REPERCUSSÕES DO EVENTO DE COMEMORAÇÃO DOS 15 ANOS DO PPGCOM

O evento de comemoração aos 15 anos do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF ocorreu entre os dias 22 e 26 de agosto, na Facom. Foi uma semana inteira de atividades que reuniram convidados, professores, pesquisadores, alunas e alunos que fizeram parte da história do programa. Organizado por uma equipe formada por docentes e discentes do programa, o evento contou com uma série de palestras, uma exposição artística e o lançamento de livros e revistas. Além disso, também ocorreram as Jornadas Internas do PPGCOM. Foi uma oportunidade para celebrar conquistas e relembrar momentos importantes que marcaram os 15 anos do programa.

Relembrando a trajetória do PPGCOM

O PPGCOM-UFJF iniciou suas atividades em 2007, tornando-se o primeiro curso de mestrado em Comunicação do interior de Minas Gerais. Em 2019, foi criado também o curso de doutorado. Desde o mesmo ano, o programa possui o selo editorial Comunicação e Sociedade, que busca dar visibilidade a produções acadêmicas do campo de estudos da comunicação. Além disso, o programa possui um periódico quadrimestral, a Revista Lumina, que aceita diferentes formatos de publicações abordando temas relacionados à Comunicação. De acordo com a professora Cláudia Thomé, coordenadora do programa, “os 15 anos do PPGCOM marcam uma trajetória de muito trabalho, muito empenho e muitas pesquisas relevantes para a região”.

Comemorando os 15 anos do programa

A semana comemorativa contou com palestras ministradas por professores convidados e mediadas por docentes do programa. As apresentações enfatizaram a importância de manter viva a memória para valorização da história, a importância e o impacto social das pesquisas em Comunicação. Foram momentos de muito aprendizado, que proporcionaram trocas e demonstraram o comprometimento do programa em oferecer aos estudantes uma formação acadêmica de qualidade. O evento ainda incluiu o lançamento de revistas e livros científicos, uma mostra de talentos e uma exposição artística de obras produzidas por membros do corpo discente da FACOM. A cobertura do evento, com vídeos, de depoimentos de professores e convidados, está disponível em nosso canal do youtube.

Confira aqui.

Nona Edição das Jornadas Internas

Entre os dias 23 e 25 de agosto ocorreram as Jornadas Internas do PPGCOM, momento importante para divulgação e discussão das pesquisas em andamento no programa. Discentes de mestrado e doutorado apresentaram seus trabalhos e receberam sugestões de colegas e professores, com o intuito de auxiliar no desenvolvimento de suas pesquisas. “O momento de socialização das nossas pesquisas individuais são momentos em que a gente cresce muito, avança muito em relação às possibilidades de ampliação dessas pesquisas e, ao mesmo tempo, demonstram coletivamente a vitalidade das pesquisas aqui feitas”, afirma o professor Paulo Roberto Leal, vice-coordenador do PPGCOM.

Continuando as comemorações

As conquistas celebradas no evento são fruto de um esforço coletivo envolvendo professores, estudantes e técnicos administrativos que estiveram presentes ao longo desses 15 anos de história. Para dar continuidade às comemorações, outras atividades estão sendo preparadas e serão realizadas ao longo do semestre. Entre essas atividades, destacam-se a semana de oficinas, que serão realizadas por discentes do programa e ofertadas para estudantes de graduação, e o Colóquio de Pesquisa, com apresentações feitas pelos grupos de pesquisa do PPGCOM.