Departamento de Comunicação Social, do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Doutora em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (POSLIN) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com estágio doutoral realizado na Université Paris-Est Créteil, na França. Mestre também em Estudos Linguísticos pelo POSLIN/UFMG e graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela UFV. Realizou Pós-Doutorado em Mídia e Estudos de Gênero na Lancaster University, na Inglaterra. É colíder do DIZ – Grupo de Pesquisa em Discursos e Estéticas da Diferença e desenvolve pesquisa nos seguintes temas: narrativa de vida, análise do discurso, narrativas midiáticas, estudos de gênero. Esteve de licença maternidade no ano de 2015 e no primeiro semestre de 2020.

Saiba Mais
Conheça o grupo de pesquisa DIZ (UFV) – Discursos e Estéticas da Diferença

Rennan Lanna Martins Mafra  Rennan Lanna Martins Mafra

Doutor (2011) e mestre (2005) em Comunicação, na área de concentração Comunicação e Sociabilidade Contemporânea, e graduado em Comunicação Social (2001), habilitação Relações Públicas, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Realizou estágio pós-doutoral (2021) no Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Professor Associado II, lotado no Departamento de Comunicação Social (DCM) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e credenciado no quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Docente do curso de graduação em Comunicação Social-Jornalismo da UFV, nas áreas de Teorias da Comunicação; Comunicação e Experiência; e Comunicação e Organizações. É coordenador do Pólen – Laboratório de Experimentação em Comunicação e Organizações, sediado no DCM-UFV, e co-líder do DIZ – Grupo de Pesquisa em Discursos e Estéticas da Diferença, sediado no Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável (IPPDS) da UFV. Investiga experiências públicas de sujeitxs, coletivos e organizações nas mídias contemporâneas a partir das lentes das historicidades das formas comunicacionais, da comunicação organizacional, da experiência estética e da diferença, com foco metodológico no estudo de textualidades midiáticas e materialidades da comunicação. É vice-coordenador do GT Discursos, identidades e relações de poder da Associação Brasileira de Pesquisadores em Relações Públicas e Comunicação Organizacional (Abrapcorp).

Saiba Mais
Conheça o grupo de pesquisa DIZ (UFV) – Discursos e Estéticas da Diferença

Processos comunicacionais e Interfaces Sociais

 

Alvaro João Magalhães de Queiroz

 Alvaro Joao Magalhaes de Queiroz

 Professor do Instituto de Artes e Design (IAD), do mestrado e doutorado em Comunicação (PPGCOM), na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Obteve o doutorado em Comunicação e Semiótica, pela PUC-SP, em 2002. Entre 2003 e 2006 desenvolveu pós-doutoramento em Ciências Cognitivas, no Dept. de Computação e Automação (UNICAMP) (FAPESP), e entre 2007 e 2008 em Filosofia da Ciência, no Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e na Universidad del País Vasco (EPV) (CNPq-FAPESB).  É membro do International Association for Cognitive Semiotics (IACS), coordenador do Grupo de Pesquisa em Ciência Cognitiva e Semiótica (IAD/UFJF), membro do Grupo de Pesquisa em Cognição Artificial (UEFS), pesquisador associado ao Linguistics and Language Practice Center, University of the Free State (Africa do Sul). Também é coordenador do grupo IRG (iconicity research group) (https://iconicity-group.org), onde é responsável pelo desenvolvimento de projetos relacionados a intermidialidade, multimodalidade, tradução criativa, relação arte-ciência, e pragmatismo. Suas principais áreas de atuação incluem: Filosofia da Ciência Cognitiva, Semiótica Cognitiva, Pragmatismo de C.S.Peirce, Humanidades Digitais, Intermidialidade. Entre os principais fenômenos investigados: cognição distribuída e incorporada, criatividade, tradução criativa, pensamento diagramático.

Saiba Mais
Conheça o grupo de pesquisa Iconicity Researth Group

Carlos Pernisa Júnior

 Carlos Pernisa Júnior

 Possui graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1990), mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Juiz de Fora e membro do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da mesma instituição. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Mídia Digital, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, mídia digital, jornalismo, cinema e imagem.

