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Procedimentos Sobre Defesa

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Após a dissertação/tese estar pronta para ser defendida, o(a) discente deverá tomar as seguintes providências:

 

  1. Conferir a Normalização Bibliográfica neste link.
  2. Preencher os seguintes formulários necessários ao processo.
    1. Proposta de Banca de Mestrado
    2. Proposta de Banca de Doutorado
    3. Formulário para Indicação de Nomes para Aprovação pelo Colegiado Geral
    4. Carta-convite para Membro de Banca
    5. Termo de Aceite – Participação em Banca
    6. Folha de aprovação ABNT Modelo UFJF
    7. Formulário de Participação: Dados dos Convidados Externos – favor enviar esse link aos membros da banca que precisarem de SCDP: Requisição de Veículo Oficial | Passagens Aéreas | Diárias.
    8. Modelo Declaração de Concordância Banca Remota – caso a defesa for realizada por webconferência.
  3. Definir com o(a) orientador(a) a composição da Banca Examinadora.
    • A Banca de mestrado deve ser composta por pelo menos dois membros portadores do grau de doutor, sendo que um dos titulares deve ser de outra instituição e não deve ser coorientador(a) do(a) discente, e pelos respectivos suplentes.
    • A Banca de doutorado deve ser composta por pelo menos quatro membros portadores do grau de doutor, sendo que dois dos titulares devem ser de outra instituição, e pelos respectivos suplentes.
    • O(a) orientador(a) deve estabelecer contato preliminar com os professores que farão parte da banca, para aceite dos mesmos e definição da data de defesa.
      • Atenção: os membros externos deverão estar cientes de que a composição da banca deverá ser aprovada pelo Colegiado Administrativo Local e pelo Colegiado Geral do PMBqBM.
      • Uma vez definida preliminarmente a banca, preencher e assinar uma via do formulário Proposta de Banca Examinadora para Defesa de Dissertação/Tese, cuja composição deverá ser aprovada primeiramente pelo Colegiado Administrativo Local do PMBqBM, sob solicitação do(a) orientador(a) e, em seguida pelo Colegiado Geral do PMBqBM.
      • Obs. Essa proposta será analisada pelo Colegiado, que verificará se a mesma atende às exigências do Regimento Interno do Programa de Pós-Graduação e do Regimento Geral da Pós-Graduação Stricto Sensu (Resolução 04/2013-CSPP). O não atendimento dessas exigências inviabilizará a realização da banca. Após isso, o Colegiado, representado pelo Coordenador(a) do Programa de Pós-Graduação, deliberará parecer favorável e aprovará a Proposta de Banca apresentada.
    • Após a devida homologação da Proposta de Banca Examinadora pelo Colegiado Local, a Secretaria da Pós enviará um e-mail ao Multicêntrico, contendo a lista de todos os membros da banca, com os respectivos links do currículo lattes e anexos os seguintes documentos: a Proposta de Banca, o Ofício do(a) Coordenador(a) solicitando a homologação pelo Colegiado Geral do PMBqBM e o Formulário para indicação de nomes para aprovação pelo Colegiado Geral (Acesse aqui).
    • O(s) professor(es) externo(s) que aceitar(em) o convite para membro titular deve(m) fornecer todos os dados do formulário Dados de Membro Externo (acesse aqui) para facilitar os cadastros posteriores.
      • Atenção: os membros que já tenham participação de banca no PMBqBM podem ter informações modificadas, tornando-se importante a sua conferência por parte do(a) orientador(a) junto ao membro externo.
      • A solicitação de dados deverá ser feita exclusivamente pelo(a) orientador(a), pois pode ocorrer de membro externo recusar em fornecer informações para os secretários, em virtude do não conhecimento dos mesmos.
  4. Bolsistas de todos os financiadores devem defender sua dissertação em 24 meses ou defender sua tese em 48 meses após sua entrada. Bolsistas FAPEMIG devem defender até o dia 28/02 do ano, após 24 meses, para mestrandos, ou, após 48 meses, para doutorandos, da sua entrada sob pena de ressarcimentos de todos os montantes recebidos.
  5. Entregar os formulários completamente preenchidos na Secretaria Unificada de Pós-Graduação.
    • O Regimento Interno do PMBqBM exige que o formulário Proposta de Banca Examinadora para Defesa de Dissertação/Tese seja encaminhada 60 dias antes da defesa.
    • A Coordenação e a Secretaria não são responsáveis por dados incorretos ou faltantes.
  6. Enviar uma cópia física ou digital da Dissertação/Tese, no formato obrigatório da UFJF, para os membros da Banca.
    • É obrigação do(a) orientador(a) garantir que o formato obrigatório da UFJF foi cumprido pelo(a) discente.
  7. Antes da defesa, o(a) orientador(a), juntamente com o(a) discente, deve verificar todas as informações contidas nos documentos abaixo listados. Caso haja algum erro, esses devem solicitar a correção o mais rápido possível.
    • Termo de Aprovação da Dissertação/Tese (3 vias) – Acesse aqui o modelo;
    • Ata de Defesa de Dissertação de Mestrado/Tese de Doutorado (3 vias);
    • Folha de Modificações (acesse modelo aqui);
    • Cartas de Agradecimento aos Membros de Banca assinadas pela Coordenação Local;
    • Relatório de Viagem;
    • Lista de Presença.
  8. Após a defesa, o(a) orientador(a) deverá entregar na Secretaria Unificada de Pós-Graduação:
    • A Ata de Defesa de Dissertação de Mestrado/Tese de Doutorado assinada;
    • A Folha de Modificações preenchida;
    • As 3 (três) cópias do Termo de Aprovação da Dissertação/Tese assinadas;
    • A Lista de Presença;
    • O(s) formulário(s) Relatório de Viagem preenchido(s) e assinado(s) pelo(s) membro(s) externo(s).
      • Obs. Todos os documentos devem ser assinados pelos membros da banca após a defesa. O Presidente da Banca poderá assinar por todos os membros da banca que participarem por webconferência.

