UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Oficina III – PLE

Você está em: Língua portuguesa > Formação de professores de Português como língua estrangeira/adicional > Oficina III - PLE

LEC 317 A  Oficina 3 – Estudos Linguísticos – Português para Estrangeiros

45 horas-aula – 3 créditos

Horário em 2020/1:

Sexta-feira, às 18:00

EMENTA:

Aspectos da elaboração de material didático de Português para estrangeiros. Aspectos da avaliação no ensino de Português para estrangeiros.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  1. Material didático de português para estrangeiros.

1.1. Análise do material existente.

1.2. Aspectos da preparação de material didático.

  1. Avaliação

2.1. Avaliação interna e externa.

2.2. Testes de nivelamento.

2.3. Avaliação das diferentes habilidades.

2.2. O CELPE-BRAS.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

SCARAMUCCI, Matilde V. R. Efeito retroativo da avaliação no ensino/aprendizagem de línguas: o estado da arte.  Trabalhos em linguística aplicada. vol.43 no.2 Campinas Julho/Dez. 2004.

PEREIRA, Ariovaldo Lopes e GOTTHEIM, Liliana. (orgs.) Materiais didáticos para o ensino de língua estrangeira : processos de criação e contextos de uso. Campinas, Mercado de Letras, 2013.

SCHOFFEN, J. R. et al. Português como língua adicional: reflexões para a prática docente. Porto Alegre, Bem Brasil, 2012.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

JÚDICE, N. (Org.) Português para estrangeiros. Perspectivas de quem ensina. Niterói: intertexto, 2002.

JÚDICE, N. (Org.)O ensino de português para estrangeiros. Niterói: Eduff, 1996.

ALMEIDA FILHO, J. C. P. (Org.) O professor de língua estrangeira em formação. Campinas: Pontes, 1999.

Português para Estrangeiros na UFJF