Saiba Mais
Conheça o grupo de pesquisa Laboratório de Mídia Digital

Eli Borges Junior

Doutor e mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Graduado em Comunicação Social pela ECA/USP e bacharel e licenciado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Seus estudos concentram-se nas áreas de comunicação digital, teoria da comunicação, filosofia e estética. Realizou projetos de pesquisa na Universidade de Roma “La Sapienza”, na Universidade de Paris 8 (bolsista BEPE-FAPESP de mestrado), orientado por Erica Magris, e na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) de Paris (bolsista BEPE-FAPESP de doutorado), sob a supervisão de Georges Didi-Huberman. Pesquisador vice-líder do Centro Internacional de Pesquisa Atopos/CNPq, integrante do Laboratório de Mídia Digital (LMD/UFJF) e membro do Sostenibilia – International Observatory of Social Theory on New Technologies and Sustainability, da Universidade de Roma “La Sapienza”. É autor dos livros “Modo de Existência Algorítmico: da verdade como imagem à imagem como verdade” (Paulus) e “Reconfigurações do Espetáculo: ação, comunicação e tecnologias – Da Grécia Antiga às redes digitais” (Annablume). No Brasil, é um dos coordenadores, junto a Massimo Di Felice, das coleções “Clássicos para a Comunicação” e “Cidadania Digital” da editora Paulus. 

Saiba Mais
Conheça o grupo de pesquisa Laboratório de Mídia Digital

Iluska Maria da Silva Coutinho

Iluska Maria da Silva Coutinho

Professora titular da Universidade Federal de Juiz de Fora é jornalista formada pela Universidade Federal do Espírito Santo (1993), mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade de Brasília (1999) e doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2003), com estágio doutoral na Columbia University (NY). Pós-doutora em Comunicação (Universidade Nova de Lisboa), integra o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF e coordena o grupo de pesquisa Núcleo de Jornalismo e Audiovisual (NJA). Atua como vice presidente do Comitê de Ética em Pesquisa em Humanos e do Colegiado do curso de Jornalismo. Desenvolve pesquisas sobre Jornalismo, Audiovisual e Direitos Humanos com financiamento da Fapemig e do CNPq. Bolsista produtividade em pesquisa, PQ2. Autora do livro “Dramaturgia do telejornalismo brasileiro” (Mauad-x, 2012), e de uma série de capítulos, já atuou como coordenadora de Pós-Graduação da UFJF (2015-2016); coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF (2019-2022 e 2010-2012) e dos cursos de especialização em “Arte, Cultura Visual e Comunicação” (2005-2007); “Televisão, Cinema e Mídias Digitais” (2007-2012) e “Jornalismo Multiplataforma” (2013-2014). Integra o Conselho Consultivo da Telejor – Rede de Pesquisadores de Telejornalismo, que coordenou em 2018/19. Atuou ainda nas sociedades científicas da área como Diretora Científica da Intercom (2014-2017) e Diretora editorial da SBPJor (2011-2013).

 Saiba Mais
Conheça o grupo de pesquisa Laboratório de Jornalismo e Narrativas Audiovisuais

Jhonathan Mata

 Jhonatan Alves Pereira Mata

Doutor em Comunicação – Universidade Federal do Rio de Janeiro – Ecopos/UFRJ (Linha Mídia e Mediações Socioculturais). Doutorado Sanduíche Capes- DSE, realizado na Blanquerna School of Communication and International Relations- Universitat Ramom Llull- Barcelona/Espanha. Docente permanente no PPGCOM-UFJF. Coordenador do Projeto “Música para olhos e ouvidos” (UFJF). Vice coordenador do Núcleo de Jornalismo e Audiovisual NJA UFJF. Jornalista e Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Integra a Rede de Pesquisadores de Telejornalismo (Telejor). Atua nos projetos “Diversidade e Jornalismo audiovisual: modos de produção, consumo e negociação de sentido público na contemporaneidade”, “A comunicação digital em ambientes imersivos”, Núcleo de Jornalismo Audiovisual (UFJF) . Suas pesquisas têm como foco o audiovisual, atualmente voltadas para a análise do jornalismo colaborativo, das estéticas amadoras no audiovisual, e das representações do audiovisual na música. Atuou na especialização em Mídias na Educação (Capes/UAB).

