UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Apresentação

Você está em: Programa > Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens, recomendado pela área de Artes/Música da Capes , iniciou suas atividades em março de 2013 com o curso de Mestrado.

Em 1º de abril de 2019 teve início o funcionamento do curso de doutorado.

 

Objetivos

Construir uma sólida interface entre prática e teoria, que garanta uma formação intelectual, cultural e artística ampla e aprofundada aos pesquisadores qualificados para a produção e o ensino que virão a ser formados pelo programa. Tem entre os objetivos principais produzir e fomentar a pesquisa em artes, cultura e processos artísticos, numa interface interdisciplinar, afim de contemplar os hibridismos e os cruzamentos poéticos que caracterizam o cenário artístico contemporâneo, que vem impelindo artistas, pesquisadores, professores, críticos e teóricos (historiadores, sociólogos, antropólogos, filósofos, semioticistas) a reavaliar constantemente suas abordagens e ferramentas metodológicas.

 

Estrutura

Estrutura-se a partir de uma área de concentração, denominada Teorias e Processos Poéticos Interdisciplinares, que agrega três linhas de pesquisa: Arte, Moda: História e Cultura; Cinema e Audiovisual; e Estudos Interartes e Música.

 

O egresso do Curso de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens estará habilitado para trabalhar e produzir conhecimento interdisciplinar como docente, pesquisador e artista através da capacidade de intervir positivamente na sociedade por sua compreensão crítica dos processos e das manifestações artísticas e culturais e de suas repercussões no meio social. Estes profissionais estarão aptos a contribuir para o desenvolvimento interdisciplinar de saberes científicos no âmbito das artes e da cultura, articulando questões teóricas, metodológicas além de transferir concepções e práticas inovadoras a espaços de atuação específicos.