Fechar menu lateral

INICIAL

O Programa de Pós-Graduação em Economia da UFJF (PPGE), aprovado pela CAPES com nota 5, atua na área de Desenvolvimento Econômico e Social nas seguintes linhas de pesquisa da Economia: Economia Regional e Macroeconomia, Economia Social e do Trabalho, Organização e Mercados.

O PPGE conta com professores que possuem grande experiência de pesquisa no exterior e tem buscado aprimoramento constante no contexto estrutural e pedagógico, visando o alcance do seu objetivo de formar recursos humanos qualificados contribuindo assim para o desenvolvimento da excelência acadêmica em pesquisa e atividades docentes.

O ingresso nos cursos de Mestrado em Economia Aplicada e Doutorado em Economia do PPGE ocorre anualmente. Tem como público alvo para o Mestrado, graduados em curso superior credenciado e reconhecido pelo Ministério da Educação. Já o Doutorado é direcionado a portadores de título de Mestre em curso reconhecido pela CAPES. Os alunos do Programa de Pós-Graduação em Economia da UFJF podem obter financiamento (bolsas) das agências de fomento CAPES, FAPEMIG e da UFJF.

O curso de Mestrado em Economia Aplicada tem duração de 2 anos, com regime letivo trimestral. Em geral, no primeiro ano, o participante deve concluir os créditos das disciplinas e, no segundo, deve desenvolver a sua dissertação de mestrado.

Por sua vez, o curso de Doutorado em Economia tem a duração de 4 anos, com regime letivo trimestral. Em geral, no primeiro e segundo ano, o participante deve concluir os créditos das disciplinas, e, ao final do 7º.  trimestre, o discente deve ser aprovado no exame de qualificação da tese de doutorado.