PPGCOM INICIA OFERTA DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

Ensino remoto. BANNER SITE (1024x300)

As aulas do PPGCOM no semestre letivo 2020-1 são retomadas na próxima quarta-feira (22/07) com a oferta de disciplinas por meio do Ensino Remoto Emergencial.  Esse tem sido um ano atípico. Com a aprovação em 06 de julho da resolução Nº 25/2020, que autoriza a realização de ensino remoto emergencial (ERE) em curto prazo para as turmas de cursos de pós-graduação, o Colegiado do PPGCOM fez o planejamento de novo cronograma para a oferta de disciplinas em 2020.

O novo cronograma prevê que a oferta letiva 2020-1 será realizada de forma concentrada, entre os meses de julho e agosto. Serão oferecidas duas disciplinas das linhas de pesquisa: Mídia, Linguagens e Sujeitos (linha Mídias e Processos Sociais) e Temporalidade e Comunicação (linha Competência Midiática, Estética e Temporalidade). A primeira terá encontros remotos 2ª e 4ª, às 14 horas, a partir do dia 22. A disciplina Competência e Temporalidade deve entrar em carga no dia 28/7, sendo os encontros realizados 3ª e 5ª, no período da tarde já que o planejamento da matéria, de acordo com a resolução, deve ser encaminhado para todos discentes matriculados, antes do início das atividades remotas. A plataforma digital adotada será sempre gratuita, Google Meet ou Zoom, por exemplo, combinando atividades síncronas e assíncronas.

Outro princípio é que cada discente pode ser matriculado em apenas uma disciplina eletiva. Assim, o aluno poderá cursar a disciplina da outra linha caso já tenha cursado a matéria da sua própria linha em outro momento.

Durante o período de suspensão das atividades presenciais, entre março e junho, um intenso trabalho de pesquisa se manteve. Para possibilitar a creditação de atividades em desenvolvimento junto aos grupos de pesquisa do PPGCOM, além daquelas ações que são resultado da orientação, tais como leituras, elaboração de textos etc, será oferecida no semestre 2020-1 a disciplina Temas em Comunicação e Sociedade III, com uma turma sob responsabilidade de cada professor(a) orientador(a). Cada docente definirá a sistemática de trabalho com seus orientandos, com a expectativa de ter como resultado produção de um artigo com vistas à publicação.

Todas as matrículas já foram efetuadas e os demais procedimentos serão realizados digitalmente, a partir do envio por e-mail do planejamento de disciplinas e de formulário online de inscrição e/ou confirmação de matrícula.

Em um momento desafiador para todos, a formulação da proposta de retomada das atividade do PPGCOM foi realizada a partir de um intenso debate, tendo como princípio manter a qualidade do ensino com atenção à inclusão de todos e valorização da autonomia. Outra preocupação central foi viabilizar o cumprimento de prazos estabelecidos pela universidade e pelas agências de fomento por parte dos alunos e, ainda, reconhecer o trabalho incansável de alunos e professores nesses últimos meses.