PPGCOM-UFJF CONQUISTA NOTA 5 NA AVALIAÇÃO QUADRIENAL DA CAPES

O Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGCom-UFJF), que comemora 15 anos em 2022, conquistou nota 5 junto à avaliação quadrienal da Capes.

O conceito 5 da Capes é concedido aos cursos classificados como “muito bons” no que se refere ao corpo docente, à produção intelectual, à qualidade da formação dos alunos e ao impacto social do programa, dentre outros quesitos. A coordenadora, Profª Drª Cláudia Thomé, comemora a conquista e afirma que essa vitória foi conquistada conjuntamente, fruto do trabalho das coordenações anteriores, em um projeto coletivo: “A nota reflete o resultado de um trabalho coletivo, de docentes, discentes e TAEs, que tem sido uma importante marca no PPGCOM. Representa o amadurecimento das pesquisas, a consolidação de parcerias internas e externas, e um comprometimento cada vez maior com o impacto de nossos estudos na sociedade. Faremos agora o dever de casa de observar o que foi apontado pelos avaliadores, para definição de um planejamento com vistas a potencializar ainda mais o alcance de nossas pesquisas tanto no Mestrado quanto no Doutorado.”

A ex-coordenadora do Programa, Profª Drª IluskaCoutinho, corrobora a fala de Thomé ao ressaltar que “A nota 5 mostra que o PPGCOM é um programa que de forma contínua e coletiva amadurece, e contribui socialmente com pesquisas e formação de qualidade”. Iluska Coutinho acredita no contínuo desenvolvimento do PPGCOM-UFJF: “com o trabalho de docentes, discentes e técnicos seguimos, sempre de forma conjunta e em diálogo, rumo à excelência das notas 6 e 7”.

Com o início de suas atividades em 2007, o curso de mestrado foi estruturado na área de concentração Comunicação e Sociedade. Desde março de 2019, o PPGCOM-UFJF oferece também o curso de Doutorado. Docentes, grupos de pesquisa e laboratórios estão vinculados a duas linhas de pesquisa: Competência, Estética e Temporalidade e Mídias e Processos Sociais, que têm distribuição equânime para o número de vagas de mestrado e doutorado.

O primeiro coordenador do Programa, Prof. Dr. Francisco Paoliello Pimenta, explica que “A criação da pós em comunicação na UFJF representou para nós a mudança de uma concepção limitada de faculdade para se constituir num vetor de ampliação do conhecimento com um caráter social. O sucesso dessa ideia indica que um outro modo de pensamento foi acolhido pela comunidade e, por essas características, projeta novas e vitoriosas realizações no futuro”.

Coordenador do programa entre 2013 e 2015, o Prof. Dr. Carlos Pernisa Jr. também comemorou: “Estamos todos, aqui no PPGCOM – e na Facom/UFJF como um todo -, extremamente felizes com a divulgação do resultado. Foi uma caminhada de quinze anos do PPGCOM, mas que começou antes, com as tentativas iniciais de implementação do programa de pós-graduação na Faculdade de Comunicação”.

Para a Profª Drª Gabriela Borges, que coordenou o PPGCOM entre abril de 2016 e março de 2019, “A nota 5 significa o reconhecimento da Capes e dos nossos pares, que participam das comissões de avaliação, do trabalho consistente e de qualidade que desenvolvemos nos últimos anos em diversos âmbitos. Ressalto, particularmente, a importância da reestruturação do curso e do corpo docente em 2018 e o consequente aumento da produção científica, tanto de docentes quanto de alunos, com vista à criação do curso de doutorado, reconhecido em 2019; a atuação da revista Lumina, criada em 1998 e atualmente consolidada na área, com diálogos regionais, nacionais e internacionais; a atuação dos grupos de pesquisa, tanto localmente quanto em redes nacionais e internacionais. Posso dizer que os alunos, professores e TAEs do PPGCOM têm trabalhado arduamente para a melhoria da qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão, bem como para dar visibilidade a este trabalho, e fico muito feliz pois todo este esforço foi reconhecido nesta avaliação”.

O atual vice-coordenador do Programa, Prof. Dr. Paulo Roberto Figueira Leal, também acredita no trabalho em conjunto: “Este resultado é uma vitória coletiva, de muitas e muitos discentes, servidores e docentes que participaram dos processos de criação e de consolidação do programa, ao longo de quase duas décadas. A avaliação coloca o PPGCOM em novo patamar e engendra novos desafios”.

Parabéns ao PPGCOM-UFJF e parabéns a todos e todas que, de alguma forma, ajudaram a construir um programa sólido, voltado à pesquisa e ao ensino de qualidade!