Coral de Juiz de Fora faz apresentação gratuita em Governador Valadares

Data: 13 de julho de 2016

GVcoralpromusica_festival

Constituído há 40 anos, o Coral Pró-Música fará pela primeira vez uma apresentação em Governador Valadares. O espetáculo musical será realizado no dia 23 de julho e faz parte da programação do 27º Festival de Música Colonial Brasileira e Música antiga que movimenta anualmente a cidade de Juiz de Fora e que, neste ano, se estende até Governador Valadares através do campus avançado da Universidade Federal de Juiz de Fora. Clique aqui e confira a programação completa do Festival.

Em Valadares, grandes obras eruditas serão apresentadas nas vozes de mais de 30 coralistas em perfeita sintonia. O evento será realizado às 19h30, na sede da 1ª Igreja Batista de Governador Valadares, localizada na Rua Afonso Pena, 2826, Centro. “A vinda do Coral Pró-Música é a primeira de muitas apresentações institucionais que pretendemos realizar em Governador Valadares. A parceria entre os setores de Juiz de Fora que estão promovendo o Festival e o setor de Comunicação, Cultura e Eventos, da UFJF-GV demonstra o compromisso da instituição em permitir que a comunidade valadarense aprecie apresentações culturais de vasta qualidade. Nosso foco é fomentar e contribuir para a formação de públicos que admirem diversos estilos musicais”, destacou Flávia Carvalho, produtora cultural da UFJF-GV.

Desde sua criação, o Coral Pró-Música  já fez centenas de apresentações em diversas salas de concerto todo o país. É de se destacar sua participação nas solenidades de comemoração do Bicentenário da Morte de Tiradentes; nos 500 anos do Descobrimento do Brasil, em Porto Seguro; a apresentação do Te Deum, de Villani Cortes, por ocasião do Sesquicentenário de Juiz de Fora; na solenidade de restauração da Igreja Matriz de Santo Antônio, em Tiradentes; e a Paixão Segundo São Mateus, de Bach, executada na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro.

OFICINA

GovernadorValadares_festival

Além da apresentação, o Coral Pró-Música fará uma oficina ministrada pelo regente Victor Cassemiro. A atividade abordará a figura do regente; o pré-ensaio, o ensaio e o pós-ensaio; técnicas de relaxamento corporal; técnicas de respiração; técnica vocal; técnica coral, como timbragem e respiração alternada. O regente contará ainda um pouco da história da música mineira e sua aplicação prática.

Ao lado de outros músicos, Victor Cassemiro é ganhador de diversos festivais executando e arranjando canções de sua autoria e de compositores amigos. Participou das classes de regência dos maestros Ciro Tabet, Willsterman Sottani e Mário Assef e das classes de Piano do professor Marcus Medeiros e do Maestro André Pires. Bacharelando em Música pela UFJF, Victor é maestro das orquestras sinfônica e camerata Pró-Música, e dos corais Tons de Bracher, São Mateus, Pró-Música e Cesama, no qual já se apresentou em diversas partes do Brasil e do mundo.

A oficina é gratuita e as vagas são limitadas. Para fazer a inscrição basta preencher esta ficha e enviar para o e-mail flavia.carvalho@ufjf.edu.brApenas os 25 primeiros inscritos poderão participar.

Mais informações abaixo:

PÚBLICO ALVO DA OFICINA: regentes, coralistas e todos que se interessam pela música coral.
DURAÇÃO: 2h
DATA: 23/07
HORÁRIO: 15h às 17h
VAGAS: 25