UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

1º semestre 2017

Você está em: Área Alunos > Grade de Horários > 1º semestre 2017

                                              GRADE MESTRADO – 1º SEMESTRE 2017

 

                

Terça-feira

 

Quarta-feira

 

Quinta-feira

Estudos Avançados da Imagem e Som (2039001)  – Karla Holanda

TARDE

 

 

Teorias da Arte (2039020) – Maria Lucia Bueno e Renata Zago

 

TARDE

 

Arte e Tecnologia (2039021) – Ricardo De Cristofaro e Luiz Castelões

 

MANHÃ

 

Tópicos em Artes, Cultura e Linguagens I  – Maria Claudia Bonadio

MANHÃ

 

 

Tópicos em Artes, Cultura e Linguagens II  – Rosane Preciosa

 

 

TARDE

 

Obs.:

Estudos Avançados da Imagem e Som – disciplina obrigatória da linha Cinema e Audiovisual.

Teorias da Arte – disciplina obrigatória da linha Arte, Moda: História e Cultura.

Arte e Tecnologia – disciplina obrigatória da linha Estudos Interartes e Música.

 

Ementa disciplina Tópicos em Artes, Cultura e Linguagens I

Cultura visual: história, questões e perspectivas

Vivemos num mundo repleto de imagens, entretanto, poucas vezes paramos para pensar como as tantas imagens que povoam o nosso dia a dia colaboram para a construção de uma determinada realidade, repleta de hierarquias e estereótipos tanto em termos de identidade, gênero, valor artístico, etc. Mas, será que na sociedade contemporânea, ainda é possível falar em uma hierarquia em termos de imagens? E ainda as imagens falam? Ou nós é que construímos as “falas” das imagens? Como as tecnologias foram ao longo do tempo  permitindo a constituição de novas visualidades? Além de estabelecer algumas provocações acerca do que, desde os an os 1980 vem se convencionando chamar de cultura visual, a presente disciplina tem por objetivo: a)  aproximar o discente da produção científica interdisciplinar sobre cultura visual a partir de textos de autores como J.T. W. Mitchell, John Berger, Nicholas Mirzoeff, Susan Sontag, Roland Barthes, entre outros.  b) Permitir que, a partir da bibliografia e discussões em sala, o discente possa constituir um aparato crítico acerca da cultura visual.