Saiba Mais
Conheça o grupo de pesquisa Laboratório de Jornalismo e Narrativas Audiovisuais

Kérley Winques

Professora na Faculdade de Comunicação (FACOM/UFJF) e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGCOM/UFJF). Doutora e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGJOR/UFSC). Graduada em Jornalismo pela Universidade de Passo Fundo (FAC/UPF). Membro do Comitê Editorial da revista Brazilian Journalism Research (BJR). Pesquisadora do Laboratório de Mídia Digital (LMD/UFJF) e do Núcleo de Estudos e Produção Hipermídia Aplicados ao Jornalismo (NEPHI-Jor), inserido no Grupo de Pesquisa Hipermídia e Linguagem, vinculado ao CNPq. Tem experiência de pesquisa nos seguintes temas: jornalismo digital; produção multimídia e multiplataforma; design digital; mediações algorítmicas; plataformas digitais; circulação, consumo e recepção; produção e circulação de sentidos. Em 2021, recebeu menção honrosa no Prêmio Compós de Teses e Dissertações Eduardo Peñuela, promovido pela COMPÓS – Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, pela tese “Mediações algorítmicas e espiral do silêncio: as dimensões estruturantes igreja e sindicato na recepção de conteúdos noticiosos em plataformas digitais”. Em 2017, recebeu menção honrosa no Prêmio Adelmo Genro Filho, promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo, pela dissertação “Tem que ler até o fim? O consumo da grande reportagem multimídia pelas gerações X, Y e Z nas multitelas”.

Saiba Mais
Conheça o grupo de pesquisa Laboratório de Mídia Digital

 

Luiz Ademir de Oliveira

 Luiz Ademir de Oliveira

 Está cursando pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PPGCOM) da Universidade Paulista (UNIP), sob a supervisão da professora Dra. Carla Montuori Fernandes, tendo iniciado as pesquisas em setembro de 2022, com o projeto “De outsiders a candidatos sistêmicos: uma análise da disputa eleitoral entre Romeu Zema (Novo) e Alexandre Kalil (PSD) pelo governo de Minas Gerais em 2022 sob a ótica transmidiática”. Quanto à formação, é Pós-Doutor em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Doutor (2005) e Mestre (1999) em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pela Sociedade Brasileira de Instrução – SBI/IUPERJ, Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e graduado em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Professor Associado III do Curso de Comunicação Social – Jornalismo, em regime de Dedicação Exclusiva (DE) na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Atualmente, atua como docente, pesquisador do curso de Comunicação Social – Jornalismo. Atua também como Professor Permanente do Programa de pós graduação em Comunicação Social (PPGCOM) da UFJF  e na Linha “Discurso e Representação Social” do Programa de Pós-Graduação em Letras (PROMEL) da UFSJ. Atua, junto ao professor Dr. Paulo Roberto Figueira Leal, como líder do Grupo de Pesquisa Comunicação, Identidade e Cidadania. Tem experiência nas áreas de Teorias da Comunicação, Teorias do Jornalismo, Pesquisa em Comunicação e em Jornalismo e Comunicação Política e atuando em quatro eixos de investigação: (a) estudos sobre campanha permanente; (b) pesquisas sobre campanhas políticas e eleitorais em mídias massivas e digitais; (c) Ficção Seriada e Construções Identitárias.

