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Infraestrutura

Na Faculdade de Economia, que possui quatro andares, o corpo acadêmico e técnico conta com elevadores, salas específicas para ensino e administração da graduação (primeiro e segundo andares) e espaço exclusivo de uso da Pós-Graduação (terceiro e quarto andares). Neste espaço de uso exclusivo da Pós-Graduação se encontram a sala de estudos dos alunos de mestrado e doutorado, o laboratório de informática, os gabinetes individuais por professores, três salas de aula, salas de coordenação e secretaria, e dependências de apoio. Além destes espaços, que são amplos e modernos, há aqueles de uso comum, como um anfiteatro para cerca de 200 lugares, biblioteca com capacidade de receber 3000 exemplares e um fluxo considerável de estudantes. Vale lembrar que todo o prédio está devidamente equipado em termos de móveis, equipamentos, softwares e sistema de segurança.

É importante lembrar que o PPGE/UFJF usufrui de diversas externalidades positivas geradas pelo fato de estar dentro de uma Universidade Federal, em que no mesmo espaço geográfico, o Campus, estão diversos Programas de Pós-Graduação em diferentes campos do conhecimento, o que possibilidade a realização de trabalhos multidisciplinares, bem como a troca de experiências com outras áreas do conhecimento.

 

Laboratórios

Os laboratórios estão instalados na Faculdade de Economia, que possui quatro andares, com elevadores, salas específicas para ensino e administração da graduação (primeiro e segundo andares) e espaço exclusivo de uso da Pós-graduação (terceiro e quarto andares). Neste espaço de uso exclusivo da Pós-graduação se encontram a sala de estudos dos alunos de mestrado e doutorado, o laboratório de informática, os gabinetes individuais por professores, três salas de aula, salas de coordenação e secretaria, e dependências de apoio. Além destes espaços, que são amplos e modernos, há aqueles de uso comum, como um anfiteatro para cerca de 200 lugares, biblioteca com capacidade de receber 3000 exemplares e um fluxo considerável de estudantes. Vale lembrar que todo o prédio está devidamente equipado em termos de móveis, equipamentos, softwares e sistema de segurança.

Os laboratórios da Pós-graduação são de uso exclusivo dos discentes (com cerca de 30 lugares). No caso de haver alguma atividade extraordinária que necessite de maior espaço, há ainda os laboratórios de uso conjugado com a graduação (um de 60 lugares e outro de 40 lugares). Além disso, a sala de estudos dos alunos do PPGE/UFJF (com 40 lugares) é toda equipada com modernos recursos de informática (computadores, servidores, softwares, internet, base de dados, periódicos on line, roteadores, entre outros recursos e facilidades), e funciona também como um laboratório de informática.

Os discentes e docentes da pós-graduação contam também com o apoio do Laboratório de Estudos Econômicos – ECONS (www.ufjf.edu.br/econs). Seu principal objetivo é gerenciar e sistematizar bancos de dados socioeconômicos de modo a ampliar e aprimorar as publicações acadêmicas – dissertações, teses e artigos científicos – dos pesquisadores da Faculdade de Economia, em especial do Programa de Pós-graduação em Economia (PPG Economia).

 

Bibliotecas

O Centro de Difusão do Conhecimento – CDC – é o órgão que gerencia e administra o Sistema de Bibliotecas da UFJF, composto por 18 Bibliotecas, uma Biblioteca Universitária e 17 Bibliotecas setoriais localizadas nas diversas unidades acadêmicas da UFJF e também no Museu Murilo Mendes e no Campus Avançado de Governador Valadares. O CDC/UFJF conta atualmente com 88 funcionários, sendo 51 do quadro efetivo da UFJF (24 bibliotecários) e 37 terceirizados. O CDC também possui um módulo do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA-Biblioteca) responsável pela automação dos serviços. O processamento do acervo, consulta, empréstimo, reserva e renovação de obras são realizados através deste sistema que funciona em uma interface web.

O acervo total é composto por 176.984 títulos e 405.275 exemplares de livros, teses, dissertações, publicações governamentais e material multimídia; 1.626 títulos de periódicos impressos, sendo 288 correntes; 9.254 títulos de E-books, sendo 654 do IEEE, 400 títulos da Coleção Atheneu e 3.200 títulos da Biblioteca Virtual 3.0 Pearson (cobertura de todas as áreas do conhecimento, com destaque para Humanas e Exatas), mais de 5.000 da Biblioteca Virtual Minha Biblioteca. A atualização do acervo do CDC/UFJF tem contado com recursos da própria UFJF e captados por meio de editais junto à FAPEMIG. Assim, desde 2010 foram investidos R$6.330.378,12 na aquisição de material bibliográfico, 52.213 exemplares. Atualmente encontram-se em processo de compra cerca de mil novos títulos, totalizando cerca de R$270 mil.

