Projetos de Extensão

EXTENSÃO

No âmbito da extensão, docentes do PPGCOM desenvolvem projetos, seja como coordenadores ou como colaboradores. Atualmente, participam de atividades extensionistas os professores Christina Musse, Iluska Coutinho, Francisco Pimenta, Gabriela Borges, Claudia Thomé e Soraya Vieira.

A maioria dos projetos conta com bolsistas de extensão, da própria UFJF ou da Fapemig, além de dois deles terem obtido financiamento da Fapemig (edital Extensão em Interface com a Pesquisa). Os projetos mantêm uma ligação com a comunidade local, buscando sua inserção social e também o envolvimento de professores de outras unidades da UFJF, além de alunos da graduação, principalmente do PET-SESU.

Competência Midiática Audiovisual nas Escolas: o caso de Juiz de Fora

O projeto tem como foco estudar os níveis de competência midiática dos alunos do Ensino fundamental e médio a fim de propor ações de promoção da literacia midiática. Serão detectadas as necessidades e as demandas dos grupos pesquisados em relação à sensibilização sobre a questão da competência midiática, assim como as implicações de ordem social e pessoal. A partir dos resultados levantados chegaremos a algumas demandas que este projeto pretende enfrentar definindo estratégias de atuação a fim de minimizar as carências e estimular o desenvolvimento desta competência nos públicos envolvidos.

Observatório Mídia e Direitos Humanos

A proposta do projeto, que conta com bolsista de extensão e treinamento profissional, é atuar como um monitor, capaz de também contribuir com a produção e divulgação de material informativo em diferentes suportes, sobre as políticas públicas em sua relação com os direitos humanos. Além do desenvolvimento de críticas que circulam por meio da página do Núcleo de Jornalismo e Audiovisual (NJA), propõe-se à exemplo de outros Observatórios, assumir também um caráter formativo, eventualmente por meio da oferta do Ciclo de Estudos em Jornalismo e Audiovisual e de mini-cursos sobre os direitos humanos em sua relação com a mídia.

Nucleo de Produções Audiovisuais – Fase III

Projeto voltado para a realização de atividades junto a comunidades carentes que ainda enfrentem dificuldades frente à produção ou aos necessários conhecimentos técnicos dos meios de comunicação digital, apesar das facilidades agora oferecidas pela internet. Financiado pela FAPEMIG, o projeto conta com a atuação de 14 bolsistas de graduação em parceria com o PET-Facom (Sesu-MEC).

Uma folia que passou em minha vida – crônicas da terceira idade em Juiz de Fora

O Carnaval em Juiz de Fora vem sofrendo com o cancelamento dos desfiles competitivos das escolas de samba locais, em um processo provocado pela crise financeira que abala o país. Manter vivas as narrativas sobre carnavais passados e divulgá-las se apresenta como tarefa urgente e relevante neste momento de crise e de necessidade de renovação dos integrantes dos festejos momescos, em prol de uma tradição cultural que se vê ameaçada. A proposta do projeto é resgatar e divulgar narrativas entre grupo de moradores da terceira idade de Juiz de Fora, usando como meio o gênero textual crônica, e ofertar novos suportes para narrativas contadas e recontadas por foliões da terceira idade. Busca-se uma ação transformadora no grupo social alvo no que tange ao empoderamento dos idosos atendidos e também a preservação e disseminação de narrativas sobre as festas populares de Momo na cidade. O projeto atua junto aos idosos do Polo de Enriquecimento Cultural da Terceira Idade da UFJF, que funciona na Casa de Cultura.