UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Linha de Pesquisa Arte, Moda: História e Cultura

Você está em: Publicações > Egressos > Linha de Pesquisa Arte, Moda: História e Cultura

Tálisson Melo de Souza

> Arte como medida: Aspectos da autoria na mediação de exposições de arte  a 18ª E 19ª Bienais de São Paulo (congresso,2015)

> A Bienal de São Paulo nos anos 1980 e o debate sobre “Arte Global” no Brasil (anais, 2015)

> A 19ª Bienal de São Paulo (1987) e as condições para uma curadoria autoral no campo da arte brasileiro (anais, 2015)

> Do ‘Cavaleiro do Apocalipese’  ao Las Yeguas del Apocalipsis: Ensaios estético políticos  em videoarte no Brasil e no Chile dos 80S’ (anais, 2015)

> Curadoria, espetáculo e políticas culturais no Brasil em meados dos 1980s (anais, 2015)

> A ‘Grande Tela’ e o retorna à pintura na América Latina (1980s): crítica de arte e a disputa pelo controle ideológico de uma nova vanguarda. Saracura. Rio de Janeiro. 16h (anais, 2015)

> ​Videoarte entre ‘Diretas já’ e ‘NO+': espaço público e televisão – Brasil/Chile 1980s’ (congresso, 2015)

> Da ‘Grande Obra’ ao ‘Grande Curador': disputas por autoridade no campo artístico brasileiro – a repercussão crítica da curadoria nas Bienais de São Paulo (1985-1987) (congresso, 2015)

> Álvaro Donoso, impresiones entre Chile y Brasil de los años 1960: del ‘Ateliê livre de gravura’ del MAM-RJ a la III Bienal Americana de Grabado (congresso, 2015)

> Isabel Pons, ‘Pássaro Oscuro’ (colección de grabado) UCD Museo de Arte Contemporáneo (congresso, 2015)

> Arthur Luiz Piza, ‘Sem título’ (colección de grabado) UCD Museo de Arte Contemporáneo (congresso, 2015)

> Art vidéo, corps, espace public et télévision : les tranchées et les Institutions au Brésil et au Chili des années 1980 (anais, 2016) 

> Pragmática do Cotidiano e Política da Experiência: Carla Lonzi e a arte como espaço relacional (Tradução/Artigo, 2016)

> “Arte Plumária do Brasil”: trajetórias emaranhadas entre artificação e encantamento (artigo, 2016)

> The 18th Sao Paulo Biennial and the “return to painting” in South America (1980s): art criticism and the dispute for ideological control of a new avant-garde (congresso, 2016)

> Encantamento e artificação: “Arte Plumária do Brasil” entre trajetórias e instituições (congresso, 2016)

> Arte e cidade comprimidas: a exposição como símbolo da modernidade em Georg Simme (artigo, 2017)

> Álvaro Donoso – Pássaro de Fogo (cap. livro, 2017)

> Identidade e vanguarda nas Bienais de São Paulo dos anos 1980: categorias problemáticas entre negociações e disputas (anais, 2017)

> Itinerância dos Artistas: a construção do campo das artes visuais em Brasília: 1958-2008 (artigo, 2018)

> Mesmo sol outro (livro, 2018)

> TRADUÇÃO DE PASCOE, C.J. ‘NOTES TRADUÇÃO DE PASCOE, C.J. ‘NOTES ON A SOCIOLOGY OF BULLYING: YOUNG MEN’S HOMOPHOBIA AS GENDER SOCIALIZATION’.ON A SOCIOLOGY OF BULLYING: YOUNG MEN’S HOMOPHOBIA AS GENDER SOCIALIZATION (tradução/artigo, 2018)

 

Milena Guerson Lamoia

> Singularidades da crítica na abordagem da obra de Vieira da Silva e Arpad Szenes. III Colóquio de Teoria, Crítica e História da Arte – A crítica como História da Arte, 2016. Universidade de Brasília.​ (congresso, 2016) 

> A Comédia Humana e o paralelo das artes – interações entre pintura e música na obra balzaquiana (cap. livro, 2017)

  

Fernanda Bonizol

> Piriguetes: uma relação entre moda e sexualidade na sociedade contemporânea (anais, 2016)

>  Qual o seu tipo? Binarismos e marginalizações na moda feminina (anais, 2017)

> O batidão da glamurosa: Identidade e moda popular do funk carioca (anais, 2017)

> Moda e Feminilidade: a difícil missão de vestir-se mulher (anais, 2018)

 

 Luciane Ferreira Costa

> Interessa-nos a forma do limão, e não o limão (anais, 2016)

 

Cleber Soares

> Assis Horta: Pioneiro fotógrafo do IPHAN (anais, 2017)

> Assis Horta e Erich Hess: pioneiros fotógrafos do IPHAN (anais, 2017)

 > Dicionário Histórico-Bibliográfico da Fotografia e dos Fotógrafos no Brasil (verbete, 2018)

> Álbuns Possíveis: Fotografias de Famílias Negras nos Arquivos de Chichico Alkmim e Assis Horta (1920/1940) (anais, 2018)

>Fotografias de Famílias Negras nos Arquivos de Chichico Alkmim e Assis Horta: Identidades construídas a partir de retratos (anais, 2018)

 

Thamara Venancio

> Memória de Ferro': trajetória artística e produção estética de Eder Santos (artigo, 2017)

> O Brasil dos anos 1970: questões políticas e sociais em obras de videoarte (anais, 2017)

> A Videoarte no Brasil: uma perspectiva histórica (artigo, 2018)

> De coadjuvante a protagonista: a videoarte no festival VIDEOBRASIL (anais, 2018)

> “O CORPO CONTRA A MÁQUINA”: A CRÍTICA DE FREDERICO MORAIS AO USO DE NOVAS TECNOLOGIAS PARA A CRIAÇÃO DE “OBRAS” (anais, 2018)

> RUMOS DA DEMOCRACIA NO BRASIL: UM OLHAR A PARTIR DO 20º FESTIVAL DE ARTE CONTEMPORÂNEA SESC_VIDEOBRASIL (anais, 2018)

 

Thamis Malena Marciano Caria

> A representação de Cleópatra VII na obra de Guido Reni (artigo, 2018)

 

Andrés Leonardo Caballero Piza

> THE LAND OF THE MOST BEAUTIFUL NATURAL RESOURCES? MISS UNIVERSO: REPRESENTACIONES DE EL DORADO Y EL TRAJE TÍPICO COLOMBIANO (artigo, 2018)