COMUNIDADE ACADÊMICA DO PPGCOM UFJF PARTICIPA DO I CONGRESSO DE COMUNICAÇÃO DO CAMPO DAS VERTENTES

Aconteceu, entre os dias 24 e 25 de junho, o I Congresso de Comunicação do Campo das Vertentes: evento online que contou com o apoio do Departamento de Comunicação Social da UFSJ e direção-geral do professor Luiz Ademir de Oliveira, integrante do corpo docente do PPGCOM UFJF.

Durante dois dias de atividades, a primeira edição do Comunica Vertentes mobilizou quase 300 congressistas inscritos e reuniu dezenas de trabalhos acadêmicos apresentados em 10 sessões de Grupos Temáticos (GTs).

Para o professor Luiz Ademir, após o evento, “a avaliação é muito positiva”.

“Tivemos uma participação maciça dos alunos da UFSJ, alunos da pós-graduação tanto da UFSJ, como da UFJF e de outras instituições”, pontua o docente.

Um desses participantes externos foi o Alan Milhomem, mestre e pesquisador do Grupo de Pesquisa em Jornalismo e Multimídia da Universidade Federal do Tocantins.

Ele resume a participação no Congresso como “excelente”. “Pude conhecer os trabalhos desenvolvidos pelos alunos da UFSJ e de outras instituições e foi uma troca de conhecimentos bem proveitosa durante o GT”, analisa.

“O objetivo era justamente fortalecer este intercâmbio e interlocução entre graduação e outros níveis de pesquisa, porque acreditamos que o conhecimento precisa ser socializado e, na graduação, os alunos já estão produzindo pesquisas de qualidade”, comenta Luiz Ademir.

Oficinas, mesas e apresentações de trabalhos

A programação do Congresso – que teve o tema geral “Mídia e disputas de narrativa em tempos de pandemia” – foi constituída por oficinas, ministradas por profissionais com experiências nas respectivas áreas, mesas de debates com jornalistas e acadêmicos, além das apresentações de trabalhos nos GTs.

Na mesa de abertura, que discutiu sobre “Mídia, política e pandemia”, uma das participantes foi a jornalista, editora-chefe da TV Integração e mestranda do PPGCOM UFJF, Renata Miranda.

Já na mesa de encerramento, o também professor do PPGCOM, Paulo Roberto Figueira Leal, foi um dos debatedores sobre “Negacionismo Científico, Guerra de Narrativas e Pandemia: a disputa política e comunicacional”.

Luiz Ademir reforça a relevância de espaços que promovam as reflexões sobre pandemia, política e comunicação.

“O Congresso é o momento de debater e também de mostrar que as universidades não estão paradas. Estamos há mais de um ano trabalhando muito, produzindo pesquisas, produzindo conhecimento”, defende.

Além disso, o professor afirma que “somos resistência, mesmo com os ataques que sofremos, com corte de bolsas, com os ataques às nossas áreas de humanas e ciências sociais”.

A comissão organizadora do I Congresso de Comunicação do Campo das Vertentes contou com a participação de atuais discentes do PPGCOM UFJF (Arthur Raposo Gomes, Deborah Vieira, Mayra Regina Coimbra e Willian José de Carvalho); da egressa do programa e atualmente doutoranda no PPGCOM UNIP, Mariane Motta de Campos, além da mestra e doutoranda na UNIP, Marina Alvarenga Botelho, e dos estudantes de graduação da UFSJ: Lara Aquino, Larissa Leite Lima, Leonardo Emerson e Wellington Oliveira.

Próximos eventos

Encerrada a primeira edição, Luiz Ademir revela que a expectativa é “muito boa” para futuros eventos.

“Para 2022, estamos programando o ‘II Simpósio Nacional de Comunicação Política, Campanha Permanente e Eleições 2022’ organizado em parceria da UFSJ, com o PPGCOM (Programa de Pós-Graduação em Comunicação) da UFJF e com o PPGCOM da UNIP”, cita. No Simpósio, ele aponta que a ideia é “reunir muitos alunos, muitos pesquisadores e promover ricos debates”.

“E vamos pensar na possibilidade de realizar conjuntamente, estendendo para três ou quatro dias, o II Congresso de Comunicação do Campo das Vertentes, o que ampliaria a participação. Com os dois eventos, podemos também promover mais palestras, mais oficinas e atrair mais congressistas”, finaliza.