Além desse material disponível para a comunidade acadêmica da pós-graduação, o Portal de Periódicos CAPES é amplamente utilizado dentro da Instituição e remotamente com acesso disponibilizado aos membros da comunidade acadêmica via Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) e também através do acesso proxy. Destaca-se a aquisição / assinatura e disponibilização de várias outras fontes de informação online, também com acesso externo pelos membros da comunidade acadêmica via Proxy: Assinatura online da coleção completa das normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas); Assinatura da base de dados JSTOR; Assinatura da base de dados Heinonline; Assinatura da base de dados Vlex.

Entre os principais serviços oferecidos pelas Bibliotecas da UFJF estão: disponibilização de scanners planetários de auto serviço em todas as bibliotecas; disponibilização de programa de geração automática de fichas catalográficas de teses e dissertações; Infocentro com 60 computadores e ambiente climatizado: consulta em bases de dados e bibliotecas virtuais, digitação de trabalhos, agendamento de cursos e aulas, atendimento da comunidade externa à UFJF; atividades de capacitação de usuários: pesquisa e normalização bibliográfica; comutação bibliográfica; orientação para normalização bibliográfica de trabalhos acadêmicos e revistas científicas; processamento técnico e disponibilização do acervo adquirido na UFJF; consulta, empréstimo domiciliar e reserva de obras para usuários da UFJF; consulta local de livros e periódicos para a comunidade externa da UFJF; reserva e renovação de obras on-line; serviço de reprodução (de acordo com a Lei de Direitos Autorais); espaço para estudo individual e cabines de estudo em grupo; catalogação na fonte: confecção de fichas catalográficas para TCCs, Dissertações e Teses; disponibilização de rede WiFi; Empréstimo de netbooks e tablets para usuários com objetivo de ampliar a utilização das fontes de informação online e também a permanência nas Bibliotecas.

Também merece destaque o Repositório Institucional da UFJF (http://://repositorio.ufjf.br), vinculado ao CDC e o Portal de Periódicos da UFJF. Recentemente implantado o Repositório Institucional tem o objetivo de reunir, padronizar, gerenciar, preservar, divulgar e garantir o acesso livre, confiável e permanente aos documentos acadêmicos, científicos e artísticos gerados na Universidade, maximizando o uso desses recursos e ampliando a visibilidade da informação científica da UFJF. Estão em fase de registros as Teses e Dissertações, da UFJF, produzidas nos anos de 2013, 2012, 2011, 2010, 2009 e 2008. O ano de 2015 já está todo disponível para acesso e parte de 2014. Já o Portal de Periódicos da UFJF reúne atualmente todos os periódicos publicados pela Instituição, e que utilizam o software OJS/SEER em um único Portal, ampliando a visibilidade e consequentemente o impacto da produção institucional.

Destaca-se também a existência de um módulo do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA-Biblioteca), responsável pela automação dos serviços de consulta, reserva e empréstimo. Todos os alunos e docentes da UFJF têm acesso integral ao conteúdo do Portal Periódico CAPES, inclusive por acesso por Proxy a partir de qualquer computador fora do campus.

A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações contém todas as teses e dissertações da Pós-graduação, defendidas na UFJF, disponíveis no site www.bdtd.ufjf.br. O CDC possui infocentro com 30 computadores, realiza treinamento de usuários em pesquisa e normalização bibliográfica, bem como serviços de comutação bibliográfica e de confecção de fichas catalográficas para monografias, dissertações e teses. Por sua vez, os alunos do Programa de Pós Graduação em Economia têm acesso às diversas bibliotecas da Universidade Federal de Juiz de Fora na área de Ciências Sociais Aplicadas, sendo que a Faculdade de Economia conta hoje com uma biblioteca a qual possui modernas instalações e tem capacidade de manutenção de um acervo de cerca de 9000 livros.

Aliado à obtenção de uma infraestrutura adequada de Biblioteca, o Programa de Pós Graduação em Economia da UFJF vem, de forma sistemática, se dedicando a aumentar paulatinamente o acervo da área, de diversas formas. A cada ano são comprados para a Pós-graduação cerca de R$ 13.000,00 em livros e há também a aquisição de livros por parte dos professores através de projetos individuais financiados pelo CNPq, Fapemig, UFJF e Taxa de Bancada.

 

Recursos de Informática

Com a mudança para o novo prédio da Faculdade de Economia em 2012, os recursos de informática disponíveis para o Programa de Pós Graduação em Economia passaram a ser significativamente superiores ao que se tinha até então. Nas novas instalações, as condições para a obtenção e o uso de grande volume de dados simultaneamente pelos pesquisadores, alunos e técnicos passaram a ser factíveis. Dito de forma mais específica, todos os professores e alunos, em seus gabinetes e sala de estudos, respectivamente, possuem computadores ligados em rede, com acesso à internet, impressoras, e softwares relativos as suas áreas de pesquisa (FPW; E-views; Stata; SPSS; GEMPACK; ArcGis, R, dentre outros). Além disso, o corpo docente e discente do PPGE/UFJF conta com modernos servidores, que ampliam a capacidade de processamento de dados e modelagem necessária à elaboração de artigos científicos, relatórios de pesquisa, teses e dissertações do Programa.