Fechar menu lateral

FORUM DA CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA COMPLETA 48 ANOS ABRIGANDO ARTE, MEMÓRIA E PESQUISA

FÓRUM CULTURAL. BANNER SITE (1024x300)

 

Nesta quinta-feira, 30/07, o Forum da Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) completa 48 anos de sua inauguração realizada pelo então reitor da UFJF Professor Gilson Salomão.

 

Em 1972 o casarão de arquitetura imponente, mas com ar acolhedor e jeito de casa localizado no centro de Juiz de Fora, onde anteriormente funcionava a Faculdade de Direito da Universidade, se tornava uma das instalações mais importantes de promoção de cultura e arte na cidade, recebendo exposições, apresentações teatrais, lançamentos de livros e as mais diversas manifestações culturais.

 

Para além dessa função já muito conhecida o Forum sempre manteve fortalecida seu vínculo com a UFJF, com atividades que refletem o tripé defendido pela a universidade de manter práticas de ensino, pesquisa e extensão. Dessa forma, se tornou também um espaço de divulgação de pesquisa. Ao longo dos anos diversos eventos ligados à instituição de ensino ocorreram no local, dentre vários relacionados ao PPGCOM.

 

Forum, pesquisa e o PPGCOM

 

A parceria do Forum da Cultura com o PPGCOM resultou em momentos muito importantes e significativos, sendo o mais marcante deles o Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Comunicação (Compós) em 2012, que estava em sua 21ª edição.

 

Na ocasião o encontro ocorria pela primeira vez em Juiz de Fora e o Forum foi escolhido como local da realização da abertura oficial do evento, que contou com premiações de trabalhos acadêmicos de pós-graduação e a exibição do curta-metragem Quase que só há estrelas (2012), realizado pelo professor Nilson Alvarenga, vinculado ao PPGCOM.

 

Foi também no Forum que membros e egressos do PPGCOM lançaram livros relacionados às suas pesquisas desenvolvidas na faculdade. Foram eles “Dramaturgia do Telejornalismo” (2012), de Iluska Coutinho e “Memórias do Cineclubismo” (2014), de Christina Musse; “Rádio X TV O jogo da narração – A imaginação entra em campo e seduz o torcedor” (2012) do professor da faculdade de Jornalismo e Rádio TV e Internet da UFJF, Márcio Guerra, que foi ligado ao programa e “Um telejornal para chamar de seu” (2013) de Jhonatan Mata, que realizou seu mestrado no PPGCOM.

 

banner fotos

 

Comemorações do aniversário do Forum da Cultura foram virtuais devido a pandemia

 

Esse ano o Forum da Cultura enfrentou o desafio de se reinventar em seus eventos comemorativos do aniversário de inauguração devido à pandemia. A celebração da data tem ocorrido através de três projetos online realizados durante o mês de julho, são eles o “Encontros Musicais”, “Histórias do Fórum” e a reformulação de seu site.

 

O “Encontros Musicais” consiste em postagens no IGTV do perfil no Instagram e também no Facebook. São vídeos com apresentações musicais gravadas em casa pelos artistas convidados. Já no “Histórias do Fórum”, consiste publicações nas redes sociais que buscam resgatar a memória do casarão e também da cena cultural juiz-forana e nacional, iniciativa esta que segundo o diretor do Fórum, Flávio Lins continuará após o mês de julho, se tornando um quadro fixo.

 

No dia 30/07 será lançado o novo site do espaço cultural. Lins explica que o objetivo principal  da revitalização do site é ampliar, aperfeiçoar e consolidar as possibilidades de comunicação no meio virtual, com a inserção de mais conteúdo gráfico e audiovisual: “Nosso objetivo é de aumentar de fato essa acessibilidade, navegabilidade, inclusive de facilitar o diálogo com o Fórum, para que as pessoas possam conversar e ter mais acesso a equipe, o espaço, e assim ampliar esse diálogo com o público”. O diretor ainda destacou que apesar de desafiadora a experiência foi de muito aprendizado. O retorno tem sido tão positivo que Lins afirma que mesmo após o fim do período de quarentena pretende manter as iniciativas online de modo paralelo aos eventos presenciais: “São projetos que estão dando certo, e vamos lembrar que é também democrático. Muitas pessoas que não tem possibilidade de ir ao espaço […] eventualmente tem agora essa possibilidade no universo digital, então não há motivo para interromper essas práticas e esses projetos”.

 

Não deixem de acompanhar os projetos realizados pelo Forum da Cultura, visite o site e as redes sociais:

Site: www.ufjf.br/forumdacultura

Instagram: https://www.instagram.com/forumdaculturaufjf 

Facebook: https://www.facebook.com/forumdaculturaufjf