Fechar menu lateral

PPGCOM LANÇA A SEGUNDA TEMPORADA DO PODCAST “COMO NASCEM AS PESQUISAS?”

Está no ar a segunda temporada do “Como Nascem as Pesquisas”, o podcast realizado por alunos do mestrado, na disciplina Pesquisa em Comunicação no segundo semestre de 2020, no PPGCOM UFJF. Os episódios abordam a motivação por trás da pesquisa de cada aluno ou aluna. 

 

Conforme o Prof. Dr. Wedencley Alves Santana, responsável pelo projeto, a inspiração é série de podcast sobre pesquisas, da faculdade inglesa King´s College. A ideia de gerar discussão na turma sobre como definiram suas pesquisas teve o objetivo de estimular mais consciência do processo fundador de um interesse pelo objeto de estudo. O docente destaca que “A discussão sobre como nascem as pesquisas seria uma forma de entender quais lógicas levam um sujeito a dedicar-se a uma pesquisa ou outra.”

 

Segundo o professor, a escolha por fazer a produção em podcast é por ser um formato “ágil, dinâmico, de forma que ele consegue de maneira até simples, trazer temas que podem ser ouvidos em qualquer lugar, temas que podem ser agradáveis na sua usufruição mesmo que sejam temas acadêmicos, que geralmente são pesados. O podcast dá uma leveza na temática que outros produtos não dão. O podcast é ideal para estas discussões” conclui.

 

Sobre a experiência de gravar o episódio, a discente Roberta Gray conta: “é um trabalho de lapidação do dizer”. Ela completa: “falar sobre minha pesquisa foi contar uma história que realmente vivenciei. Isso tornou o trabalho bem mais leve”. Roberta acredita que o podcast é um retorno à sociedade, “uma forma muito simples de dizer, a quem quer que as ouça, que qualquer um é capaz de desenvolver uma pesquisa e que detalhes, ângulos, criatividade podem fazer toda a diferença”, ressalta.

 

O podcast está disponível no Spotify e no YouTube do programa e toda quarta-feira é divulgado um novo episódio.