UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Selo Comunicação e Sociedade

Você está em: Publicações > Selo Comunicação e Sociedade

EDITAIS

O Selo Comunicação e Sociedade, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Comunicação, da Universidade Federal de Juiz de Fora / UFJF, torna público o presente edital e convida autores a apresentarem propostas de publicação na área de Comunicação Social, a fim de contribuir com a divulgação e popularização da produção científica, técnica e artística, e informa que receberá textos originais para publicação sem ônus para o proponente.

Edital – Selo PPGCOM UFJF

Calendário e Prazos:

Data limite para submissão de originais: 18 de outubro de 2021

Homologação das submissões: 1 de novembro de 2021

Resultado da seleção de originais: 28 de fevereiro de 2022

 

PUBLICAÇÕES 

livro-azul   1969 a 1970 – Janelas do Tempo

   Organizadores: Álvaro Nunes Larangeira, Christina Ferraz Musse, Cláudia de Albuquerque Thomé, Denise Tavares, Juremir Machado da Silva e Renata Rezende Ribeiro.
 
  Publicado pelo Selo PPGCOM UFJF e Editora Sulina, essa obra tem 22 capítulos, cujo os autores são vinculados a cinco grupos de pesquisa: “JOR XXI”, da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP); “Tecnologias do Imaginário”, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); “Comunicação, Cidade e Memória (Comcime)”, da Universidade Federal  de  Juiz  de  Fora  (UFJF);  “Narrativas  Midiáticas  e  Dialogias  (Namídia)”, também da UFJF; e “Núcleo de Estudos e Experimentações do Audiovisual e Multimídia (Multis)”, da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Os trabalhos são voltados ao imaginário, jornalismo e a relação entre o audiovisual e a memória.

 

  Para fazer o download, clique aqui.

 

 

 

capa-midia-1   MIDIATIZAÇÃO E PODER NO BRASIL CONTEMPORÂNEO: Cases exemplares da interface mídia-política entre 2018 e 2020.

Organizadores: Luiz Ademir de Oliveira, Paulo Roberto Figueira Leal e Deborah Luísa Vieira dos Santos.

Nesta publicação, que conta com a parceria da Editora Insular, o grupo de pesquisa “Comunicação, Identidade e Cidadania” reúne uma série de pesquisas pontuais realizadas por docentes e discentes vinculados ao grupo, que possui 16 anos de história e parceria com o grupo “Meios e Mídias no Contexto da Pós-Verdade”.  vinculado ao PPGCOM da Universidade Paulista (UNIP). A obra tem 10 capítulos divididos em duas seções: a primeira aborda o jornalismo como ator político, enquanto a segunda possui trabalhos voltados às disputas eleitorais.

 

Para fazer o download, clique aqui.

 

 

 

Livro NJA  Vídeo Sapiens: Jornalismo, Audiovisual e Direitos Humanos

  Organizadores: Iluska Coutinho e Gustavo Pereira

  Publicado em parceria entre o Selo do PPGCOM e a Editora Insular, esse e-book possui, ao todo, 14 encontros, divididos em três seções: “Da comunicação como direito humano; “Direitos humanos em tela e fora do ar: direito à comunicação e “Informação como utopia”. A obra é desenvolvida por integrantes do grupo de pesquisa “Núcleo de Jornalismo e Audiovisual (NJA)”, egressos e professores convidados.

  Para fazer o download, clique aqui.

 

 

 

livro nostalgia  Nostalgias e memórias no tempo das mídias

  Organizadoras: Christina Ferras Musse, Theresa Medeiros e Rosali Henriques.

 Essa publicação conta com 12 capítulos, além da apresentação de autoria convidada, que foram desenvolvidos por dois grupos de pesquisa vinculados ao PPGCOM UFJF: o “Comunicação, Cidade e Memória”, criado em 2013, e o “Narrativas Midiáticas e Dialogias (Namídia)”, em 2016. Disponível a partir de parceria entre o Selo PPGCOM UFJF e a Editora Insular, a obra é dividida em quatro seções: “Narrativas nostálgicas na imprensa”, “Memória e nostalgia nas narrativas audiovisuais”, “A internet como espaço de memória e nostalgia” e “Arte, nostalgia e ruínas do passado”.

  Para fazer o download, clique aqui.

 

 

 

Untitled 1  Competências midiáticas em cenários brasileiros: interfaces entre comunicação, educação e artes.

 Organizadoras:  Gabriela Borges, Márcia Barbosa da Silva 

 Este livro apresenta os resultados do projeto de pesquisa Competências midiáticas em cenários brasileiros e euroamericanos, desenvolvido pela equipe brasileira da Rede Alfamed, integrada por grupos de pesquisa da UFJF, UEPG, UFSC, UFTM, UNB e UNISO, com financiamento do CNPQ e da FAPEMIG. A pesquisa identifica os níveis de competência midiática de crianças, jovens, universitários e profissionais de comunicação de diferentes contextos socioculturais e elabora ações de formação em mídia e educação para futuros pedagogos e profissionais de comunicação.

Faça o download no Isssu.

 

 

SOBRE O SELO EDITORIAL – PESQUISA EM COMUNICAÇÃO E SOCIEDADE

 

Selo Comunicação e Sociedade

O Selo Comunicação e Sociedade, é um selo editorial próprio do PPGCOM, por meio da Editora da UFJF. Sua proposta é dar visibilidade à produção acadêmico-científica na área de Comunicação. Todas as obras publicadas são gratuitas, em formato eletrônico e de acesso livre.

Recebe submissões de originais em fluxo contínuo, que devem ser encaminhados para o e-mail ppg.selocomunicacao@ufjf.edu.br , já formatados de acordo com as Diretrizes de Publicação.

 

 

Conselho Editorial

Christina Ferraz Musse (Universidade Federal de Juiz de Fora)

Claudia de Albuquerque Thomé (Universidade Federal de Juiz de Fora)

Denise Tavares (Universidade Federal Fluminense)

Ignacio Aguaded Gomez (Universidade de Huelva)

Marcel Vieira Silva (Universidade Federal da Paraíba)

Maria Immacolata Vassalo de Lopes (Universidade de São Paulo)

Mirian Nogueira Tavares (Universidade do Algarve)

Paulo Roberto Figueira Leal (Universidade Federal de Juiz de Fora)

Sallie Hughes (University of Miami)

Simone Maria Rocha (Universidade Federal de Minas Gerais)

Sonia Virginia Moreira (Sônia Virgínia Moreira)

Wedencley Alves Santana (Universidade Federal de Juiz de Fora)

 

Equipe Editorial

Julia Fagioli

Iluska Maria da Silva Coutinho

Frederico Braida

 

 

Submissões

Recebe submissões de originais em fluxo contínuo, que devem ser encaminhados para o e-mail ppg.selocomunicacao@ufjf.edu.br , já formatados de acordo com as Diretrizes de Publicação.

 

Para conferir as diretrizes, clique aqui.

DOCUMENTOS

Padrão de Formatação (ABNT)

Guia do autor UFJF

 

Programa de Pós-Graduação em Comunicação