 Saiba Mais
Conheça o grupo de pesquisa Comunicação, Identidade e Cidadania

Wedencley Alves Santana

 Wedencley Alves Santana

Desde 2009, é professor e pesquisador (Associado III, DE) da Facom-UFJF, atuando na graduação e no Programa de Pós-Graduação. Tem mestrado em Comunicação (UFF, 2002) e doutorado em Linguística (UNICAMP, 2007), com pós-doutorado pelo EHESS (Paris, 2015). Pesquisa Análise de Discurso e Saúde. O programa atual de pesquisa tem como questão de fundo a “Diagnóstica como uma questão discursiva”. Por “Diagnóstica”, entende “o conjunto de saberes, compatíveis ou concorrentes, que têm como função identificar, nomear e dar sentido a males e sofrimentos que afligem os sujeitos de uma sociedade”. Para isso, trabalha sobre dois eixos: 1) Discursos na mídia sobre bem e mal-estar e 2) Discursos fundadores da saúde pública no Brasil. Paralelamente, também se dedica a discutir questões em Análise de Discurso, seus desafios teórico-metodológicos e suas fronteiras epistemológicas. Coordena o grupo SENSUS – Comunicação e Discursos; e é membro do Ebep-RJ – Espaço Brasileiro de Estudos Psicanalíticos, coordenado por Joel Birman.  Neste momento realiza estágio pós-doc no Centre Recherche Médecine, Sciences, Santé, Santé Mentale, Société (Paris7, Inserm e CNRS) e atua como professor visitante no Departamento de História da Medicina do Hospital Charité de Berlim (Universidades Humboldt e Freie). Nos dois países, desenvolve pesquisa sobre discursos sobre genética e hereditariedade em revistas médico-científicas brasileiras do final do século XIX e início do século XX. A pesquisa busca novas considerações sobre o pensamento germânico e francês do período.

Saiba Mais
Conheça o grupo de pesquisa Sensus – Comunicação e Discursos (Saúde, Sensibilidades e Violências) 

João Paulo Malerba

 João Paulo Carrera Malerba

Professor adjunto da Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Comunicação, Departamento de Métodos Aplicados e Práticas Laboratoriais e docente do PPGCom da UFJF. Doutor em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ), mestre e bacharel pela mesma instituição, tendo realizado parte de sua pesquisa de doutorado na University of Westminster (Londres, Reino Unido). É coordenador do GT de Comunicação e Cidadania da Compós e pesquisador do Laboratório de Estudos em Comunicação Comunitária (LECC/UFRJ). Realizou estágio pós-doutoral júnior sobre os novos limites da Comunicação Comunitária na ECO/UFRJ, supervisionado pelo prof. Muniz Sodré. Atualmente integra o Conselho Curador da Rádio UFRJ. É membro da Associação Mundial das Rádios Comunitárias (AMARC Brasil) e colaborador no CRIAR Brasil. Ministra aulas, palestras e cursos de formação em Radiojornalismo, Produção para Mídia Sonora, Comunicação Comunitária e Teorias da Comunicação.

Saiba Mais

Telma Sueli Pinto Johnson

 Telma Sueli Pinto Johnson

Jornalista pela Universidade Federal do Pará, mestre em Jornalismo pela Southern Illinois University (EUA) e doutora em Comunicação e Sociabilidade Contemporânea pela Universidade Federal de Minas Gerais, com estágio pós-doutoral em Comunicação e Artes pela Universidade da Beira Interior (Portugal). É docente da Graduação em Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF. É membro da Association of Internet Researchers (AOIR) e do Conselho Editorial Científico da Revista Brasileira de Ciências da Comunicação. É chefe do Dep. de Métodos Aplicados e Práticas Laboratoriais, presidente da Comissão Orientadora de Estágio de Jornalismo, integrante do NDE e do Colegiado de Jornalismo da Faculdade de Comunicação da UFJF. Atuou como jornalista na Gazeta Mercantil (SP), Folha de S. Paulo (SP), O Globo (RJ). Pesquisa comunicação digital, comunicação política, fronteiras do jornalismo, jornalismo e inovação e abordagens metodológicas contemporâneas na pesquisa em comunicação. 

Saiba Mais
Conheça o grupo de pesquisa Comunicação, Identidade e Cidadania

Paulo Roberto Figueira Leal

 Paulo Roberto Figueira Leal

Professor Titular da Universidade Federal de Juiz de Fora, lecionando na graduação, no mestrado e no doutorado em Comunicação da Facom-UFJF. Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991), com mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pelo Iuperj (1997) e doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pelo Iuperj (2003).Tem experiência nas áreas de Comunicação e de Política, atuando principalmente nos seguintes temas: partidos, eleições e campanhas eleitorais; mídia, ideologia e reflexos identitários; comunicação política; jornalismo político.

Saiba Mais
Conheça o grupo de pesquisa Comunicação, Identidade e Cidadania