Sobre Certificado de Conclusão de Curso

• Informações Iniciais:
    • A Secretaria do PMBqBM pode apenas emitir uma declaração informando a data de defesa que, em diversos casos, não será aceito como comprovante de titulação. É responsabilidade exclusiva da CDARA emitir declaração de titulação após a homologação da dissertação pela PROPP, condicionada à regularidade dos documentos e da situação acadêmica do aluno.
    • Quem emite o Certificado de Conclusão de Mestrado/Doutorado é a CDARA (Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos) da UFJF.
    • Após a finalização do Processo de Homologação da Dissertação/Tese, ou seja, após a análise e a verificação dos documentos enviados à PROPP (Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa), caso não haja pendências, o(a) discente poderá solicitar por e-mail à CDARA o Certificado de Conclusão de Mestrado/Doutorado, conforme orientações abaixo.

• Passos para a solicitação do Certificado de Conclusão de Mestrado/Doutorado:
    • Acessar a página da CDARA referente a pagamento de taxas: Acesse aqui!
    • Nessa página, no link Orientações sobre pagamento de taxas, você consulta o valor atualizado da taxa (R$ 35,00) – Descrição: Atestados, Certidões, Declarações para alunos da Graduação e Pós-Graduação – Nº Referência: 001 -, a ser paga pela Declaração de conclusão de curso e os procedimentos para o preenchimento e a impressão da Guia de Recolhimento da União (GRU).
    • Caso o(a) aluno(a) deseje que o Certificado seja entregue na sua residência, o(a) mesmo(a) deverá gerar outra GRU (R$ 15,00), referente à Postagem Nacional Registrada (Nº Referência: 015) e​ pagá-la.
    • Após o pagamento da(s) GRU(s), enviar e-mail à CDARA (cdara@ufjf.edu.br) solicitando a emissão do Certificado de Conclusão de Mestrado/Doutorado, anexando ao mesmo tanto a(s) GRU(s) quanto o(s) comprovante(s) de pagamento da(s) mesma(s). No texto do e-mail solicitar o envio do certificado em versão digital e, também, em versão física para: Secretaria Unificada de Pós-Graduação / ICV – Campus GV – UNIPAC, Sala 106, aos cuidados de Joicy ou Oyama.
    • Assim que esse documento chegar na Secretaria, comunicaremos ao(à) interessado(a).

• Para maiores informações, favor entrar em contato na CDARA:
    • E-mail: cdara@ufjf.edu.br