Selo Comunicação e Sociedade

Você está em: Publicações > Selo Comunicação e Sociedade

Selo editorial Pesquisa em Comunicação e Sociedade

Selo Comunicação e SociedadeO PPGCOM UFJF cria selo editorial próprio, por meio da Editora da UFJF, destinado à publicação de títulos de autoria de docentes, discentes e egressos do PPGCOM e de outros Programas de Pós-Graduação internos ou externos à UFJF. O selo dará visibilidade à produção acadêmico-científica na forma de obras individuais, coletâneas e volumes resultantes de atividades específicas de pesquisa. Todas as obras publicadas são gratuitas, em formato eletrônico e de acesso livre.

Recebe submissões de originais em fluxo contínuo, que devem ser encaminhados para o e-mail ppg.selocomunicacao@ufjf.edu.br , já formatados de acordo com as Diretrizes de Publicação.

Conselho Editorial

Christina Ferrraz Musse (Universidade Federal de Juiz de Fora)

Claudia de Albuquerque Thomé (Universidade Federal de Juiz de Fora)

Denise Tavares (Universidade Federal Fluminense)

Ignacio Aguaded Gomez (Universidade de Huelva)

Marcel Vieira Silva (Universidade Federal da Paraíba)

Maria Immacolata Vassalo de Lopes (Universidade de São Paulo)

Mirian Nogueira Tavares (Universidade do Algarve)

Paulo Roberto Figueira Leal (Universidade Federal de Juiz de Fora)

Sallie Hughes (University of Miami)

Simone Maria Rocha (Universidade Federal de Minas Gerais)

Wedencley Alves Santana (Universidade Federal de Juiz de Fora)

Equipe Editorial

Gabriela Borges Martins Caravela

Iluska Maria da Silva Coutinho

Sonia Virginia Moreira

Daiana Maria Veiga Sigiliano

PUBLICAÇÕES

Untitled 1Competências midiáticas em cenários brasileiros: interfaces entre comunicação, educação e artes.

Organizadoras:  Gabriela Borges, Márcia Barbosa da Silva

Este livro apresenta os resultados do projeto de pesquisa Competências midiáticas em cenários brasileiros e euroamericanos, desenvolvido pela equipe brasileira da Rede Alfamed, integrada por grupos de pesquisa da UFJF, UEPG, UFSC, UFTM, UNB e UNISO, com financiamento do CNPQ e da FAPEMIG. A pesquisa identifica os níveis de competência midiática de crianças, jovens, universitários e profissionais de comunicação de diferentes contextos socioculturais e elabora ações de formação em mídia e educação para futuros pedagogos e profissionais de comunicação.

Faça o download no Isssu

Diretrizes de publicação

Modalidades de Submissão

– Podem ser submetidos para publicação obras individuais ou coletâneas, que tenham como autores docentes, discentes e egressos do PPGCOM UFJF e de outros Programas de Pós-graduação internos e externos à UFJF.
– Todos os títulos serão produzidos pela equipe de trabalho técnico do Selo Editorial e também em parceria com outros PPGs.
– Os títulos poderão receber financiamento total ou parcial de agências de fomento, dos próprios autores ou resultar de coedição com outras editoras ou selos (universitários ou comerciais).
– Os títulos poderão ser financiados no todo ou em parte por entidades públicas ou privadas, desde que com alguma relação ao tema específico do volume.
– O Selo PPGCOM estará aberto para a publicação em formato digital de obras produzidas por autores estrangeiros. O(s) docente(s) responsável(eis) pela versão em português será(ão) responsável(is) por iniciar o processo de obtenção dos direitos de copyright de autor(es) ou editora(s) no exterior.

Sobre os originais

– Os textos devem ser inéditos, preferencialmente resultantes de pesquisas desenvolvidas no âmbito do Programa de Pós-graduação em Comunicação ou outros PPGs. Podem ser, ainda, resultantes de atividades científicas colaborativas envolvendo
pesquisadores de outras instituições, no Brasil e no exterior, das quais participem docentes do PPGCOM.
– Os originais serão avaliados por três integrantes do Comitê Editorial. Serão distribuídos, de acordo com a temática, a representante interno de cada uma das linhas de pesquisa do Programa no Comitê e a pelo menos um membro externo ao Programa.
– Textos de dissertações e teses deverão ser necessariamente adaptados para publicação em formato de livro.
– Os textos devem ser entregues para publicação já revisados pelo próprio(s) autor(es).

– Formulário de submissão de originais

Dos direitos dos autores

– Os autores de livros individuais ou organizadores de coletâneas publicados pelo Selo “Pesquisa em Comunicação e Sociedade” farão a cessão dos direitos autorais ao PPGCOM/UFJF.

Padrão de formatação de originais

– Os autores devem utilizar o Guia do Autor da Editora da UFJF disponível em aqui.

Porém, a formatação geral do texto e as normas de formatação da ABNT devem ser seguidas conforme as indicações do Selo Comunicação e Sociedade.

Formatação geral do texto segundo dados abaixo:

Título: Times New Roman, corpo 16, primeira letra em caixa alta, negrito.

Subtítulo: Times New Roman, corpo 14, negrito.

Texto: Times New Roman , corpo 12, entre linhas 1,5cm, primeira linha 1,24 cm, depois 6pt, justificado.

Entretítulo: Times New Roman, corpo 12, negrito, primeira linha em caixa alta, primeira linha 1,24cm, 1 espaço,  corpo 12 antes.

Referências: Times New Roman, corpo 12, entre linhas simples, espaçamento depois 6pt, alinhamento à esquerda.

Citações: Times New Roman, corpo11, recuo de 4 cm da margem esquerda, espaçamento simples, depois 6pt, justificado.

Notas: Times New Roman, corpo 10, entre linhas simples, justificado.

Formato: A4, Margens 2,5 – todas

Programa de Pós-Graduação em Comunicação