 

Procedimentos do(a) discente após a defesa com sucesso:

 

  1. Após finalizar as correções sugeridas ou determinadas pela Banca, com supervisão e anuência do(a) orientador(a), o(a) discente deverá gerar a Ficha Catalográfica para a dissertação/tese junto à biblioteca da UFJF.
    • A contagem de páginas da dissertação/tese deve acomodar o Termo de Aprovação da Dissertação/Tese e a Ficha Catalográfica, seguindo o formato obrigatório da UFJF para teses e dissertações.
    • • A Ficha Catalográfica deverá ser feita pelo(a) próprio(a) aluno(a), de acordo com instruções contidas neste link.
  2. Regimento do PMBqBM: até 60 (sessenta) dias após a defesa, impreterivelmente, o(a) aluno(a) deverá encaminhar à Secretaria Unificada de Pós-Graduação:
    • Uma versão da Ata de Defesa, no modelo oficial e padronizado pela PROPP, devidamente preenchida e assinada por todos os membros da banca;
    • A versão definitiva da dissertação/tese em 2 (dois) volumes impressos e encadernados em capa dura. Cada um dos volumes deverá ter capa azul marinho com letras douradas.
      • Atenção: Verifique cuidadosamente se o encadernador é capaz de fornecer exatamente o modelo utilizado pela UFJF. A não conformidade poderá gerar custos adicionais.
    • CD-ROM com a versão final da dissertação/tese em PDF.
    • Uma via do Termo de Autorização para Publicação de Teses e Dissertações Eletrônicas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (Termo BDTD) assinado – acesse aqui esse documento.
    • Ofício da Coordenação Local do PMBqBM solicitando a homologação da dissertação/tese.
  3. O processo de homologação de defesa da dissertação/tese deverá ser criado e encaminhado à PROPP no máximo 90 (noventa) dias corridos após a realização da defesa.
  4. O prazo para a diplomação pela Coordenadoria de Controle e Registros Acadêmicos (CDARA) é de 90 dias, após o recebimento do processo homologado.

 

Resoluções e Normas a Serem Consultadas: