REVISTA LUMINA LANÇA O DOSSIÊ “APROPRIAÇÃO, DESAPROPRIAÇÃO, INAPROPRIAÇÃO”

Organizado pelos editores convidados Greg Cohen (Universidade da Califórnia em Los Angeles) e Jane de Almeida (Universidade Presbiteriana Mackenzie) a nova edição da Lumina apresenta o dossiê “Apropriação, Desapropriação, Inapropriação”. Além de discutirem sobre as estéticas e políticas de apropriação na produção cultural contemporânea, os trabalhos buscam estimular os debates sobre autenticidade, evidência, direitos autorais e propriedade intelectual. Entre os destaques, está a tradução em língua portuguesa de sete contos inéditos de Jorge Luís Borges por João Anzanello Carrascoza.

A nova edição da revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGCOM/UFJF) também conta com um artigo seminal de Jaimie Baron, professora do Departamento de Estudos Cinematográficos da Universidade de Alberta, no Canadá. O trabalho, inédito no Brasil, é pioneiro em sua abordagem fenomenológica, ao desviar a atenção do problema do arquivo para a questão da experiência do espectador.

Na seção “Entrevistas”, Cicero Inácio da Silva conversa com o pesquisador Eduardo Navas, da Penn State College of Arts and Architecture, nos Estados Unidos, sobre as nuances da apropriação como uma categoria conceitual e as afinidades e diferenças entre apropriação e remix como práticas estéticas. A professora Karla Holanda entrevista Olga Futemma, curtametragista e ex-diretora da Cinemateca Brasileira, que fala sobre o seu processo de produção e criação. Para fechar a edição, o ensaio “A imobilidade movente da fotografia: em resposta a Alan Cholodenko” reflete sobre o trabalho de Cholodenko publicado na Lumina em 2017.

Para ter acesso à revista é só clicar no link.

Acompanhe os perfis da Revista Lumina também no Facebook ou Twitter.

WhatsApp Image 2020-09-02 at 19.09.03