BANCO DE DISSERTAÇÕES DO PPGCOM UFJF: O ESPAÇO DA COMUNICAÇÃO PARA COMPREENSÃO DA SOCIEDADE

repositório

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGCOM UFJF) foi criado em 2007 e, desde então, mais de 200 dissertações foram defendidas. Todo o acervo de pesquisas realizadas no âmbito do mestrado do PPGCOM está disponível e pode ser acessado através do link.

A primeira dissertação foi defendida em 2008 por Marcelo Carmo Rodrigues, com o título “Miss Brasil Gay, polêmica na passarela – eventos como instrumento de comunicação alternativa”.

Uma rápida consulta ao repositório revela o caráter transdisciplinar do campo da comunicação. Os objetos de estudo abordados nos trabalhos são diversos e evidenciam a importância dos fenômenos comunicacionais como ferramenta de compreensão da sociedade. Os temas abrangem, por exemplo, as relações entre a comunicação e a política, a narrativa jornalística a partir da análise de coberturas diversas, as relações entre a comunicação e as artes, a televisão, a comunicação na internet, dentre outros.

“Apesar da diversidade de objetos, é possível perceber uma unidade teórica e de abordagem, expressa pelas linhas de pesquisa do programa. As linhas de pesquisa também se alteraram ao longo do tempo, indicando transformações e atualizações de interesses dos professores e investigadores do PPGCOM”, avalia Iluska Coutinho, docente e atual coordenadora do programa.

Mais do que reunir e divulgar as pesquisas dos egressos, o banco de dissertações permite ainda uma visão histórica do programa, que já passou por mudanças e inaugurou o curso de doutorado em 2019.

Perguntada sobre a importância dos trabalhos estarem disponíveis no site do PPGCOM, Iluska destaca um papel social do espaço destinado às dissertações: “o banco de dissertações é também um espaço de prestação de contas do próprio investimento da sociedade em manter, com recursos públicos, um programa de pós-graduação. As dissertações são parte do resultado desse investimento, demonstram e, quando acessíveis, colocam à disposição da sociedade, o conhecimento produzido a cada investigação, ciência de qualidade”, diz.

Conhecer os trabalhos já realizados nas atuais linhas de pesquisa do PPGCOM – “Competência Midiática, Estética e Temporalidade” e “Mídias e Processos Sociais” – pode auxiliar, inclusive, na elaboração dos projetos de pesquisa dos candidatos durante os futuros processos de seleção, visto que um dos critérios de avaliação consiste na pertinência da proposta perante a linha de pesquisa escolhida. De maneira mais ampla, trata-se da contribuição do PPGCOM com a construção do pensamento e da produção de conhecimento no campo da comunicação.