Fechar menu lateral

MESTRANDA DO PPGCOM LANÇA LIVRO SOBRE EX-DELEGADO DO DOPS, ORGÃO MARCANTE DO ESTADO NOVO E DA DITADURA MILITAR

A jornalista e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGCOM UFJF), Denise Assis, é a autora de um novo livro intitulado “Cláudio Guerra: Matar e Queimar”.

 

Claudio Guerra é um ex-delegado do Departamento de Ordem Política e Social (DOPS), órgão do governo que funcionou, principalmente, durante o Estado Novo e o período de ditadura militar. Ele é acusado de queimar corpos durante a ditadura pelo Ministério Público Federal.

 

No processo de escrita do livro, Denise o escutou, e, além disso, procurou por provas, confrontou perspectivas diferentes e, ainda, realizou um resgate da atuação do ex-chefe de Guerra e diretor do DOI-CODI, Freddie Perdigão. Assim, Assis busca produzir uma rememoração dos fatos do período de ditadura militar, muitos deles ainda ocultos.

 

“Muitos cresceram ouvindo apenas versões familiares ou do ‘ouvi falar que’… No mínimo duas gerações não tiveram acesso do que foi aquele período. Quanto mais passarmos os acontecimentos da ditadura, melhor ela será compreendida e, espera-se, evitada a sua repetição”, avalia Denise.

 

A jornalista revela que a apuração se deu em dois dias de entrevista, totalizando doze horas de conversa. Porém, a autora ressalta que “o que foi trabalhoso foi a busca pela checagem, o desgaste emocional, a decisão de publicar ou não, se deste ou daquele modo e qual o momento mais propício para fazê-lo. Isto sim, foi o mais complicado”.

 

Para divulgar o lançamento da obra, Denise Assis vai participar de uma live nesta quinta, 30/07, às 19h, no Instagram da Kotter Editorial.

 

O livro está em pré-venda. Para saber mais, clique aqui.

 

Sobre a autora

 

Jornalista, Denise Assis já trabalhou nos principais veículos de imprensa de mídia escrita, entre eles: O Globo, Jornal do Brasil, Veja, Isto É, Revista Manchete e Jornal O Dia. 

 

Também prestou consultoria para a Unesco, quando investigou a história brasileira recente para colaborar na construção do relatório final da Comissão Nacional da Verdade (CNV), entregue à então presidenta Dilma Rousseff, em dezembro de 2014.

 

Além disso, foi assessora-pesquisadora da Comissão da Verdade do Rio de Janeiro (CEV-Rio), desde a fundação, em maio de 2013, até a entrega do relatório final, em dezembro de 2015.

 

Ingressou no mestrado do PPGCOM UFJF em 2020, vinculada à linha “Mídias e Processos Sociais” e sob orientação do Prof. Paulo Roberto Figueira Leal.