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Procedimentos Administrativos

MATRÍCULA NO PROGRAMA

A primeira matrí­cula como aluno regular no PPGCOM/UFJF será realizada após reunião com os aprovados para apresentação de curso, Coordenação, Secretaria e principais informações, e esclarecimento de possí­veis dúvidas.
Demais matrículas são feitas a partir de formulário enviado pela Coordenação aos/às discentes e posterior confirmação no SigaX, sempre com a anuência do/da orientador/a.

EXAME DE QUALIFICAÇÃO

O discente deve preencher a ata de qualificação e trazê-la na data da realização da qualificação para assinatura de seus avaliadores. Deve ser entregue uma cópia para a Secretaria; uma para o próprio discente e uma para cada membro da banca. Até o dia da banca deve ser entregue na secretaria o formulário de banca de qualificação preenchido e assinado.
O próprio aluno deve realizar a reserva de sala para a sua banca de 15 a 30 dias de antecedência.

BANCA DE DEFESA  Procedimentos para marcar banca de defesa

ESTÁGIO DOCÊNCIA:
Plano de atividades de estágio docência – para solicitação de matrícula em estágio, os discentes precisam enviar esse documento preenchido e assinado por docentes e pelo discente (tem que ter a concordância do/a orientador/a).

  • O estágio docência é obrigatório para bolsistas e opcional para os demais discentes.
  • Os alunos de mestrado podem fazer um semestre de estágio docência (02 créditos) e os alunos de doutorado até dois, com registro de creditação.
  • O estágio docência só poderá ser realizado a partir do terceiro semestre, para mestrandos e doutorandos. Casos excepcionais serão avaliados pelo Colegiado do PPG.
  • Alunos de doutorado poderão, no primeiro ano de curso, participar como tutores de disciplinas ministradas por seus orientadores, sendo este crédito contabilizado como atividade programada.

HOMOLOGAÇÃO: Após a defesa, o/a discente precisa solicitar a homologação, que demanda a criação de novo processo no Sei. Seguem as orientações para os discentes aqui.

PRAZOS – Anexo VI – Solicitação de prorrogação de prazos

AUXÍLIO A DISCENTES
Haverá­ chamada no iní­cio de cada ano para que os discentes interessados enviem suas solicitações de auxí­lios para apresentação de trabalhos em eventos indicando: nome do evento; justificativa de relevância da participação para a pesquisa/ programa; data e cidade de realização. As solicitações realizadas serão analisadas pela Coordenação do Programa, junto com a Comissão de Pós-Graduação e Avaliação, para distribuição dos recursos disponí­veis, não sendo garantida de forma preliminar a aprovação do pedido. Os alunos que tiverem seu pedido de auxí­lio para discente aprovado devem entregar à Secretaria, até­ 30 dias antes do evento os seguintes documentos: Lista de documentos e orientações para pedidos de auxílio

APROVEITAMENTO DE CRÉDITOS
O discente regular do Programa poderá aproveitar os créditos de disciplinas que tenha cursado na condição de discente especial, desde que tenha sido aprovado com a nota mínima 80 (oitenta) em cada disciplina cujos créditos serão aproveitados. O discente também poderá solicitar o aproveitamento de estudos anteriores de mesmo nível de formação, realizados em outros programas. A autorização do aproveitamento dependerá da pertinência dos estudos, de sua validade acadêmica e das notas obtidas pelo estudante, conforme evidenciado pela documentação apresentada e com base em parecer de docente designado para este fim.
Disciplinas realizadas anteriormente, no próprio Doutorado do Programa, em ingresso anterior ou em matrícula como Aluno Não Regular, têm asseguradas o aproveitamento.
Os documentos exigidos são:

Logo após o início de cada período, a Secretaria enviará à Coordenação do Departamento de Assuntos e Registros Acadêmicos os documentos necessários para a matrícula dos alunos regulares recém-aprovados, no caso do primeiro semestre de cada ano, e dos discentes especiais aprovados para o período letivo em questão.